SóProvas


ID
3098968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação às perspectivas teórico-metodológicas que fundamentam pesquisas na área social, julgue o próximo item.


A hipótese central das pesquisas fundamentadas na fenomenologia sociológica é a de que a sociedade é regulada por leis naturais invariáveis que regem a vida social e podem ser explicitadas por meio de métodos objetivos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? A hipótese central das pesquisas fundamentadas na fenomenologia sociológica é a de que a sociedade é regulada por leis naturais invariáveis que regem a vida social e podem ser explicitadas por meio de métodos objetivos.

    ? Até essa hipótese concebe a variação como um meio, logo não é um processo "invariável".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • A Fenomenologia é considerada, dentro das Ciências Sociais, a Sociologia da Vida Cotidiana.

    A fenomenologia sociológica apresenta: a) uma crítica radical ao objetivismo da ciência, na medida em que propõe a subjetividade como fundante do sentido; b) uma demonstração da subjetividade como sendo constitutiva do ser social e inerente ao âmbito da auto-compreensão objetiva; c) a proposta da descrição fenomenológica como tarefa principal da sociologia.

    Na fenomenologia há um curioso desconhecimento dos fenômenos estruturais e uma ausência de discussão sobre questões do poder, da dominação, da força, da estratificação social. Sua abordagem atomiza a realidade como se cada ato ou grupo constituísse um mundo social independente.

    Para os fenomenólogos, são os pequenos grupos como a família, as entidades religiosas, as associações voluntárias, os responsáveis, pelas identidades dos indivíduos, pela sua estabilidade e por seu sistema de significados, na medida em que os integra uma visão de mundo compartilhada.

  • Cespe 2010

    A intervenção social entendida como processo de ajuda psicossocial desenvolvido por meio de um diálogo a partir do qual ocorrem transformações inerentes às exigências de uma pessoa, um grupo ou uma comunidade possui dimensões delimitadas por construções fenomenológicas.

    Vunesp 2015

    A fenomenologia é o estudo das essências; e todos os problemas, nesta perspectiva, tornam a definir essências, como por exemplo: a essência da percepção, a essência da consciência. A fenomenologia representa uma tendência filosófica que, inclusive, questionou os conhecimentos do positivismo, elevando a importância do sujeito no processo de construção de conhecimento.

    Ufmt 2017

    Aperspectiva fenomenológica, embora não hegemônica, emerge no âmbito do Serviço Social, dos anos 80 do século passado, uma perspectiva teórico-metodológica que privilegiava a dimensão dialógica da prática profissional, a valorização do sujeito singular e do vivido humano.