SóProvas


ID
3098659
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No tocante às decisões sobre ativos financeiros, a identificação e a avaliação devem contemplar os riscos

Alternativas
Comentários
  • CPC 39 

    46. A existência do direito de liquidar um ativo financeiro e um passivo financeiro afeta os direitos e as obrigações associados com um ativo financeiro e um passivo financeiro, e pode afetar a exposição da entidade a risco de crédito e de liquidez.

    ____________________________________________________________________________________________

    CPC 40 (R1)

    IN5. O CPC 40 requer a divulgação sobre:

    [...]

    (b) informações qualitativas e quantitativas sobre exposição a riscos decorrentes de instrumentos financeiros, incluindo divulgações mínimas específicas sobre risco de crédito, risco de liquidez e risco de mercado. [...]

    Gab. A

    Risco de crédito é o risco de uma das partes contratantes de instrumento financeiro causar prejuízo financeiro à outra parte pelo não cumprimento da sua obrigação perante esta outra. 

    Risco de liquidez é o risco de que a entidade enfrente dificuldades para cumprir obrigações relacionadas a passivos financeiros que são liquidadas pela entrega de caixa ou outro ativo financeiro.

    Risco de mercado é o risco de que o valor justo ou os fluxos de caixa futuros de instrumento financeiro oscilem devido a mudanças nos preços de mercado. O risco de mercado compreende três tipos de risco: risco de moeda, risco de taxa de juro e outros riscos de preços

  • Questão sobre análise de investimentos, mais especificamente sobre os tipos de riscos a considerar nos ativos financeiros.

    Vamos analisar:

    Os riscos de investimentos são, normalmente, classificados em quatro tipos, quais sejam: risco de mercado, de crédito, de liquidez e operacional.

    O risco de mercado diz respeito aos riscos que afetam o mercado como um todo (a economia), tanto nacional quanto internacionalmente. Já o risco de crédito se refere à possibilidade de sofrer uma inadimplência ou, em termos populares, um "calote". Risco de liquidez, por sua vez, está associado ao nível de dificuldade de transformar o investimento em dinheiro, ou seja, desfazer-se do investimento. Por fim, risco operacional se refere a falhas ou mesmo fraudes no processo de investimento, as quais impactarão no retorno esperado.

    Sendo assim, conforme os destaques em negrito e sublinhado, temos apenas uma única assertiva que os dois itens correspondem aos tipos de riscos de ativos financeiros mais frequentes na teoria do assunto, sem a criação de novos tipos alternativos.


    Gabarito do Professor: Letra A.