SóProvas


ID
310363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da classificação de documentos, julgue os itens a seguir.

Em um plano ou código de classificação, é necessário que haja consistência quanto aos sucessivos níveis de subdivisões. Se a subdivisão primária for feita pelas funções, todas as unidades de classificação nesse nível deverão ser elaboradas por função.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO

    Apesar de existirem várias formas de se organizar documentos, não é possível identificar determinado sistema como sendo o mais adequado, sem antes conhecer a documentação a ser tratada
    . O melhor método de arquivamento dependerá exclusivamente das características dos documentos em questão. O método de arquivamento é determinado, portanto, pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade, podendo a instituição adotar quantos métodos forem necessários para bem organizar seus documentos.


    Prezados, reparem que o examinador foi ardiloso na asertiva. Quanta maldade. Ele sabe que o candidato tem em mente que a instituição pode adotar quantos  métodos sejam necessários e pode mesclá-los em seus subníveis. Pórem, ao adotar no mesmo nível de classificação, por exemplo: As séries documentais serão classificadas utilizando-se o método "x". Todo aquele fundo everá seguir rigidamente o padrão. Já a subsérie poderá utilizar o método "Z", Mas, como afirma a questão maléfica: Se a subdivisão primária for feita pelas funções, todas as unidades de classificação nesse nível deverão ser elaboradas por função.  Está correto!
  • Questão correta

    Segundo Schellenberg, é importante que haja consistência quanto aos sucessivos níveis de subdivisões de um sistema de classificação. Assim, se a subdivisão primária é pelas funções, todos os cabeçalhos nesse nível devem ser funções; se a divisão secundária é por atividades, todos os cabeçalhos naquele nível devem corresponder a atividades.

    Fonte: Schellenberg, T. R. Arquivos modernos. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Pagina 96

  • Pessoal, o comentário da colega Tatiana Nunes exemplifica com precisão o assunto abordado na questão. Trata-se aqui da escolhas feitas na elaboração de um plano de classificação a fim de manter a uniformidade e a padronização da estrutura escolhida. Nâo podemos fazer um plano de classificação em que os cabeçalhos de um mesmo nível sejam elaborados, concomitantemente, com base em atividades e estrutura organizacional, por exemplo. Ficaria uma bagunça. 


    Peço atenção, com muito respeito, é claro, para o comentário do nosso colega Ricky Lunardelo que está  equivocado. A questão não trata de métodos de arquivamento e sim da escolha estrutural dos níveis de subdivisões adotados em um plano de classificação. Método de arquivamento é o procedimento que se adota para organizar lógica e fisicamente os documentos no momento de acondicionamento e armazenagem.