SóProvas


ID
3107575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Juliano, de trinta anos de idade, analista de sistemas, foi levado ao hospital pela mãe, que relatou que, havia dois dias, o filho tinha deixado de comer, tomar banho e sair de casa. No atendimento, Juliano fez o seguinte relato: “Parei de comer porque eles deram um jeito de colocar veneno de rato na minha comida. Eles querem se livrar de mim porque tenho acesso a informações confidenciais. Amanhã tenho uma reunião para resolver esse impasse. Teremos festa: é aniversário da minha mãe”. Após as observações do filho, a mãe fez o seguinte relato: “Juliano sempre foi um filho tranquilo e trabalhador. Nunca me deu trabalho nenhum. É a primeira vez que fica esquisito”. Ainda de acordo com a mãe, Juliano não utiliza substâncias ilícitas, medicamento contínuo nem apresenta qualquer tipo de condição médica geral.

      A partir da avaliação inicial, os profissionais envolvidos no atendimento de Juliano optaram por iniciar intervenção medicamentosa prescrita por um psiquiatra e encaminhar Juliano para internação, a fim de conter o quadro e realizar acompanhamento psicológico individual. A família também recebeu orientações. Após cinco dias de tratamento, Juliano recebeu alta porque apresentou melhora do quadro e remissão dos sintomas. O paciente recebeu indicação para realizar acompanhamento psiquiátrico e psicológico externo.

Considerando o caso clínico precedente, o Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-V) e a classificação internacional das doenças (CID-10), julgue o próximo item.


A gravidade do quadro de Juliano deve ser determinada por meio de uma avaliação qualitativa dos sintomas positivos apresentados.

Alternativas
Comentários
  • A gravidade do quadro de Juliano deve ser determinada por meio de uma avaliação quantitativa dos sintomas positivos apresentados.

    O transtorno psicótico breve é incomum.  preexistentes (p. ex., paranoide, histriônico, narcisista, esquizotípico ou limítrofe), bem como certas doenças clínicas (por exemplo lúpus sistêmico, ingestão de esteroide), predispõem ao seu desenvolvimento. Um estressor importante (tal como a perda de um ente querido) pode precipitar o distúrbio.

    Pacientes com o transtorno manifestam pelo menos um sintoma psicótico:

    DELÍRIO

    ALUCINAÇÃO

    FALA DESORGANIZADA

    COMPORTAMENTO GROSSEIRAMENTE DESORGANIZADO OU CATATÔNICO

    Transtorno psicótico breve não é diagnosticado se um transtorno de humor psicótico, , esquizofrenia, distúrbio físico ou  (prescrita ou ilícita) explicar melhor os sintomas.

    A diferenciação entre transtorno psicótico breve e  em paciente sem quaisquer sintomas psicóticos prévios se baseia na duração dos sintomas; se a duração exceder 1 mês, o paciente não preencherá mais os critérios diagnósticos necessários para transtorno psicótico breve.

  • Com base nos comentários dos colegas : a diferença está no tempo de duração dos sintomas . assim : psicótico breve - até 1 mês transtorno esquizofreniforme - 1 mês até 6 meses esquizofrenia - mais de 6 meses .
  • Nos Transtornos psicóticos, a gravidade é classificada por uma avaliação QUANTITATIVA dos sintomas primários de psicose. Trata-se de um especificador, e não é imprescindível para a realização do diagnóstico.