SóProvas


ID
3104560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um homem de quarenta e cinco anos de idade compareceu ao pronto-socorro de um hospital com quadro clínico de palpitações cardíacas e dor no hemitórax esquerdo, que se irradiava para o membro superior esquerdo. A dor torácica foi descrita por ele com um gesto de fechar a mão sobre o tórax na região do esterno. Durante o atendimento, o paciente apresentou perda súbita da consciência, queda da própria altura, ausência de movimentos respiratórios e ausência de pulso. O eletrocardiograma realizado evidenciou fibrilação ventricular, e imediatamente a equipe de socorristas iniciou o protocolo de suporte básico de vida com um soco precordial e, após cinco minutos, com o uso do desfibrilador.

Considerando o caso clínico precedente, julgue o item a seguir.


O ritmo cardíaco observado no eletrocardiograma é um resultado incomum em adultos com parada cardíaca súbita não traumática.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    A FV é o ritmo apresentado por cerca de 70% dos pacientes com parada cardíaca e, por isso, constitui o evento terminal de muitas doenças. De maneira geral, a maioria dos pacientes com FV tem uma doença cardíaca subjacente (caracteristicamente cardiopatia isquêmica mas também cardiomiopatias hipertrófica ou dilatada, displasia arritmogênica do ventrículo direito ou síndrome de Brugada). O risco de FV em qualquer doença é exacerbado por alterações eletrolíticas, acidose, hipoxemia ou isquemia.

    A fibrilação ventricular é muito menos comum entre lactentes e crianças, nos quais a assistolia é a forma de apresentação mais comum da parada cardíaca.