SóProvas


ID
3107617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às síndromes relacionadas ao comportamento alimentar e às abordagens psicológicas adequadas a esses casos, julgue o item que se segue.


Comer compulsivo (binge eating), também denominado bulimia, caracteriza-se por um desejo irresistível de ingerir comida, seguido de vômitos e purgações autoinduzidas.

Alternativas
Comentários
  • Binge eating", em português transtorno de compulsão alimentar periódica, caracteriza-se por comer excessiva e descontroladamente uma quantidade de alimentos considerada exagerada pela maioria das pessoas, que só termina quando um intenso mal-estar ou exaustão física extrema são atingidos. Para um correto diagnóstico desta desordem a American Psychiatric Association’s Diagnostic and Statistical estabeleceu um conjunto de critérios de diagnóstico que incluem:

    FONTE:https://www.atlasdasaude.pt/transtorno-compulsao-alimentar-periodica

  • Diferentemente da BULIMIA NERVOSA, onde uma compulsão é claramente concluída por comportamento purgativo, no TCAP, não há uma terminação lógica; conseqüentemente, a duração tem sido designada num período de duas horas, uma solução claramente insatisfatória (Stunkard, 2003).

  •  O comer compulsivo (binge eating) é um quadro próximo ao da bulimia, mas dela se diferencia pela ausência de vômitos e purgações auto-induzidas e por marcante sentimento de culpa ou desconforto após haver comido uma quantidade muito exagerada de alimentos em curto período de tempo