SóProvas


ID
310408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da microfilmagem de documentos de arquivo, julgue os
itens subsequentes.

A aplicação de microfilmagem em documentos de arquivo é mais adequada em conjuntos documentais com grande quantidade de uso e uso do tipo múltiplo e simultâneo.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da questão é informar que é adequado microfilmar o  conjunto de documento, porque a microfilmagem tem que ser pontual, excepcional em função do seu alto custo.
  • Conforme o CONARQ:

    O processo de digitalização deverá ser realizado,  preferencialmente, nas instalações 
    das instituições detentoras do acervo documental, evitando seu transporte e manuseio inadequados, e a possibilidade de danos causados por questões ambientais, roubo ou extravio. 

    Recomenda-se a digitalização de conjuntos documentais integrais, como fundos/coleções ou séries. No entanto, é possível digitalizar itens documentais isolados, devido a frequência de uso, estado de conservação, ou alto valor intrínseco com necessidade de incremento de sua segurança, sem entretanto descontextualizá-los do conjunto a que pertencem. 
       
  • Para  mim o erro da questão está em afirmar que o uso da microfilmagem é aconselhada em conjuntos documentais com grande quantidade de uso e uso múltiplo e simultâneo. 


    Arquivologia facilitada - Página 103


    Relativamente à digitalização, o acesso na microfilmagem ocorre de forma menos eficiente. Isto porque, na microfilmagem tradicional, o acesso é realizado de modo individual, e na digitalização o acesso é mais dinâmico e veloz devido às redes de computadores, que permitem acesso multiusuário. Isto significa que, na digitalização, um documento pode ser acessado ao mesmo tempo, de locais distintos, por várias pessoas. Para solucionar tal deficiência da microfilmagem, a instituição pode adotar uma estratégia de digitalização de microfilmes, no sentido de ampliar o acesso a tais documentos. 

    Abs e bons estudos a todos!
  • Olá gente;

    O erro da questão está em falar que o uso é múltiplo e simultâneo, pois desta forma só acontece no caso da digitalização e não da microfilmagem...Obrigada...

  • Como já foi dito a questão está errada, pois quem possibilita o acesso múltiplo e simultâneo é a Digitalização, vejam numa outra questão:

    Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal - Papiloscopista da Polícia Federal

    O uso simultâneo de microfilmagem e digitalização consiste em solução viável para o arquivamento de grandes massas documentais com longos prazos de guarda. A microfilmagem contempla o aspecto de comprovação legal, e a digitalização possibilita acesso rápido e múltiplo aos documentos.

    GABARITO: CERTA.

  • Complementando...

    (CESPE/ANEEL/ANALISTA/ARQUIVOLOGIA/2010) A microfilmagem é mais indicada para grande conjunto documental com longo prazo de guarda, com valor fiscal e legal e demanda relativamente pequena, que não exige acesso múltiplo e simultâneo. C

    (CESPE/ME/ARQUIVISTA/2008) Uma das vantagens de conversão do suporte tradicional (papel) em microfilme é o acesso múltiplo e simultâneo que este permite. E

  • Complementando...

    (Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: Correios Prova: Analista de Correios - Arquivologia) Uma das grandes vantagens do microfilme é o acesso rápido aos documentos. E*quem possibilita o acesso rápido é a digitalização.

  • Recomenda-se a DIGITALIZAÇÃO.