SóProvas


ID
3101884
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A União Europeia assegurou ao presidente Mahmoud Abbas que apoia seu plano de ter Jerusalém Oriental como capital de um Estado palestino. Em um encontro em Bruxelas com ministros das Relações Exteriores da União Europeia, Abbas repetiu seu pedido para ter Jerusalém Oriental como capital e pediu para governos da UE reconhecerem um Estado palestino imediatamente.
(O Globo, 22 jan. 18. Disponível em:<https://goo.gl/9f4rRk>. . Adaptado)

Tal gesto da União Europeia pode ser compreendido como uma

Alternativas
Comentários
  • A questão palestina-israelense é um dos focos de tensão mais antigos em andamento no mundo contemporâneo e precisa ser acompanhada em todos os seus aspectos. A notícia do texto aborda encontro entre representantes da União Europeia e da autoridade nacional palestina para abordar o status da cidade de Jerusalém disputada entre palestinos e israelenses desde o início da crise no pós Segunda Guerra Mundial. O enunciado questiona o significado do gesto da União Europeia.

    A) Israel já é um Estado Nacional consumado e reconhecido há décadas. São os palestinos que lutam para obter o reconhecimento de seus territórios como Estado. 

    B) Israel é de fato criticado pela construção de colônias em territórios ocupados em áreas disputadas com palestinos, mas Líbano e Síria são rivais estratégicos de Israel e países soberanos.

    C) Esta proposta até existe, mas não foi o que está citado no texto sobre o que foi discutido entre palestinos e europeus. 

    D) O presidente Trump utilizou a questão de Jerusalém como forma de se aproximar da poderosa base política pró Israel na política americana e foi seguido por diversos países que quiseram aproximar-se tanto do EUA quanto de Israel. O gesto foi muito mal visto por diversos países em todo o mundo, como demonstra o texto, já que considera-se que pode aumentar a tensão e a violência entre as partes sem nenhum ganho político expressivo. Alternativa correta.  

    E) A União Europeia já é um interlocutor privilegiado, mas com reduzida capacidade de influenciar as decisões de ambos os lados. 




    Gabarito do professor: D.