SóProvas


ID
3106780
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ainda que as transformações demográficas tenham cada vez mais repercutido no aumento da proporção e do número de idosos na sociedade de maneira global, se observa que certos estereótipos com relação à velhice seguem prevalecendo como visões parciais e confusas dessa etapa da vida. Um conjunto de atitudes, em geral negativas e que se expressam de diferentes maneiras, no que diz respeito ao envelhecimento, ainda que nem sempre de modo intencional, caracteriza a gerofobia (do grego gero = velho ou idoso fobos = temor, medo), a qual, atrás do rascismo e sexismo, é a terceira forma mais comum de discriminação. O termo se refere a visões e atitudes depreciativas para com os idosos, a exemplo da discriminação pela idade ou da imposição da perda de protagonismo, que se observa a partir de uma lógica marginalizadora, respaldada socialmente na “ditadura” da idade.

(Neilson Santos Meneses. Gerofobia. Universidade Federal de Sergipe. Disponível em: http://www.ufs.br/conteudo/20100-gerofobia. Adaptado)


Em conformidade com o texto, podemos perceber que diversas formas de preconceito – como gerofobia, racismo e sexismo – contribuem para a desumanização e coisificação do outro. Desse modo, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (D)

    "os preconceitos em geral se baseiam em uma lógica de marginalização e coisificação do outro."

    Bons estudos!

  • Embora o texto se dedique a discutir sobre as manifestações de gerofobia, o preconceito diante de pessoas velhas, a questão estende a prática para outras formas de segregação e marginalização, tais como sexismo, racismo, machismo, que se apoiam na mesma prática, na "coisificação", ou seja, na desumanização da pessoa para investí-la tão somente das imagens negativas que dão sentido ao preconceito. Devido ao exposto, fica claro que a resposta correta é a letra D.

    A letra A está errada, pois embora as atitudes sejam intencionais, coisificar um indivíduo não é condição a priori para reverter um processo de marginalização. Em alguns casos extremos, pode levar a atitudes suicidas e/ou assassinas.
     A letra B está errada, pois a coisificação é sempre negativa, uma vez que anula a humanidade de outrem.
    A letra C está errada, pois o processo de desumanização tende a diminuir o protagonismo das pessoas, não superá-lo.
    A letra E está errada, pois os estereótipos buscam desumanizar, não o contrário.

    Gabarito: Letra: D
  • a intenção do preconceito é sempre diminuir e/ou desprezar o outro.