SóProvas


ID
3106801
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto que descreve a organização de parte do espaço brasileiro nas décadas de 1970 e 1980.


   No imaginário coletivo de novos investimentos e empresários do Centro-Sul, vislumbrava-se a perspectiva de novos investimentos e a expansão de suas atividades. No horizonte camponês, as vítimas da seca do sertão nordestino e os expropriados pelo então recente processo de mecanização das lavouras do Sul – avistavam um pedaço de terra e o recomeço da vida. O movimento migratório rumo ao “Eldorado” atinge proporções consideráveis e faz brotar cidades no “meio do nada”.

(Daniel Monteiro Huertas, in http://www.teses.usp.br/ Acesso em 25.04.2019. Adaptado)


O texto descreve 

Alternativas
Comentários
  • Duas áreas de avanço da fronteira agrícola: MOTOPIBA e na Amazônia. Mas o texto refere-se ao avanço das fronteiras agrícolas na Amazônia que ocorre quase sempre em áreas que já passaram por desmatamento ilegal. Além disso, a baixa produtividade do solo amazônico força os produtores a sempre procurarem novas áreas, estimulando ainda mais o ciclo de desmatamento da região.

    Gab: B

  • A questão de Geografia agrária ganha maior relevância num contexto de redução prolongada da participação da indústria no PIB e da forte retração do setor de serviços relacionada ao isolamento social causado pela pandemia de Covid 19. Assim o setor agrícola e de mineração ganham destaque na pauta de exportações brasileiras  e devem ser estudados com bastante atenção. O texto de apoio trata de áreas de expansão de práticas agrícolas e situa o processo nas décadas de 70 e 80. Buscamos a correta nomenclatura do fenômeno descrito.

    Análise das alternativas:

    A) O acrônimo MATOPIBA corresponde as mais recentes áreas de expansão do agronegócio brasileiro a partir das siglas dos estados onde ocorre. Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Todos a partir da ultima década do século XX e da primeira do XXI.

    B) A expansão da fronteira agrícola é uma expressão que refere-se ao aumento das áreas cultivadas a partir de remoção da cobertura vegetal original e início de cultivos intimamente ligados a indústria de beneficiamento e exportação. Tal fenômeno é situado historicamente nas décadas de 70 e 80 e tem como principais regiões o Centro Oeste e Norte sendo os principais biomas degradados o amazônico e o cerrado. ALTERNATIVA CORRETA.

    C) Pastagens do Pantanal são utilizadas por uma pecuária extensiva intimamente relacionada ao ciclo de cheias e vazantes da região não se relacionando diretamente com a pecuária de alta tecnologia e lucratividade que ocorre no restante da região Centro Oeste.

    D) Agricultura na Zona da Mata nordestina é historicamente ocupada pelo cultivo de cana-de-açúcar para exportação.

    E) Possível "pegadinha" da questão já que as margens da citada rodovia correspondem à correta localização do processo descrito no texto mas não está correta a menção a cana-de-açúcar como cultivo principal da região sendo este o de grãos notavelmente a soja e o milho.

    A agricultura brasileira de exportação possui aspectos positivos e negativos dependendo do enfoque. Se a questão abordar aspectos econômicos ele é positivo dada a grande participação deste item na balança comercial brasileira e na integração de partes do Norte e do Centro Oeste no espaço econômico mundial, no entanto, se abordar aspectos socioambientais aspectos negativos como a degradação ambiental, o uso de recursos hídricos, a baixa geração de empregos estão entre os principais a serem considerados. 
      
    Gabarito: B
  • MAPITOBA = Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

    Ao se falar sobre uma cidade que vem crescendo e uma cidade agrícola que vem se desenvolvendo, não se imagina a violência e as disputas de terras que acontece na região.

    E como bem sabemos, as minorias sempre são prejudicadas e os latifundiários beneficiados.

  • Houve uma grande ocupação produtiva da AMAZÔNIA durante a época citada pela questão, principalmente, um grande fluxo de nordestinos.

  • Os governos militares desenvolveram projetos de colonização para povoar as terras do Norte e Centro-Oeste especialmente durante a década de 1970. A região era (muito mais do que hoje) um vazio demográfico, eles enxergaram uma urgência em povoar aquelas terras, até porque na época corria o discurso sobre internacionalização da Amazônia e isso não seria bem vindo. Assim, deu-se inicío ao Programa Integrado de Colonização (PIC) em 1970, que traria os pequenos agricultores do Sul (por terem sido afastado devido a modernização agrícola e pela usina de Itaipu) e do Nordeste (onde a concentração fundiaria agravava e havia crescentes tensões no campo). Não tendo surtido tanto efeito, em 1974 foi criado o Programa Polos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia (Polamazônia), que atrairia dessa vez os grandes empresários.

  • Não existe prova fácil, é você que está estudando muito e de forma correta.

  • O texto aponta seta TANTO PARA LETRA A e B

    O que diferencia é a DATA

    Pra ser a LETRA A teria que ser Século 20 e 21.

    GABARITO LETRA B