SóProvas


ID
3107572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Juliano, de trinta anos de idade, analista de sistemas, foi levado ao hospital pela mãe, que relatou que, havia dois dias, o filho tinha deixado de comer, tomar banho e sair de casa. No atendimento, Juliano fez o seguinte relato: “Parei de comer porque eles deram um jeito de colocar veneno de rato na minha comida. Eles querem se livrar de mim porque tenho acesso a informações confidenciais. Amanhã tenho uma reunião para resolver esse impasse. Teremos festa: é aniversário da minha mãe”. Após as observações do filho, a mãe fez o seguinte relato: “Juliano sempre foi um filho tranquilo e trabalhador. Nunca me deu trabalho nenhum. É a primeira vez que fica esquisito”. Ainda de acordo com a mãe, Juliano não utiliza substâncias ilícitas, medicamento contínuo nem apresenta qualquer tipo de condição médica geral.

      A partir da avaliação inicial, os profissionais envolvidos no atendimento de Juliano optaram por iniciar intervenção medicamentosa prescrita por um psiquiatra e encaminhar Juliano para internação, a fim de conter o quadro e realizar acompanhamento psicológico individual. A família também recebeu orientações. Após cinco dias de tratamento, Juliano recebeu alta porque apresentou melhora do quadro e remissão dos sintomas. O paciente recebeu indicação para realizar acompanhamento psiquiátrico e psicológico externo.

Considerando o caso clínico precedente, o Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-V) e a classificação internacional das doenças (CID-10), julgue o próximo item.


O comportamento psicomotor anormal e os sintomas negativos são sintomas primários da psicose.

Alternativas
Comentários
  • No entanto, Maria, o enunciado da questão traz conforme dsm

  • EM DSM-V, página 94:

    (F23) Transtorno Psicótico Breve (....)

    Especificar a gravidade atual:

    A gravidade é classificada por uma avaliação quantitativa dos sintomas primários de psicose, o que inclui delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento psicomotor anormal e sintomas negativos.

    Cada um deles pode ser classificado pela gravidade do momento (mais grave nos últimos sete dias) em uma escala com 5 pontos, variando de 0 (não presente) a 4 (presente e grave). (Ver Gravidade das Dimensões de Sintomas de Psicose Avaliada pelo Clínico no capítulo “Instrumentos de Avaliação.”)

    Nota: O diagnóstico de transtorno psicótico breve pode ser feito sem a utilização desse especificador de gravidade.

    Deus tenha misericórdia... mas é CESPE.

  • Só sei que nada sei.

    GABARITO: CERTO.

  • Fiquei na dúvida porque para se classificar como transtorno psicótico os sintomas marcado e obrigatoriamente apresentados deverão ser ou delírios ou alucinações ou discurso desorganizados. Os demais sintomas podem estar associados a outras patologias.

  • Nem sempre os sintomas como alucinações e delírios estarão perceptíveis logo de início. O embotamento afetivo e psicomotor anormal são mais "fáceis" de aferirmos

  • Bom, eu gravei assim:

    Sintomas primários são mais primitivos -> discurso desorganizado, alucinação, delírios... São positivos porque tem uma ação envolvida. A alucinação é um comportamento, assim, não é um "não comportamento" como o mutismo e a catatonia que são sintomas negativos, pois, o paciente deixa de fazer algo...

  • Um critério diagnóstico para PEP, frequentemente utilizado nos estudos atuais, requer período de ao menos uma semana, com presença de um ou mais dos sintomas a seguir: delírios, alucinações, desorganização de pensamento, alteração importante de psicomotricidade, comportamento desorganizado ou bizarro associado a prejuízo de funcionamento. O episódio deve ser inédito, e não deve ter havido remissão do quadro desde o início dos sintomas.

    Além dos sintomas necessários para o diagnóstico, vários outros podem estar presentes, já que uma ampla gama de transtornos psiquiátricos pode apresentar-se com sintomas psicóticos. Dessa maneira, os sintomas descritos anteriormente podem estar acompanhados de uma série de outros, que vão desde os sintomas negativos da esquizofrenia, como apatia, avolição e embotamento afetivo, passando por sintomas maníacos, ansiosos e depressivos. 

    Referência: https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/primeiro_episodio_psicotico.pdf

  • Pra quem não sabe ainda, a "Esquizofrenia" é popularmente/ vulgarmente conhecida "Psicose".

    Seus sintomas primários são:

    1. delírios,
    2. alucinações,
    3. discurso desorganizado, 
    4. comportamento psicomotor anormal (também chamada de catatonia)
    5. sintomas negativos

    Esses sintomas primários pertencem a classificação do DSM-V, de 2013.

  • De acordo com o DSM- V, são sintomas primários de psicose:

    - alucinações, 
    - delírios, 
    - desorganização do discurso (exceto para transtorno psicótico induzido por substância/medicamento e transtorno psicótico devido a outra condição médica), 
    - comportamento psicomotor anormal e
    - sintomas negativos.

    Gabarito do Professor: CERTO.