SóProvas


ID
3098770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Fernando, assistente social da rede municipal de saúde de uma cidade com mais de 100 mil habitantes, após oito anos de atuação concreta e exitosa em uma das equipes de saúde da família dessa localidade, foi designado para o cargo de chefe da Vigilância Epidemiológica do mesmo município.

Com base na Lei n.º 8.662/1993 que regulamenta a profissão de assistente social, é correto afirmar que, como chefe da Vigilância Epidemiológica, Fernando


estará impedido de supervisionar diretamente estagiário de serviço social enquanto estiver exercendo o cargo de chefia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? Conforme exposto na questão, Fernando não foi exonerado de seu cargo de Assistente Social, apenas passou a exercer uma atribuição correlata a seu cargo, logo:

    ? Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social: VI - treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • O que fez algumas pessoas acharem que Fernando não poderia exercer as funções de A.S foi o fato dele estar assumindo a função de chefia. Mas ele continuou sendo A.S. Foi pra poder confundir mesmo. E o pior que foram várias questões assim. Respondendo por aqui, ok. Mas na hora da prova, se o candidato mantivesse esse pensamento de que uma função "anularia" a outra, iria fazer com que o candidato errasse muitas questões.

  • CERTO.

    Como chefe ele está impedido.

  • marquei ERRADO

    no meu entendimento o estágio supervisionado deve ser realizado por uma supervisão direta, logo, Fernando como chefe fica impedido, assim, um AS q esteja exercendo qualquer outra cargo ou função não tendo sua inscrição cancelada poderia supervisionar.

    na minha visão passível de anulação

  • Se ele têm o registro ativo, não estará impedido de supervisionar o estágio, mas caberá a ele análise ética da situação, uma vez que não está em atribuição privativa.

    Ao meu ver, a questão está errada porque diz que está impedido de supervisionar diretamente. Isso passa o entendimento de que ele poderia exercer uma supervisão indireta ou remota, que são vedadas.

  • No meu entendimento a questão é passível de recurso. Uma vez que Fernando está ocupando cargo de chefia