SóProvas


ID
3105193
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao longo do processo de formação dos estados absolutistas da época moderna, nas suas mais variadas formas, a antiga nobreza feudal precisou passar por uma série de adaptações à nova realidade, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • No absolutismo o rei era a figura ideal para concentrar o poder político e das armas, e garantir o funcionamento dos negócios.

    Nesta época, começam a surgir os grandes exércitos nacionais e a proibição de forças armadas particulares

  • A crise do sistema feudal favoreceu a formação de Estados e a construção de monarquias absolutistas. Alguns moldes comerciais de trocas, que eram comuns na Idade Média, passaram a não fazer mais sentido com a metamorfose dos burgos de pequenas fortalezas em postos de comércio e daí em cidades. Os burgos foram responsáveis pelo crescimento comercial e urbano; eram os locais nos quais se dava o processo de troca de produtos entre um feudo e outro. Também era onde havia o câmbio dez moedas.

    A burguesia foi um dos grupos que reivindicou a centralização política, pois um único território com a mesma rede de impostos e uma moeda única, amplia os lucros da burguesia. A nobreza, que era a maior detentora de terras no período feudal, continua sendo proprietária por apoiar os reis. E, também participaria dos quadros políticos das Monarquias Absolutistas e continuariam usufruindo de seus privilégios como a isenção de impostos. 

    Os Estados Nacionais para se consolidarem enquanto nação, além do apoio da burguesia e da nobreza, precisava estabelecer a moeda única, um idioma oficial, símbolos nacionais, dentre outros elementos identitários do povo e do território. Os intelectuais também foram responsáveis pela consolidação das monarquias absolutistas, pois elas fundamentavam o discurso da centralização política na figura do rei sem promover uma ruptura abrupta com o sistema feudal. A contribuição da Igreja também foi fundamental para o estabelecimento do poder divino do rei. 

    A) INCORRETA – Houve a manutenção de grande parte dos privilégios da nobreza, como a isenção de impostos, manutenção de terras e a preservação do poderio militar da nobreza considerada guerreira. 

    B) CORRETA – O exercício militar passou a ser utilizado para defender o Estado Nacional e não mais a própria terra. A cultura de privilégios e posse da nobreza se manteve, assim como necessidade de ampliar o conhecimento erudito, na medida em que o crescimento da burguesia fez a nobreza se justificar enquanto classe privilegiada e detentora de seus direitos através dos pensadores do absolutismo monárquico, como Jacques Bossuet. O exército passa a ser profissional. 

    C) INCORRETA – O Rei absolutista era nobre e a nobreza trabalhava em cooperação com o rei e sob a sua tutela e proteção. 

    D) INCORRETA – Os nobres eram nobres pelo nascimento e as honrarias nobiliárquicas, no inicio da Idade Moderna, eram conquistadas ou herdadas. 

    E) INCORRETA - O nobre era constituído nobre por nascimento em uma sociedade estamental. A nobreza era considerada um grupo guerreiro e o reconhecimento e a herança eram parte constituintes da identidade nobiliárquica. 

    Gabarito da professora: Alternativa B.