Atualmente, além da preocupação com a manutenção e a pesquisa da importância do patrimônio em um dado processo histórico, o que é uma especificidade da historiografia, há também a proposta de uma Educação Patrimonial. Esta proposta, essencialmente para a escola básica, tem por objetivo a melhor construção de uma ideia de nação e de práticas cidadãs vinculadas a um projeto de democracia.
A Educação patrimonial à preservação e conhecimento do patrimônio histórico além de apresentar elementos que propiciem a ideia de pertencimento àquela cultura, o que é base da construção de um conceito de nação. Por sua vez, a convivência com o “diferente" pode ser importante para embasar um ideário democrata.
Há uma bibliografia específica sobre o tema em pauta. A indicação de obras fundamentais deve fazer parte da bibliografia oferecida quando da inscrição.
Entre as alternativas uma indica o que significa “ socializar esse patrimônio na escola, com valores semelhantes "
A) INCORRETA- Um patrimônio histórico não tem necessariamente um “ valor excepcional", principalmente se a questão “ valor" está vinculada à uma ideia econômica ou financeira. Ele deve ser conservado pela sua representação na construção da cultura de uma dada comunidade.
B) INCORRETA – Contar a história a partir de heróis é a base da historiografia positivista , o que não significa a valorização das várias facetas do que pode ser considerado patrimônio .
C) INCORRETA- A proposta é de valorizar as diferenças , sim , mas não de estilos arquitetônicos enquanto tais. E sim valorização do que tais estilos representam em termos de manifestação cultural.
D) CORRETA- A partir da Educação patrimonial é possível dar a conhecer ao estudante a variedade cultural e étnica de sua comunidade . Isso é um elemento base para a construção da cidadania verdadeiramente democrática.
E) INCORRETA- O que é considerado “patrimônio histórico" em uma determinada comunidade não é somente material. Há patrimônios imateriais como uma forma de dança , de música ou de dito popular. Além disso , o patrimônio não é um “ Bem" no sentido de valor econômico ou financeiro.
Gabarito do Professor: Letra D.