SóProvas


ID
3103699
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O G7 é o grupo dos países economicamente mais poderosos do mundo. Os países membros possuem alto nível de industrialização e são estruturados enquanto governos democráticos. O G7 surgiu na década de 1970. A ideia era realizar um encontro informal entre as nações que dominavam os mercados ocidentais para coordenar movimentos em direção ao crescimento econômico e bloquear o avanço dos blocos comunistas. Anualmente os chefes de estado dos países membros G7 reúnem-se para discutir os rumos financeiros de seus países, e consequentemente da economia mundial.


Assinale a alternativa correta que contém os países membros do G7 na atualidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? O Grupo dos Sete é compreendido por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Além dos países integrantes do grupo, participa a União Europeia, representada pelo presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu. Algumas instituições financeiras também atuam nas discussões do G7 como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Central Europeu.

    ? Fonte: https://www.todamateria.com.br/g7-grupo-dos-sete/

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Brasil... dá dó.

  • Brasil é G20

  • Os Estados Unidos não havia saído do G7?

  • Gabarito: b)

     

    Para acertar essa questão, era só saber que a Rússia faz parte do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), países emergentes que estão em fase de desenvolvimento no cenário econômico mundial.

  • Diego quem saiu foi a Rússia.

    O Grupo dos Sete (G7) é o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por: , , , , ,  e , embora a  também esteja representada. Esses países são as sete economias mais avançadas do mundo, de acordo com o  (FMI), os quais representam mais de 64% da riqueza líquida global, equivalente a 263 trilhões de . A grande riqueza líquida nacional e  (IDH) extremamente elevado são algumas das principais características dos membros deste grupo. Eles também representam 46% do  (PIB) global avaliado às  do mercado e 32% da  (PPC) global. Em março de 2014, a  foi expulsa do grupo após ter  ao seu território, e assim o grupo passou a ter sete integrantes (G7) novamente.

    O grupo é muito criticado por um grande número de movimentos sociais, normalmente integrados no , que o acusam de decidir uma grande parte das políticas globais, social e ecologicamente destrutivas, sem qualquer legitimidade nem transparência. Em 2001, na cimeira anual, em , um manifestante foi morto a tiro pela polícia. Em Portugal, a associação ecologista  e um conjunto de cidadãos na Rede G8 desenvolveram iniciativas de oposição à do grupo em , no norte da Alemanha, em 2007.

    Fonte: Wikipédia.

    Ass.: Guilherme Magalhães

  • dica para eliminar alternativas:

    "bloquear o avanço dos blocos comunistas" - exclui Rússia -> elimina a,c,d.

  • elimina o Brasil e a Rússia..

  • G7

    Alemanha,

    Canadá,

    Estados Unidos,

    França,

    Itália,

    Japão,

    Reino Unido. 

    BRICS

    Brasil,

    Rússia,

    Índia,

    China,

    África do Sul.

  • Rússia e EUA no mesmo barco kkkk até parece

  • G7 = CAFEIJARU = CANADA - ALEMANHA- FRANÇA - EUA - ITALIA - JAPÃO - REINO UNIDO

  • O G7, ou Grupo dos Sete, é o grupo dos países mais industrializados do mundo e é composto pelas seguintes nações: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino.

    Até 2014, o grupo se chamava G8, pois contava também com a Rússia, que acabou sendo expulsa do grupo após este país ter anexado a Crimeia, o que foi considerado uma invasão ao território da Ucrânia.

    Gabarito B

  • G8 seria o G7 + a Rússia

  • Na verdade, a Rússia deixou o G8 com a anexação da Crimeia. Quanto ao Brasil... talvez daqui uns 100 anos possamos sonhar tão longe rs

  • Dica para acertar a questão, Rússia, China e Brasil não fazem parte do g7. A russia faz parte do conselho de segurança da ONU mas não do G7.

  • O Brasil era 14ª economia em 2003, passou a ser em 2011 a 6ª maior economia do mundo. Hoje, já é a 13ª de novo. Saudades de quando o PT "destruía" o Brasil.