SóProvas


ID
3107713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pacientes submetidos a tratamento quimioterápico eventualmente apresentam náusea antecipatória, que ocorre antes do procedimento e que se desenvolve após as três ou quatro primeiras sessões de quimioterapia. A respeito desse tipo de náusea, julgue o item subsequente.


A náusea antecipatória é difícil de ser controlada por medicamento, mas responde bem a intervenções comportamentais, como relaxamento e dessensibilização sistemática.

Alternativas
Comentários
  • As náuseas e vômitos (NV) conseqüentes ao tratamento quimioterápico obtiveram um melhor controle nos últimos anos a partir de avanços na área da pesquisa de seus fatores predisponentes e desencadeadores parece decorrer de um mecanismo de aprendizado condicionado. Este modelo propõe que estímulos não relacionados com o tratamento (como a presença da enfermeira, cheiros, sons) sejam associados à ocorrência da NV que ocorrem após algumas sessões de quimioterapia e possam – eles próprios – desencadear os sintomas antes de uma sessão subseqüente. Em revisões sistemáticas, demonstrou-se que sua ocorrência é cerca de 29% para as náuseas e 11% para os vômitos antecipatórios. Em nossa prática, estes valores chegam a 40%. Alguns fatores foram relacionados ao desenvolvimento da NVA, como idade, ocorrência de náusea e vômitos, sudorese ou astenia após as últimas sessões de quimioterapia e susceptibilidade à cinetose. Prevenir NVA é a melhor medida terapêutica, já que os recursos farmacológicos disponíveis ainda são insuficientes. Técnicas comportamentais oferecem grau importante de resposta, tanto no contexto preventivo quanto curativo.

    FONTE: