SóProvas


ID
3105199
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em sua obra Desagravos do Brasil e glórias de Pernambuco, datada de 1757, o padre Domingos Loreto Couto afirma: “Não é fácil determinar nestas províncias quais sejam os homens da plebe, porque todo aquele que é branco na cor, entende estar fora da esfera vulgar. Na sua opinião, o mesmo é ser alvo, que ser nobre, nem porque exercitam ofícios mecânicos perdem essa presunção [...]. O vulgo da cor parda, com o imoderado desejo das honras de que o priva não tanto o acidente, como a substancia, mal se acomoda com as diferenças. O da cor preta tanto que se vê com a liberdade, cuida para que nada mais lhe falta para ser como os brancos.” (Carlos Guilheme Mota. Viagem Incompleta – formação: histórias).

Segundo o texto, a dificuldade em determinar quem são os homens da plebe na província de Pernambuco em meados do século XVIII deve-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Gabarito B: ao fato de brancos, pardos e pretos considerarem que podem alcançar a condição de nobreza, a partir de seus atos e ações.

  • -----------------------------------------------------------------

    "O vulgo da cor parda, com o imoderado desejo das honras... mal se acomoda com as diferenças. //

    O da cor preta tanto que se vê com a liberdade, cuida para que nada mais lhe falta para ser como os brancos.”

  • O trecho transcrito, de Carlos Guilherme Mota, não é de fácil entendimento. O texto trata da possibilidade de ascensão social no Brasil vinculada ao embranquecimento da pele. É apontada uma hierarquia social que está claramente atrelada à questão étnica, “porque todo aquele que é branco na cor, entende estar fora da esfera vulgar".
    A questão pede que seja apontada em qual alternativa que indica, segundo o texto, qual a dificuldade indicar para “quem são os homens da plebe na província de Pernambuco em meados do século XVIII"  
    Podemos, no entanto, discordar do gabarito dado porque o texto tem, mais do que tudo, um caráter étnico e, não fica clara a ideia de que é possível uma ascensão social de pardos e pretos através de suas ações. Desta forma não haveria resposta possível.
    A) INCORRETA – Apesar da multiplicidade étnica no Brasil não era difícil distinguir brancos, pardos ou pretos. Até mesmo porque os pretos eram, majoritariamente, escravos.
    B) CORRETA – O texto pode permitir concluir que a dificuldade para indicar quais são os homens da plebe existe porque brancos, pardos e pretos podem chegar à um status de nobre, apesar da questão étnica, por conta de seus atos. E que tal situação levará à percepção de um embranquecimento.
    C) INCORRETA- A possibilidade de ascensão social no período de dominação portuguesa no Brasil não era ampla nem fácil 
    D) INCORRETA- Era patente, para pardos e pretos, sua posição de inferioridade na escala social no século XVII. 
    E) INCORRETA – Houve pardos e pretos que executavam ofícios de mecânica e que se colocavam em uma posição superior à de origem. Mas, não se pode dizer que fossem em “grande número" em comparação com aqueles que se mantinham em uma posição de inferioridade.

    RESPOSTA: B
  • alguém tem informações mais aprofundadas sobre esse fato de pessoas negras conseguirem alcançar condição de nobreza em Pernambuco?