-
O GLOSSÁRIO é constituído por uma coluna que indica ESPÉCIE/FORMATO, outra com seu correspondente CONCEITO e a seguinte com os TIPOS DOCUMENTAIS produzidos.
- Espécie Documental: É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e natureza das informações nele contidas. Ex.: Memorando, Ofício, Processo, Relatório, Guia, Requisição.
- Formato: Configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado. Ex.: Caderno, Livro, Cartaz, Folha.
- Tipo Documental: Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou. Ex.: Relatório de Substituição de Promotores de Justiça, Guia de Encaminhamento, Requisição de Diárias.
Obs.: Algumas vezes a Espécie Documental já configura o Tipo Documental. Ex.: Mapa de Freqüência, Memorial, Prontuário Médico.
-
Definição correta!
A espécie documental nada mais é que a denominação que se dá a um documento, ao passo que tipologia documental é a junção da espécie com a atividade que ele irá representar... Istó é a tipologia é a denominação que se dá quando reunimos determinada espécie à função ou atividade que o documento irá exercer.
ô.Ô
-
Um exemplo na prática:
Alvará (espécie)
Alvará de funcionamento (tipologia documental)
Alvará de construção ( tipologia documental)
-
Certíssima essa é a definição correta.
-
Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo:
"A espécie torna-se tipo quando justamente lhe agregamos a sua gênese, a atividade/função/razão funcional que lhe gera a aplicação de uma actio em uma conscriptio (a espécie)"
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (pág 28)