SóProvas


ID
310345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.

A avaliação funcional dos documentos de arquivo é fundamentada na tipologia documental, ou seja, é uma avaliação realizada peça a peça.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação funcional dos documentos de arquivo é fundamentada na tipologia (fase) documental, ou seja, é uma avaliação realizada peça a peça (documento a documento)

    quesito ERRADO!!!!

  • Ainda quero descobrir se, de fato, a teoria das três idades é a fundamentação para a avaliação documental. Talvez essa seja o erro da questão. Limitar a avaliação documental a uma avaliação peça por peça é ignorar o meio em que se encontra. Se alguém souber uma resposta concreta, mande uma mensagem! Obrigado!
  • O tipo do documento é determinado por sua espécie e função. Ou seja, sabendo-se o tipo, sabe-se sua função. Logo, não é necessário que se faça uma avaliação peça a peça, mas sim por tipo.

    Acredito que seja isso.
  • para auxiliar os colegas com dúvidas, a AVALIAÇÃO sempre incide sobre a SÉRIE DOCUMENTAL, nunca sobre cada documento, individualmente.

    Segundo Heredia Herrera (1999), a identificação e a avaliação são partes integrantes da fase inicial do processo
    de gestão administrativa, sendo a avaliação dependente da identificação neste processo. A identificação e avaliação são etapas definidas, diferenciadas e sucessivas do tratamento arquivístico, sendo a identificação a primeira etapa do processo de investigação e sistematização das categorias administrativas e arquivísticas onde se sustenta a estrutura de fundo, e a avaliação uma
    conseqüência da identificação, e onde se analisa e determina os valores primários e secundários das séries documentais, fixando os prazos das transferências, acesso e conservação ou eliminação total ou parcial dos documentos.

     

    Espero ter ajudado!!!

  • Complementando...

    JOÃO TIAGO E LEONARDO REIS estabelecem que os métodos de avaliação documental referem-se a uma atividade de preservação documental, como um conjunto, e não como unidades isoladas. Além disso, os julgamentos são finais e irrevogáveis. 
  • Colega Lukas Rizzieri, a função arquivística avaliação fundamenta-se na teoria das três idades documentais e inclusive já foi questão do CESPE. A questão está errada porque a avaliação é feita a partir das séries e não documento a documento. 

  • Para Terry Cook, pai da avaliação funcional, a avaliação "continuará a mudar deixando de ser uma avaliação documental com base no seu valor potencial de pesquisa, para virar uma análise de macro avaliação das funções, programas e atividades sociais do produtor, e a interação cidadã com elas e, a seguir, a seleção mais sucinta para preservação e acesso continuo que reflita essas funções, e a busca de (ou criação?) fontes do setor privado ou orais e visuais para complementar registros institucionais oficiais, usando a mesma lógica funcional."

    fonte: Arquivologia e Pós-modernismo: novas formulações para velhos conceitos, Terry Cook

    gabarito: ERRADO

    outra questão que pode ajudar

    Q662815 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2013 - FUB - Arquivista

    A macroavaliação de documentos de arquivo privilegia o valor informativo dos documentos. (gab. errado também, pelo mesmo motivo)

  • Como avaliar documentos de arquivo:

    "[...] A análise da rotina documental e das inter-relações dos vários conjuntos é essencial para que se conheça o contexto de produção, evitando-se sentenciar sobre peças isoladas de arquivo.

    A avaliação deve incidir sobre conjuntos de documentos e não sobre unidades individualizadas. A grande dificuldade consiste em reconstituir esses conjuntos quando eles foram desfeitos por critérios inadequados de arquivamento. Os documentos produzidos no exercício da mesma função, competência ou atividade constituem as séries documentais e é sobre elas que deve incidir o trabalho de identificação de valores e de definição de prazos de guarda".

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf1.pdf (pág 18)