SóProvas


ID
3098947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

      Uma assistente social de um hospital público do Distrito Federal atua em uma equipe multiprofissional e em outros serviços ofertados à população local. Atualmente, ela acompanha uma paciente oncológica vítima de violência sexual e, sobre esse caso, já realizou entrevistas e estudos sociais bem como produziu relatórios e pareceres nos quais constam informações de ordem íntima e familiar, além de dados econômicos, sociais e de saúde da usuária. Essa assistente social também atuou, recentemente, no caso de um usuário que foi discriminado por sua identidade de gênero pela própria equipe hospitalar. Com relação a esse usuário, ela prestou informações sobre seus direitos e o orientou sobre a possibilidade de denunciar os profissionais na ouvidoria do hospital. Além desses atendimentos de rotina, a assistente social tem notado que familiares que acompanham os usuários dos serviços de saúde hospitalar apresentam demandas relacionadas à própria saúde mental e pretende discutir essa questão na próxima reunião semanal com a equipe de trabalho multidisciplinar, na qual também atua uma colega assistente social transexual.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, com base na lei que dispõe sobre a profissão de assistente social, no respectivo código de ética profissional e nas demais legislações pertinentes à profissão.


Além de orientar o usuário vítima de discriminação devido a sua identidade de gênero, a assistente social deve denunciar o caso às entidades de organização da categoria, às autoridades e aos órgãos competentes, devido ao fato de essa prática configurar violação de direitos humanos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Conforme Código de Ética de 1993:

    ? art. 13 - São deveres do assistente social:

    a) denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas ou privadas, onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os usuários ou profissionais.

    b) denunciar, no exercício da Profissão, às entidades de organização da categoria, às autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas, ausência de condições mínimas de sobrevivência, discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional, qualquer forma de agressão ou falta de respeito à integridade física, social e mental do cidadão;

    c) respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • Questão parecida

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Julgue o item subsequente, a respeito da atuação do(a) assistente social ante os seus princípios éticos e as suas relações com a diversidade sexual e de gênero e com os direitos humanos no campo da saúde.

    O pleno exercício da cidadania e a saúde integral da população LGBTI devem ser assegurados, visto que os direitos de livre orientação sexual e de livre identidade de gênero são direitos humanos.