SóProvas


ID
3105745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito das enfermidades cardiopulmonares e da assistência farmacêutica, julgue o item a seguir.


A farmacoterapia disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde para a cessação do tabagismo consiste em adesivos, gomas e pastilhas de nicotina e comprimidos de cloridrato de bupropiona.

Alternativas
Comentários
  • Bupropiona é antidepressivo usado para reduzir o desejo compulsivo de fumar.

    mecanismo de ação: agonista parcial da dopamina e captura de noradrenalina

  • CERTO

    Tratamento Medicamentoso: Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na rede SUS são os seguintes: Terapia de Reposição de Nicotina, através do adesivo transdérmico, goma de mascar e pastilha, e o Cloridrato de Bupropiona. Não há ainda evidências suficientes para a preferência do Cloridrato de Bupropiona sobre a Terapia de Reposição de Nicotina ou vice-versa. Por este motivo, a escolha entre os medicamentos dependerá de preferências dos pacientes, incluindo posologia, facilidade de administração e a consideração dos riscos de eventos adversos. Os esquemas terapêuticos podem ser utilizados isoladamente ou em combinação.

    Terapia de Reposição de Nicotina (TRN): A reposição de nicotina poderá ser feita, segundo critério clínico, utilizando-se goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina ou adesivo transdérmico de nicotina. Todas as formas de TRN são eficazes na cessação do tabagismo, podendo praticamente dobrar a taxa de cessação no longo prazo quando comparadas ao placebo.

    Cloridrato de Bupropiona: É um antidepressivo atípico que também pode ser utilizado por fumantes sem história clínica de depressão, nas doses preconizadas. Inibe a re-captação neuronal de dopamina e norepinefrina, em maior intensidade e de serotonina em intensidade menor, tendo então atividade dopaminérgica no núcleo accumbens e noradrenérgica no locus coeruleos. É possível que também exerça a ação de antagonizar os receptores nicotínicos.

    FONTE:  https://www.cevs.rs.gov.br/upload/arquivos/201704/25092135-protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-dependencia-a-nicotina-inca-2014.pdf