-
CORRETA
O coping é concebido como o conjunto das estratégias utiliza das pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias ad versas. Os esforços despendidos pelos indivíduos para lidar com situações estressantes, crônicas ou agudas, têm se constituído em objeto de estudo da psicologia social, clínica e da personalidade, encontrando-se fortemente atrelado ao estudo das diferenças individuais.
http://www.scielo.br/pdf/epsic/v3na06v03n22/
O estresse pode se definido em 2 tipos:
Logo, as estratégias de coping ajudam o indivíduo a enfrentar situações geradoras de Distress, como por exemplo, de câncer e tumores.
-
Distresse é um termo da psicologia e psiquiatria para o estresse excessivo, ou seja, que é maior que o necessário a ponto de causar problemas e sofrimento. Nem todo estresse é negativo, o estresse benéfico é chamado de eustresse . O distresse é desencadeado por estímulos percebidos como ameaças e associado a liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina.
Fonte: Wik
-
-
a American Psychosocial Oncology Society, a partir de 1997, determinarem o uso do termo distress para se referir ao sofrimento emocional vivenciado pelo paciente oncológico. O distress é definido, então, como uma “experiência emocional desagradável e multifatorial, de natureza psicológica (cognitiva, comportamental e emocional), social ou espiritual, que interfere na capacidade de lidar eficazmente com o câncer, suas alterações físicas, sintomas e tratamento.
Fonte: https://www.scielo.br/pdf/reben/v67n5/0034-7167-reben-67-05-0744.pdf
-
GABARITO: CERTO