SóProvas


ID
310243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.

Alternativas
Comentários
  • Correta
    Pertinência - Segundo esse infeliz princípio, os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem levar em conta a proveniência e a classificação original.
    OBS: CUIDADO, apesar da questão dizer - quando é aplicado -, o princípio NÃO é mais utilizado.
  • Quando o princípio da pertinência é aplicado????????????

    Como pode considerar correto isso se nunca será aplicado.....
    em todos os materiais que eu já estudei deixa claro que nao será, "nunca" será usado.
    apesar de todo o resto do enunciado está correto, para a minha humilde opinião deveria ser considerada errada essa questão.


  • Não traga vida prática para a prova.
  • Alguns doutrinadores afirmam que o Princípio da Pertinência não tem mais aplicação na arquivística, mas outros só veem este princípio como conflitante com o princípio da Proveniência. Nós não podemos ser radicais, então a questão torna-se correta, pois o PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA 
    fala exatemente que será aplicado este princípio quando há NECESSIDADE DE RECLASSIFICAR os documentos por TEMA/ASSUNTO, sem levar
    em consideração a proveniência ou classificação original!

    Espero ter ajudado!!!
  • Pessoal, vocês podem me ajudar a entender quando diz "sem levar em conta a classificação original". O que seria essa classificação original? 

     

  • Resposta: certo

     

    Princípio da pertinência ou temático: conceito que não leva em consideração a organização original e a proveniência dos documentos, reclassificando-os tematicamente (por assunto);

     

    Fonte: Livro Arquivologia – Para os concursos de Técnico e Analista, Autor George Melo Rodrigues, Coleção Tribunais e MPU, Editora JusPODIVM.