SóProvas


ID
3101317
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma tubulação de aço de 25 mm de diâmetro, nominal, está localizada entre uma caldeira e um ponto de consumo a 1.500 m de distância. No interior da tubulação, circula água líquida, com taxa de capacidade calorífica de 0,891 kW/K, estando inicialmente a 110 ºC. A tubulação não possui nenhum isolamento térmico e sua superfície externa encontra‐se oxidada e corroída. A tubulação está exposta ao ar exterior, com temperatura constante e uniforme de 30 ºC.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.


O revestimento das paredes externas da tubulação com uma película de alumínio polida reduziria a perda de calor.

Alternativas
Comentários
  • As qualidades físicas de um objeto determinam a capacidade do mesmo absorver ou refletir radiação. Via de regra, superfícies rugosas e, ou, opacas são bons absorvedores de calor radiante, sendo portanto, facilmente aquecidos por radiação. Superfícies lisas e polidas são usualmente bons refletores de modo que não permanecem eficientemente aquecidas. Objetos que são bons absorvedores, freqüentemente são bons emissores. Objetos que são bons refletores, freqüentemente são pobres emissores. Da mesma forma objetos de cor escura absorvem melhor a energia radiante do que objetos de cor clara.

  • De início, imaginei que o alumínio por ser um bom condutor térmico poderia não contribuir para o isolamento. Porém, qualquer material que for utilizado aumentará a resistência térmica do conjunto aço+material. Portanto, a película de alumínio reduz a perda de calor da tubulação.

  • Questão de mau gosto... De fato qualquer material que colocar irá oferecer resistência a passagem de calor... mas quem é que vai por alumínio polido para diminuir a condução de calor de um tubo ? Se isso é avaliar um candidato eu sou astronauta...