SóProvas


ID
3107464
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Gestão Documental é um conjunto de normas, procedimentos e métodos de trabalho que permitem a tramitação, produção, avaliação, uso e arquivamento de documentos oficiais. Uma de suas principais funções é

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

  • Alguns benefícios da gestão documental: redução de custos operacionais; economia de espaços físicos destinados ao arquivamento; segurança e confidencialidade; maior controle, rastreabilidade e acesso aos dados.

    Maior controle, rastreabilidade e acesso aos dados

    Controlar a informação significa que você sabe quais são as alterações realizadas na sua empresa e quando. Rastreabilidade significa que você é capaz de encontrar qualquer dado sem dificuldade. Acesso significa que as pessoas que mais precisam desses dados sempre conseguem encontrá-los. Esses são três aspectos que precisam ser levados em conta na elaboração de uma estratégia de gestão documental. Com as ferramentas certas, é possível ter bons resultados nas três frentes.

    Site: flowup.me

  • Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos técnicos e operacionais referentes às atividades de produção, tramitação, classificação, avaliação e arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento à guarda permanente.
  • O examinador quer saber se você sabe um dos objetivos da aplicação da gestão documental nas instituições. 

    Segundo a Lei nº 8.159/91 Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    É a gestão de documentos que faz com que somente os documentos que realmente precisam ser utilizados fiquem nos setores de trabalho, e que após esse momento, possam aguardar a sua eliminação, guarda permanente ou um possível acesso em um espaço separado, com menos custos. Além disso, a gestão de documentos faz com que somente os documentos que possuam valor secundário (histórico, cultural, probatório e informativo) sejam guardados permanentemente e que os que não possuem mais valor possam ser eliminados. Além disso, há um controle sobre o que é produzido, além do estabelecimento de um padrão estético dos documentos, de controle sobre a real necessidade de sua movimentação, entre outras questões. Todo esse processo favorece o controle das informações (D), a partir de diversas vertentes, já que tudo é monitorado em termos de gestão informacional e documental.

    a) A gestão documental faculta a racionalização das informações e não o aumento.
    b) A gestão documental facilita o acesso, mas não dissemina as informações, pelo menos não diretamente.
    c) A gestão documental facilita o acesso, mas não propaga as informações, pelo menos não diretamente.
    d) gabarito,
    e) A especificação de dados não é um objetivo da gestão documental.

    Gabarito do Professor: D

  • GABARITO: D

    Só para complementar, a definição dada por Rita Silva em seu comentário está na Lei 8.159/91, artigo 3o.

  • Gabarito D

    Gestão Documental é um conjunto de normas, procedimentos e métodos de trabalho que permitem a tramitação, produção, avaliação, uso e arquivamento de documentos oficiais. Suas principais funções são: fornecer evidências, condução transparente das atividades e controle de informações.

    Tudo posso Naquele que me Fortalece!