SóProvas


ID
3105214
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto e assinale a alternativa que dá continuidade a ele.
“Descolonização e revolução transformaram de modo impressionante o mapa político do globo. O número de Estados internacionalmente reconhecidos como independentes na Ásia quintuplicou. Na África onde havia um em 1939, agora eram cerca de cinquenta. Mesmo nas Américas, onde a descolonização no início do século XIX deixara atrás umas vinte repúblicas latinas, a de então acrescentou mais uma dúzia. Contudo, o importante nelas não era o seu número, mas…”
(Eric Hobsbawn, A Era dos Extremos)

Alternativas
Comentários
  • As ricas nações capitalistas em expansão dominaram regiões africanas e asiáticas desde a segunda metade do século XIX até a década de 1950,. As duas guerras mundiais, no entanto, as desgastaram e assim elas não conseguiram assegurar os seus interesses econômicos que advinham da exploração de regiões afro asiáticas. Entre as décadas de 1950 e 1960 surgiram por volta de cinquenta novos países em territórios africanos e asiáticos, dando origem a um novo grupo geopolítico chamado “Terceiro Mundo" . 
    Os países pertencentes ao grupo geopolítico do Terceiro Mundo têm por características comuns uma economia frágil, desigualdades sociais e dificuldade de estabelecer um Estado Consolidado. O Terceiro Mundo é composto por nações descolonizadas e por uma parte das nações da América Latina. Em 1955, Estados afro -asiáticos realizaram a Conferência de Bandung que tinha por objetivo a união deste conjunto de países para se apresentarem ao mundo como uma nova força política global , com cooperação e uma identidade econômica e culturas próprias. 
    Além disso, também queriam alinhar as medidas a serem tomadas para preservar a autonomia e a soberania destes países recém-criados opondo se ao neocolonialismo americano e soviético. O candidato para responder a questão deve possuir o conhecimento sobre o processo de descolonização dos territórios africanos e asiáticos. Além disso o aluno deve ser capaz de analisar os elementos formadores geopolíticos no pós Segunda Guerra Mundial.
    A sugestão de leitura para o assunto é o livro A Era dos Extremos de Eric Hobsbawn. 
    A) CORRETA – Ocorreu uma espantosa explosão demográfica depois da Segunda Guerra Mundial, e isso contribuiu para o equilíbrio populacional do Mundo. Entretanto, as nações que ampliaram a sua demografia são aquelas que têm uma economia subdesenvolvida. O historiador Eric Hobsbawn cita em seu livro “Era dos Extremos" que a explosão demográfica é o fator central da existência dos países de Terceiro Mundo.
    B) INCORRETA – Não podemos generalizar que os movimentos de independência surgiram no âmbito exclusivo das elites intelectuais. Na Índia a Independência foi delineada como uma resistência pacífica advinda de um grupo intelectual de alta casta, possuindo como um dos idealizadores Mahatma Gandhi, advogado brâmane. Já países da América Latina, como Cuba, os guerrilheiros revolucionários lutavam contra um governo elitista que defendia os interesses da elite econômica e do capital estrangeiro. 
    C) INCORRETA – Os Estados africanos e asiáticos que conseguiram as suas independências possuíam as suas próprias tradições e diversidade cultural, mesmo que estivessem vivendo sobre a égide de outros países anteriormente. 
    D) INCORRETA – O capitalismo necessita de mão de obra mais barata e de qualidade para a ampliação de suas fontes de lucro. O capitalismo norte americano continuou recebendo imigrantes em seu território independente da emancipação dos países. 
    E) INCORRETA - Os acordos internacionais ocorridos no pós - independência tinham por objetivo afirmar a autonomia e a soberania das nações que estavam se consolidando depois de terem passado por um processo de colonização.

    Gabarito do Professor: Letra A.