SóProvas


ID
3106723
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Após ampla avaliação, o Procurador-Geral de Justiça, em investigação penal de sua atribuição originária, convenceu-se da ausência de qualquer elemento probatório da existência da infração penal, objeto de apuração. Por tal razão, determinou o seu arquivamento. A vítima, no entanto, insatisfeita com o arquivamento, questionou o seu advogado sobre a providência que poderia adotar.


À luz da sistemática estabelecida na ordem jurídica, é correto afirmar que a referida decisão do Procurador-Geral de Justiça:

Alternativas
Comentários
  • gab. C

    Marquei a letra C pensando nesse artigo da LC 106:

    Art. 40 - Compete ao Colégio de Procuradores de Justiça, através de seu Órgão Especial, rever, na forma que dispuser o seu Regimento Interno, mediante requerimento de legítimo interessado, decisão de arquivamento de Inquérito Policial ou peças de informação determinada pelo Procurador-Geral de Justiça, nos casos de sua atribuição originária.

    Parágrafo único - Sendo revista a decisão, o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça designará um de seus membros para oferecer a denúncia.

  • Importante frisar que:

    O COLÉGIO DE PROCURADORES revê decisões de arquivamento de INQUÉRITO POLICIAL;

    O CSMP revê decisões de arquivamento de INQUÉRITO CIVIL.

  • Lei 8.65/93

    Art. 12. O Colégio de Procuradores de Justiça é composto por todos os Procuradores de Justiça, competindo-lhe:

    (...)

    XI - rever, mediante requerimento de legítimo interessado, nos termos da Lei Orgânica, decisão de arquivamento de inquérito policial ou peças de informações determinada pelo Procurador-Geral de Justiça, nos casos de sua atribuição originária;

  • O COLÉGIO DE PROCURADORES revê decisões de arquivamento de INQUÉRITO POLICIAL;

    O CSMP revê decisões de arquivamento de INQUÉRITO CIVIL.