SóProvas


ID
309781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de desenvolvimento de aplicações para Web, julgue os
próximos itens.

A Web Services Description Language Version 2.0 permite a descrição da interface dos serviços, incluindo-se o descritivo das mensagens que são trocadas entre o cliente e o provedor. Essas mensagens são descritas no nível abstrato, em que o serviço é definido como uma coleção de portas em rede, e no nível concreto, no qual são descritos detalhes de implementação.

Alternativas
Comentários
  • As mensagens são descritas também no nível concreto, no qual são decritos DETALHES DE IMPLEMENTAÇÃO? Isso está certo???
  • The operations and messages are described abstractly, and then bound to a concrete network protocol and message format to define an endpoint. Related concrete endpoints are combined into abstract endpoints (services).
    http://www.w3.org/TR/wsdl

    binding — The concrete data format specification for an endpoint. A binding element defines how the abstract messages are mapped into the concrete data format used by an endpoint. This element is where specifics such as parameter order and return values are specified.
    http://fusesource.com/docs/framework/2.1/wsdl/WSDLElements.html
  • WSDL é utilizado para definir serviços como uma coleção de endpoints (endereços de rede), ou portas. A definição abstrata de portas e mensagens são separadas do uso concreto de instâncias, permitindo o reuso de definições. Uma porta é definida por associação a um endereço de rede com um binding reutilizável, e uma coleção de portas definidas como serviço. Mensagens são descrições abstratas dos dados a serem trocados.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_Services_Description_Language

  • Mano ainda bem que o ano e 2018 e empresa que se preze hoje em dia tudo usa RestFull, essa m* de SOAP/WSDL/UDDI e burocracia de mais, típico do jeito engessado de pensar da geração X...

    Boa sorte nos estudos...

  • Única questão que cobra essa besteira de parte concreta e abstrata

  • No contexto dos serviços Web, a WSDL (ou Web Services Description Language) é comumente usada para descrições de serviço. Ela separa a parte abstrata de uma descrição de serviço da parte concreta. A parte abstrata da descrição inclui um conjunto de definições (definitions) dos tipos usados pelo serviço, em particular os tipos dos valores trocados nas mensagens. Já a parte concreta especifica como e onde o serviço pode ser contatado.

    Fonte:

    [1] SD, Coulouris