SóProvas


ID
3107641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente, há uma tendência de se considerar a morte como um fracasso a ser evitado de qualquer forma, confundindo-se tratamento com cura obrigatória. Nesse contexto, o tratamento paliativo envolve a aceitação da morte, entendendo-a como o fim do ciclo vital, inerente à condição humana. No que se refere ao paliativismo e a sua prática, julgue o item a seguir.


Cuidados paliativos valorizam a vida ao invés de prolongar o processo de morrer, favorecendo despedidas e o processo de separação entre o doente e aqueles que sobreviverão.

Alternativas
Comentários
  • Favorecendo despedidas ok, agora favorecendo a separação? Nunca vi isso em nenhuma literatura, principalmente porque, o mais comum, é que os pacientes desejem estar mais próximos dos seus entes queridos.

  • Foi isso que não entendi. Marquei como errado. :(

  • Com base no trabalho acima exposto, fica evidente a necessidade de atuação de psicólogos nas equipes em cuidados paliativos nos hospitais. Fica claro que sua atuação consiste em facilitar o processo de cuidar paliativamente, cuja preocupação central é dar qualidade de vida na morte, além de propiciar ao paciente e seus familiares uma possibilidade de escuta de suas necessidades. E assim, ao invés de fazer restar mais vida sem qualidade, dar mais vida aos dias que ainda restam.

    fonte: pepsic.bvsalud.org