SóProvas


ID
3106762
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia

A Bioética é um ramo da ética que estuda conflitos, controvérsias, pesquisas e práticas que visam esclarecer e resolver questões éticas dentro da biologia. Um de seus objetivos centrais é estabelecer uma ponte entre o conhecimento científico e o humanístico a fim de evitar impactos negativos da ciência e da tecnologia sobre a vida. Entre os princípios da Bioética, destacam-se o Princípio da Autonomia, segundo o qual se deve respeitar as crenças, a vontade e os valores morais dos sujeitos da pesquisa, o Princípio da Não Maleficência, que busca preservar a integridade e minimizar a dor e os danos dos envolvidos na pesquisa, e o Princípio da Proporcionalidade, o qual defende o equilíbrio entre benefícios e riscos na pesquisa.


Considerando a caracterização da Bioética apresentada no texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o texto apresentado na questão, trata-se de confirmar os Princípios da Bioética apresentados e confirmá-los com os exemplos em cada letra.

    A resposta correta é a letra A, pois o principal argumento dos críticos a tais indústrias reside justamente no fato de que os malefícios, dores e danos causados a animais utilizados para testes não justifica o resultado de tais experimentos.

    A letra B está errada, pois uma pesquisa pode atender interesses econômicos das indústrias farmacêuticas ao mesmo tempo que apresenta grandes riscos para sua execução. Por exemplo, o teste de uma nova droga em humanos antes de conhecer informações mais detalhadas.

    A lerta C está errada, pois, sob o Princípio da Autonomia, as informações pessoais dos pacientes deve ser preservada.

    A letra D está errada, pois os impactos negativos previstos em uma pesquisa não podem ser desconsiderados, uma vez que permitirão a aplicação ou não do Princípio da Proporcionalidade. 

    A letra E está errada uma vez que o Princípio da Maleficência prevê justamente a integridade dos sujeitos. 

    Gabarito: Letra A.

  • Engraçado que ninguém fiscaliza isso e as grandes indústrias/empresas não estão nem aí para esse princípio!

  • Como a colega disse, as empresas não estão nem aí para esse princípio. Eu fiquei em dúvida na questão por conta disso, por ter visto a vida inteira as empresas utilizando animais para testes, achei que era liberado...

  • Não concordei muito com o gabarito da questão devido a interpretação textual

    " ..o Princípio da Não Maleficência, que busca preservar a integridade e minimizar a dor e os danos dos envolvidos na pesquisa...

    O gabarito da questão se refere a letra:

    A)experimentos dolorosos com animais na indústria cosmética devem ser evitados de acordo com o Princípio da não Maleficência.

    Ao meu ver MINIMIZAR A DOR e DEVEM SER EVITADOS são coisas bem diferentes.

    De qualquer maneira: gab A