Hmm, vamos lá. A Quadrix costuma utilizar o Chiavenato para formular as suas questões, não sei se seguiu outro autor ou comeu bola nessa. A Pesquisa de Mercado é uma base para o processo de SELEÇÃO e não Recrutamento:
Análise do cargo no mercado: quando a organização não dispõe de informações sobre os requisitos e as características do cargo a preencher, por se tratar de algum cargo novo ou cujo conteúdo tenha sido alterado, lança-se mão da pesquisa de mercado. Em um mundo em constante mudança, os cargos também mudam e, muitas vezes, é preciso saber o que estão fazendo as outras organizações no mercado. A pesquisa serve como coleta e obtenção de informações a respeito. O cargo comparado chama-se cargo representativo ou cargo de referência (benchmark job). Modernamente, as empresas estão fazendo benchmarking, isto é, comparando seus cargos com a estrutura dos cargos de empresas bem-sucedidas no sentido de desenhá-los ou adequá-los às demandas do mercado.
Eu tinha certeza de que a banca estava utilizando o contexto do subsistema de agregar pessoas para fazer uma pegadinha, o que seria genial, mas me parece que o examinador é fraco mesmo.
São técnicas de RECRUTAMENTO EXTERNO:
Anúncios em jornais e revistas
Agências de recrutamento
Contatos com escolas e agremiações
Apresentação por funcionários
Consulta aos arquivos
Recrutamento virtual
Apresentações espontâneas
Banco de dados de candidatos
Recrutamento - Conjunto de técnicas e procedimentos que visam DIVULGAR as oportunidades de emprego e ATRAIR os candidatos potencialmente capazes de ocupar os cargos.
O PLANEJAMENTO do recrutamento é composto por 3 etapas:
-> Pesquisa INTERNA = o que a organização PRECISA.
-> Pesquisa EXTERNA = o que o mercado de RH pode OFERECER.
-> Técnicas de recrutamento a aplicar = define as técnicas que serão utilizadas.
Fonte: Giovanna Carranza