SóProvas


ID
3098596
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma entidade pública arrecadou, em março de 2018, R$ 1.890.000,00 referente a receitas com exploração do patrimônio imobiliário e R$ 8.000.000,00 referente à exploração do patrimônio intangível. De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, tais receitas classificam-se quanto à origem, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª   Pág. 42

    Receita Corrente – Patrimonial

    São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial. Quanto à procedência, trata-se de receitas originárias. Podemos citar como espécie de receita patrimonial as concessões e permissões, cessão de direitos, dentre outras.

    Gab. B

  • Essa questão versa sobre Receitas Públicas e, mais especificamente, sobre classificações das receitas orçamentárias quanto à sua natureza. 

    Vejamos um resumo esquemático da classificação da receita por categoria econômica e origem.



    Fonte: Elaboração própria baseada no MCASP.

    Receitas com exploração do patrimônio imobiliário enquadram-se como Receitas Patrimoniais (origem) e, portanto, corrente (categoria econômica). E, por sua vez, receitas de exploração do patrimônio intangível também, ou seja, Patrimonial (origem) e corrente (categoria econômica). Assim, tem-se que a alternativa correta é a letra B.


    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Essa questão versa sobre Receitas Públicas e, mais especificamente, sobre classificações das receitas orçamentárias quanto à sua natureza. 

    Receitas correntes: TributaConPAIS TranOu

    Tributárias

    Contribuições

    Patrimoniais

    Agropecuária

    Industriais

    Serviços

    Transferências correntes

    Outras receitas correntes

    Receitas de capital: OperaAli Amor

    Operações de crédito

    Alienação de bens

    Amortização de Empréstimos

    Transferências de capital

    Outras receitas de capital

    Receitas com exploração do patrimônio imobiliário enquadram-se como Receitas Patrimoniais (origem) e, portanto, corrente (categoria econômica). E, por sua vez, receitas de exploração do patrimônio intangível também, ou seja, Patrimonial (origem) e corrente (categoria econômica). Assim, tem-se que a alternativa correta é a letra B.

    Gabarito: Letra B.

  • Ô coragem de não marcar a letra C. Felizmente acertei.

  • RECEITA PATRIMONIAL

    São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como, por exemplo, bens mobiliários e imobiliários (foros, laudêmios, arrendamentos) ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. Exemplos: compensações financeiras/ royalties3 , concessões e permissões, entre outras.

    As compensações financeiras e os royalties têm origem na exploração do patrimônio do Estado, constituído por recursos minerais, hídricos, florestais e outros, definidos no ordenamento jurídico. As compensações financeiras são forma de se recompor financeiramente prejuízos, danos ou o exaurimento do bem porventura causados pela atividade econômica que explora esse patrimônio estatal. Os royalties são forma de participação no resultado econômico que advém da exploração do patrimônio público. O § 1º do art. 20 da CF versa sobre o assunto e assegura que os entes federados e a administração direta da União terão participação nos recursos auferidos a esses títulos.