-
Princípio da Organicidade/ Respeito pela ordem original: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos).
Princípio do Respeito pela Estrutura: Conceito segundo o qual um fundo ou núcleo de que se perdeu a organização original deve, sempre que possível, receber uma organização correspondente à estrutura interna do organismo que o criou
Princípio da Pertinência: Conceito segundo o qual os documentos de arquivo devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original. Este conceito, anterior ao estabelecimento dos princípios da proveniência e do respeito pela ordem original, é hoje rejeitado.
Princípio da Territorialidade: arquivos públicos devem ser conservados o mais próximo possível do local que o gerou ou que influenciou sua produção
Meteram o Ctrl + C e Ctrl + V deste site aqui ó
Letra A,
A questão induze ao erro (assim como me induziu) por usar o termo ordem original ao invés de Oragnicidade, que é bem mais ouvido
-
O princípio que mantem a ordem em que os documentos foram produzidos é o da ordem original. Isso quer dizer que o contexto de produção foi mantido, materialmente e intelectualmente.
a) gabarito
b) o Princípio da Proveniência diz que os documentos de uma instituição não devem ser misturados aos de outras instituições.
c) É o mesmo que o Princípio da Proveniência
d) O princípio da pertinência diz que os documentos devem ser reclassificados por assunto.
e) O Princípio da reversibilidade diz que todo tratamento aplicado aos documentos de arquivos pode ser revertido
Gabarito do Professor: A
-
Princípio da ordem Original/Primitiva/Santidade: o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. Palavra-chave: manter o contexto.
-
Proveniência - conservar a ordem original EXTERNA
Ordem original - conservar a ordem INTERNA
-
a questão fala sobre a organização interna do fundo.
"A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (ou seja, manter a ordem original)."
-
PRINCÍPIO DO RESPEITO À ORDEM ORIGINAL OU ORDEM PRIMITIVA:
A organização constituída pela entidade produtora deve ser preservada, seguindo o curso natural com que os documentos foram criados.
Fonte: Arquivologia para concursos. George Melo Rodrigues. Editora Juspodivm
-
As estatísticas dessa questão mostra a confusão do pessoal ``/
-
ora q diabo de questão é essa, entendi foi nada
-
AGORA TAMBÉM TEMOS A POLÍCIA PENAL.
-
O princípio arquivístico que fundamenta a organização interna do fundo de arquivo é o princípio : PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL.
-
Verdade, temos agora a policia penal fazendo parte da segurança pública.
-
São as famosas PPF e PPE.
Rumo ao DEPEN! Pertenceremos!!!!
-
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital
-
Caramba
-
Bom, a questão não é fácil, mas dá pra entender!
O princípio que fundamenta a organização dos arquivos externamente é o da proveniência ou respeito aos fundos, pois não permite que o arquivo como um todo seja misturado ao de outra entidade, organizando-o externamente!
Em contrapartida, o princípio da ordem original diz respeito à configuração externa do arquivo que deve ser mantida de acordo com as características do "dono" do arquivo. Logo, o princípio da ordem original fundamenta a organização interna do arquivo.