-
GABARITO: ERRADO
? Referente as propostas de credenciamento da instituição, esclarecemos de que há necessidade de comprovação da titulação exigida para a direção do hospital, encaminhado exclusivamente à este CRM.
? Respectivamente: referente a alguma coisa (preposição) + o artigo definido "as" que está presente= às propostas;
? "a este"; somente a preposição deveria estar presente, visto que não temos o artigo definido "a" antes do pronome demonstrativo "este", logo não há crase.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.
-
Fora a crase:
esclarecer é VTD em relação ao objeto; (sem preposição de)
concordância: comprovação encaminhadA.
-
Gabarito: Errado
-
Casos FACULTATIVOS do uso da Crase → ATÉ SUA MARIA
→ Depois de ATÉ
→ Antes de pronome Possessivo Feminino/Singular: Minha, tua, sua, nossa e vossa
→ Antes de nomes próprios femininos: MARIA
Exemplo:
→ a suas maneiras = crase proibida;
→ a (à) sua maneira = crase facultativa;
→ às suas maneiras = crase obrigatória,
Casos PROIBIDOS do uso da Crase.
→ Antes de palavra masculina. Ex: Viajou a serviço.
→ Antes de verbo. Ex: Começou a redigir;
→ A (singular) + palavra no plural. Ex: Presto favores a pessoas dignas.
→ Antes de artigo indefinido (uma, um, uns, umas). Ex: Ofereceu o prêmio a uma funcionária dedicada.
→ Entre palavras repetidas. Ex: Ela sangrava gota a gota.
→ Entre pronomes (eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim, comigo, contigo...) Ex: Referiam-se a você, a ela e a mim.
-
Esta questão exige do candidato conhecimento referente à adequação da linguagem e a correção gramatical nas correspondências oficiais.
Referente a esses aspectos, o Manual de Redação da Presidência da República explica que
"Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas".
Diante do exposto, e a partir da análise do trecho apresentado nesta questão, identificamos 3 erros que comprometem a correção gramatical:
1 - O primeiro erro é em "Referente as propostas". Quem se refere, se refere a alguém ou a alguma coisa (a + a= à). Portanto, quando a palavra seguinte for feminina, como é o caso de "propostas", o correto é "referente à" (com crase). Dessa forma, a construção correta é "Referente às propostas".
2 - O segundo erro é em "esclarecemos de que". O verbo "esclarecer" pede um complemento direto (esclarecer alguém) e, portanto, o uso da preposição é indevido. Dessa forma, a construção correta é "esclarecemos que".
3 - O terceiro erro está em "exclusivamente à este CRM". Diante dos pronomes demonstrativos este(s), esta(s), isto, esse(s), essa(s), isso, não ocorre crase, visto que eles não admitem determinantes. Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas apenas a preposição. A construção correta nesse caso é "exclusivamente a este CRM".
A partir da análise acima, é possível afirmar que o trecho apresentado não respeitou a correção gramatical e, portanto, a questão está incorreta.
Gabarito: ERRADO
-
Referente as propostas de credenciamento da instituição, esclarecemos de que há necessidade de comprovação da titulação exigida para a direção do hospital, encaminhado exclusivamente à este CRM. Resposta: Errado.
Galera, vamos fazer muitas questões até chegarmos ao ápice de nosso conhecimento.
-
Casos de crases facultativas. DICA ; ATÉ >diante da preposição
A POSSE > pronomes possesivos femininos no singular
DILMA> nomes proprios femininos
-
Gabarito Errado
1º Verbo "referir" → Quem se refere, se refere a alguém ou a alguma coisa (a + a= à) e quando a palavra seguinte for feminina (como é o caso de "propostas") utiliza a crase. O correto seria "referente à";
2º O verbo "esclarecer" → pede um complemento direto (esclarecer alguém), logo não há necessidade da preposição "de";
3º "Exclusivamente à este CRM" → Diante dos pronomes demonstrativos (este(s), esta(s), isto, esse(s), essa(s), isso) não ocorre crase. O correto seria "exclusivamente a este CRM".