SóProvas


ID
310381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue
os próximos itens.

São elementos a serem considerados na análise tipológica o preâmbulo, a notificação, a exposição, o dispositivo e a corroboração.

Alternativas
Comentários
  • TIPOLOGIA DOCUMENTAL E SUPORTES FÍSICOS
    Tipologia Documental
    Tipologia Documental, como o próprio nome indica (tipo), diz respeito à multiplicidade da produção documental. São documentos produzidos por uma atividade que obedece a uma função específica estando regulados por um procedimento ou trâmite e que contenha formatos, conteúdos e suportes semelhantes. De acordo com esta definição, de cada atividade e/ou função se deriva uma série de documentos. Como exemplo, podemos dizer que da função contábil, gera-se documentos como os livros diário, razão, balancete, etc. Da atividade policial, são gerados documentos tais como, exames de corpo de delito, ordens de serviços, peritagens, boletins de ocorrências, etc. Do poder Judiciário, intimações, citações, etc. 

    Portanto, por série documental tipológica entendemos o agrupamento de espécies documentais específicas dentro das respectivas funções geradoras (este e o criterio a ser usado para analise de um documento sobre a otica da tipologia documental).
  • A análise tipológica dos documentos pressupõe conhecimento dos princípios arquivísticos: a estrutura orgânico-funcional da instituição; as reorganizações; o fluxo de informação; as funções/atividades definidas por lei e as atípicas.
    A tipologia documental ocupa-se do tipo documental – configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.
    Neste sentido, o tipo documental é o somatório da espécie e a função.
    Ex.: ATA + DE REUNIÃO
  • De acordo com o livro Arquivos permanente: tratamento documental, de Heloísa Liberalli Bellotto (Capítulo 4):

    "O texto do documento diplomático, na realidade, é a união de três partes distintas: o protocolo inicial, o texto propriamente dito e o protocolo final."

    Ainda de acordo com esse livro: "O protocolo inicial é constituído por: Invocação; titulação; direção e saudação."
    O texto, ainda, pode ser codificado em prêambulo; notificação; exposição; dispositivo; e corroboração.

    Portanto a questão está errada, já que aborda os elemento constitutivos de um documento DIPLOMÁTICO e não da análise TIPOLÓGICA.


    Bons estudos.