SóProvas


ID
309748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos conceitos de rede de dados, julgue os itens de 14 a
16.

O padrão IEEE 802.11 especifica o CSMA/CA para controlar a transmissão no canal de dados em uma faixa de 2,4 GHz, de uso público. Nessa faixa de frequência, pode-se usar os métodos FHSS (frequency hopping spread spectrum) e DSSS (direct sequence spread spectrum), com mudança de canal aleatória e sequencial, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • O gênio que elaborou essa questão se baseou no padrão IEEE 802.11 de 1997 que é chamado de 802.11 (legacy mode). Nesse padrão são especificadas taxas de transmissão de 1 e 2 Mbps, faixa de frequência de 2.4 Ghz e modulação DSSS/FHSS.
    A revisão atual do padrão é a IEEE STD 802.11-2007, nesse padrão a assertiva está incorreta.
    OBS: Quase todas as questões de rede dessa prova foram mal elaboradas!
  • Complementando o comentário do nosso amigo Thiago, segue os conceitos de DSSS e DHSS

    DSSS

    DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) é a sequência direta de espalhamento do espectro.

    A técnica da modulação do espectro de propagação é usada extensamente em aplicações militares. Fornece uma densidade espectral da potência muito baixa espalhando a potência do sinal sobre uma faixa de freqüência muito larga. Este tipo de modulação requer, conseqüentemente, uma largura de faixa muito grande para transmitir diversos Mbits/s.

    Como a largura de faixa disponível é limitada, esta técnica é ideal para transmitir taxas de dados mais baixas nos cabos de energia eletrica

    Esta técnica é igualmente utilizada nas redes locais sem fios WiFi 802.11b, 802.11a e 802.11g e na telefonia móvel de 3ª geração W-CDMA, Wideband Code Division Multiple Access. Ela proporciona criptografia por salto pseudo aleatório de frequência, uma resistência ao ruído e um número de utilizadores/equipamentos mais elevado do que as soluções TDMA, Time Division Multiple Access.
     

    FHSS

    FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum) é também chamada de Salto de Frequencia. Possui 79 canais em 20 pulos, sendo que cada canal tem 1 MHz. O objetivo desta tecnologia é transmitir dados sempre em um canal diferente, tendo um tempo de mudança de canais, que é o Hop-time, e um tempo de transmissão nos canais, que é o Dwell-time. Sendo assim, a informação é transmitida em um espectro de frequencia amplo permitindo que menos interferências ocorram.
  • de acordo com o gabarito definitivo do cespe

    gabarito:C

  • Mal elaborada por estar em desacordo com o padrao atual e tb pq pelo enunciado a questão do canal ficou com interpretação dúbia: se eu coloco meu AP para transmitir no canal 5, por exemplo, ele não vai ficar mudando de canal a toda hora, por mais interferência que ocorra.

    Pelo enunciado da questão, dá a entender(pelo menos para mim) que eu coloco o AP para operar no canal 1, por exemplo, e depois de um tempo ele está transmitindo no canal 8, o que não é verdade...

  • O padrão IEEE 802.11 (legacy) especifica o CSMA/CA (no modo Distributed Coordination Function -DCF) para controlar a transmissão no canal de dados em uma faixa de 2,4 GHz, de uso público (Instrumental Scientific and Medical - ISM). Nessa faixa de frequência, pode-se usar os métodos FHSS (frequency hopping spread spectrum) com mudança de canal aleatória e DSSS (direct sequence spread spectrum) na qual a troca dos canais é feita de uma forma sequencial.