SóProvas


ID
3100801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que se refere às doenças cardiovasculares (DCV) e às orientações nutricionais recomendadas para o seu tratamento, julgue o item seguinte.


O tratamento não farmacológico da hipertensão arterial envolve, entre outros, o controle do peso corporal e a alimentação adequada. O café, apesar de rico em cafeína, possui polifenóis que podem favorecer a redução da pressão arterial, de modo que seu consumo em doses habituais não está associado a maior incidência de hipertensão nem a elevação da pressão arterial.

Alternativas
Comentários
  • O café, apesar de rico em cafeína, substância com efeito pressor agudo, possui polifenóis que podem favorecer a redução da PA. Estudos recentes sugerem que o consumo de café em doses habituais não está associado com maior incidência de HA nem com elevação da PA. Recomenda-se que o consumo não exceda quantidades baixas a moderadas. Mesas AE, Leon-Munoz LM, Rodriguez-Artalejo F, Lopez-Garcia E. The effect of coffee on blood pressure and cardiovascular disease in hypertensive individuals: a systematic review and meta-analysis. Am J Clin Nutr. 2011;94(4):1113-26.
  • Café e produtos com cafeína:

    O café, além de ser rico em cafeína, possui compostos bioativos como os polifenóis (ácidos clorogênicos, magnésio, potássio) que podem auxiliar na redução da pressão arterial.

    Apesar da cafeína poder elevar a pressão arterial agudamente por até 3h o consumo regular leva à tolerância.

    O consumo de cafeína associa-se a uma redução discreta no risco de hipertensão.

    O consumo de cafeína não deve ultrapassar as quantidades de baixa a moderadas (<200mg de cafeína ao dia).

    Fonte: Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2020.