SóProvas


ID
3105910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da terapia de nutrição enteral e parenteral, julgue o próximo item.


O tipo de tubo utilizado para a nutrição enteral varia com a duração da nutrição: os tubos de nutrição enteral nasoentéricos são utilizados quando a alimentação tiver de ser adotada por longo tempo.

Alternativas
Comentários
  • Por curto período, por longo período é recomendada a gastrostomia

  • ERRADO

    A diferença entre a dieta enteral e parenteral é que enquanto a nutrição enteral é uma  inserida no estômago ou intestino, na parental a dieta é inserida diretamente na corrente sanguínea.

    Os tipos de sonda usadas na dieta enteral são:

     de gastrostomia ou jejunostomia: a partir de uma abertura no abdômen, podem ser colocadas no estômago ou no intestino delgado. São utilizadas em pacientes que precisam dessa alimentação a longo prazo e não conseguem usar a sonda nasogástrica.

    • Sonda enteral nasogástrica: é o tipo de sonda colocada pelo nariz, que atravessa a garganta e chega ao estômago e ao intestino delgado. Ela é mais utilizada em pacientes temporários.

    Já na nutrição parental, o cateter é inserido na veia e os nutrientes entram em contato direto com o sangue. Os tipos de sonda usadas na dieta enteral são:

    • Cateter venoso central: esse cateter é colocado sob a pele na parte superior do tórax. Utilizado para alimentação a longo prazo, ele não fornece somente líquidos intravenosos, também auxilia nas transfusões de sangue, tratamentos quimioterápicos e na administração de diversos medicamentos.
    • Cateter venoso periférico: esse cateter é colocado na parte posterior da mão ou anterior do braço.Utilizado para alimentação a curto prazo, também leva líquidos intravenosos, bem como auxilia nas transfusões de sangue, tratamentos quimioterápicos e administração de medicamentos

    FONTE: https://www.hospitalardistribuidora.com.br/i/nutricao-enteral-tipo-de-sonda