SóProvas


ID
3107545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda com relação às abordagens psicoterápicas e intervenções necessárias para o tratamento de pacientes com diagnóstico de luto, julgue o próximo item.


Segundo Sigmund Freud, luto e melancolia são manifestações reativas que envolvem a perda do objeto e o reinvestimento da energia libidinal no ego, com o objetivo de reaver a relação perdida.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.

  • "O processo de luto é instalado para a elaboração de uma perda, consistindo no desligamento da libido a cada uma das lembranças e expectativas relacionadas ao objeto perdido"

    "O conceito de melancolia, esta toma os mesmos sintomas do luto, exceto por uma perturbação na autoestima...

    A autodesvalia expressada pelo melancólico acontece porque o ego se identifica com o objeto de amor perdido, que faz que a libido objetal vinculada a ele se volte para o ego do indivíduo. Dessa forma, a libido é julgada pelo superego como se fosse um objeto, o objeto de amor perdido."

    Fonte:

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092013000200007

  • Segundo Sigmund Freud, a melancolia é manifestação reativa que envolve a perda do objeto e o reinvestimento da energia libidinal no ego. No que se refere ao luto, o reinvestimento da energia libidinal se dirige a outro objeto externo.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: Errado

  • A afirmação está incorreta porque o processo citado é patológico e ocorre somente na melancolia.

  • Na melancolia, o unico modo de nao perder o objeto, eh se identificando com ele
  • Errado. Tanto no luto quanto na melancolia há perda do objeto real ou simbólico, mas somente na melancolia as manifestações são reativas ( "ele sabe o que/quem perdeu, mas não o que perdeu nesse objeto" - é inconsciente) e há reinvestimento da energia libidinal no ego ( a libido foi deslocada para o próprio ego, passa por um processo de identificação).