SóProvas


ID
3107701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando se trata de doenças crônicas, é comum se falar em más notícias. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


A forma como a má notícia é comunicada pode ser mais traumática para o estado físico e mental do paciente do que o diagnóstico ou o prognóstico em si.

Alternativas
Comentários
  • Gente, pelo amor de Deus !? Tá que pode ser traumática a forma que é comunicada a má notícia, mas MAIS QUE O DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO??? fala sério !!!!

  • Questao muito subjetiva, mas enfim

  • A questão não é subjetiva. A maioria dos artigos apontam para a mesma coisa, que é a resposta correta da questão em si. Quando a má noticia é comunicada de forma errônea o impacto no paciente pode ser desastroso, a ponto dele achar que "como não tem mais o que fazer, posso apenas aceitar a morte". E não é verdade. Sempre há o que fazer, não necessariamente a morte, é o fim. Existem questões resolutivas, como a família do paciente em um contexto financeiro, psicológicos, cognitivos e comportamentais. Uma má notícia é geralmente consequência do próprio médico que não lidou com sua onipotência médica. Como o paciente lida com a noticia de sua própria morte é de extrema importância. Como já dizia a máxima da TCC: Mais importante que a situação e a visão que temos sobre ela. Para mais informações consulte alguns artigos, recomendo: http://repositorio.facimed.edu.br/xmlui/handle/123456789/116