SóProvas


ID
3105223
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto:
“As origens da Segunda Guerra Mundial produziram uma literatura histórica incomparavelmente menor sobre suas causas do que as da Primeira Guerra, e por um motivo óbvio”. Eric Hobsbawn. A Era dos Extremos.

Segundo a perspectiva de análise do autor, a diferença da produção historiográfica sobre as origens da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais foram:

Alternativas
Comentários
  • A Primeira Guerra Mundial teve as causas mais profundas e múltiplas. Além do mais, não houve um ganhador já que a Alemanha se rendeu mesmo estando em solo francês e vencendo todas no Front Oriental, chegando até o Báltico. Contudo, a Alemanha foi marcada como a grande vilã, mesmo o conflito tendo sido produzido por diversos atores. A Segunda Guerra foi mais clara: a Alemanha queria revanche, invadiu a Polônia e a França, declarou guerra à Inglaterra e aos EUA, além de querer acabar com a URSS.

    GAB: E

  • cadê um comentário descente ? aff

  • TENDO EM VISTA QUE A PRINCIPAL CULPADA PELA GUERRA FOI A ALEMANHA, PODEMOS DEDUZIR QUE OS HISTORIADORES NUNCA TIVERAM DÚVIDA SOBRE OS ANTECEDENTES DA GUERRA

    -ALEMANHA DESCUMPRE O TRATADO DE VERSALHES

    -ALEMANHA ANEXA A ÁUSTRIA (ANCHLUS)

    -ALEMANHA INVADE A POLÔNIA

    Podemos ressaltar também que os outros países, como a França ( que era uma das responsáveis pela Liga das Nações) fizeram de tudo para aplicar uma política de "APAZIGUAMENTO"

  • A questão tem como entrada um pequeno trecho da obra “Era dos Extremos", do historiador britânico Eric Hobsbawm. Na verdade são apenas duas frases que não nos permitem concluir o que se pede. Não há indicação de quais possibilidades o autor apresenta para “a diferença da produção historiográfica sobre as origens da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais" 
    A questão está bastante vaga e a redação não está clara. Assim sendo, é preciso ter conhecimento do trabalho de Hobsbawm, particularmente o livro de onde foi extraído o trecho.
    E, também, prestar atenção aos detalhes de cada alternativa apresentada para que detecte nelas informações que orientem a busca pela resposta correta 
    A) INCORRETA- Não se pode delimitar claramente o quantitativo de anos que levam este ou aquele processo. Há sempre fundamentos estruturais e conjunturais para tal. É o que o historiador Braudel chamou de história de longa duração e história de curta duração. 
    B) INCORRETA- Houve muita destruição de documentos do lado dos alemães e japoneses em função de ter sido o lado perdedor da guerra. Nem tanto na Itália pois esta, a partir da queda de Mussoilini, passa a ser aliada dos EUA e Grã- Bretanha. No entanto, há ainda uma quantidade significativa de fontes, escritas e não escritas, que permitem um estudo bastante acurado acerca da época. Aliás, ainda estão sendo descobertas novas fontes. 
    C) INCORRETA- A mudança de paradigma não se dá por conta do rádio e do cinema. Eles acrescentam fontes ao trabalho do historiador 
    D) INCORRETA- Apesar de ter existido a perseguição a intelectuais na época da guerra fria, o processo histórico ao qual Hobsbawm se refere é o anterior às guerras e não o da guerra fria.
    E) CORRETA- Até o presente momento não há questionamentos acerca de quem iniciou o conflito e, tanto na primeira quanto na segunda guerra os EUA não participaram diretamente do conflito enquanto puderam evitar. Até 1917 na primeira e 1941 na segunda guerra. 
    RESPOSTA: Letra E.
  • GAB-E

    os historiadores nunca tiveram dúvidas de que Alemanha, Japão e Itália foram os agressores, e que os Estados arrastados por eles para a Segunda Guerra Mundial fizeram o possível para evitar o conflito.

    PRATICAMENTE FOI O EFEITO DOMINÓ.

    MEXEU COM UM, MEXEU COM TODOS.

    GAB-E