SóProvas


ID
3101323
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma tubulação de aço de 25 mm de diâmetro, nominal, está localizada entre uma caldeira e um ponto de consumo a 1.500 m de distância. No interior da tubulação, circula água líquida, com taxa de capacidade calorífica de 0,891 kW/K, estando inicialmente a 110 ºC. A tubulação não possui nenhum isolamento térmico e sua superfície externa encontra‐se oxidada e corroída. A tubulação está exposta ao ar exterior, com temperatura constante e uniforme de 30 ºC.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.


Assumindo‐se uma condução radial em regime permanente, a aplicação de uma camada isolante térmica, com espessura inferior a um certo valor crítico, aumentaria a perda de calor total em relação à situação sem isolamento algum.

Alternativas
Comentários
  • Boa! simples e objetivo.

  • bem simples e direito, sem mimimi

  • rc=k/h

    Acima dessa espessura o isolamento perde seu efeito.

  • rc = k/h (cilindro)

    rc = 2k/h (esfera)

    @Marcos Antonio, para um isolamento com espessura que confere raio menor que rc, o calor é aumentado em relação à situação sem isolamento algum. Para isolamentos com raio maior que o crítico, o calor caminha no sentido de diminuir

    Ou seja, se a intenção é reduzir a perda de calor, é ideal selecionar um valor de espessura de isolamento que seja maior que rc e que troque menos energia térmica que a situação sem isolamento. Se a espessura de isolamento for próxima de rc, o sistema trocará calor maior que se não tivesse isolamento.

    Bons estudos!