SóProvas



Questões de Intervenção Psicossocial


ID
240364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de intervenção psicossocial.

Constituem fases do processo de intervenção psicossocial: diagnóstica, delineamento da intervenção, desenvolvimento da intervenção, avaliação da intervenção, devolução e divulgação dos resultados.

Alternativas
Comentários
  • E divulgação dos dados? Tá certo isso? Achei que terminava com devolutivas individuais. Qual autor defende isso?
  • Também não concordei..

  • Divulgação dos resultados em caso de pesquisas sobre o campo teórico, resguardando a ética e o sigilo no que se refere a dados pessoais, creio eu.


ID
240367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de intervenção psicossocial.

Na elaboração de um projeto de intervenção psicossocial, dispensa-se a observação das normas científicas, tais como o embasamento teórico e o estabelecimento de objetivos gerais e específicos.

Alternativas
Comentários
  • Questão de graça, jamais devemos deixar de observar as normas científicas e principalmente o embasamento teórico, como também, os objetivos gerais e específicos.
  • Afirmativa: "Na elaboração de um projeto de intervenção psicossocial, dispensa-se a observação das normas científicas, tais como o embasamento teórico e o estabelecimento de objetivos gerais e específicos." 


    Um profissional de psicologia que atuar sem a devida observância das normas científicas estará violando explicitamente uma série de artigos do Código de Ética profissional, como:

    "Princípios Fundamentais

    IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

    Art. 1º - São deveres fundamentais dos psicólogos:

    c. Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional; 

    Art. 2º - Ao psicólogo é vedado:

    g. Emitir documentos sem fundamentação e qualidade técnico-científica;

    Art. 19 - O psicólogo, ao participar de atividade em veículos de comunicação, zelará para que as informações prestadas disseminem o conhecimento a respeito das atribuições, da base científica e do papel social da profissão."


ID
240370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de intervenção psicossocial.

Em projetos de intervenção psicossocial, as dinâmicas de grupo e os jogos substituem os testes psicológicos, instrumentos considerados inadequados para esse tipo de intervenção.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada principalmente pelo seu caráter impositivo.


ID
240373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de intervenção psicossocial.

O conceito de intervenção psicossocial abrange qualquer grupo, instituição ou comunidade, independentemente das condições socioeconômicas que os caracterizam.

Alternativas
Comentários
  • No sentido de abrangência, independe das condições socioeconômicas. No sentido de como será feita essa intervenção, depende. Pegadinha Cespe

ID
732304
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Propõe que o psicólogo encontre sua maior fonte de trabalho e preocupação no âmbito da “psicohigiene”, ocupando- se com problemas de prevenção no seio da família, das instituições e da comunidade, agindo fundamentalmente como assessor ou consultor em instituições públicas ou privadas, que, como o hospital, têm infinitos problemas de desajuste social, emocional e administrativo que travam com frequência a sua ação e eficiência. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Bleger enfatiza que o psicólogo deve ser consultor, e não um funcionário do quadro da empresa. O objetivo é que haja um distanciamento entre este e a instituição, de forma a minimizar viéses e submissões.
  • "Para Bleger a função do Psicólogo Clínico não deve ser basicamente a terapia e sim a saúde pública e, dentro dela, a higiene mental. Ele acredita que como profissionais de psicologia devemos ter uma maior responsabilidade social sempre buscando a psico-higiene. A psico-higienne busca proporcionar condições para a vida e a saúde nos grupos básicos de interação, como a família, a escola, o trabalho, e as atividades comunitárias.  É a higienização da mente e da mente suas relações conexivas, consigo, com o meio, com o espaço, e com a história."

    http://belopsico.blogspot.com.br/2010/10/refletindo-sobre-bleger-o-psicologo.html

  • Jose Bleger é o principal fundador da psicologia institucional  sua reflexão começa com a necessidade de reorientação na atuação do psicologo que deveria sair dos consultórios particulares para trabalhar com a saúde publica, promovendo a saúde ao invés de esperar que o individuo adoeça. Ele parte das reflexões acerca da higiene mental. A psico-higiene não visa só a saúde mental e sim a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

  • Psicologia Institucional, Psico-higiene e José Bleger (principal fundador da psicologia institucional)

    --> o psicólogo clínico deve sair do consultório particular para trabalhar com a saúde publica promovendo a saúde ao invés de esperar que o individuo adoeça

    --> a função do psicólogo clínico não deve ser basicamente a terapia e sim a saúde pública e, dentro dela, a higiene mental

    --> profissionais de psicologia devemos ter uma maior responsabilidade social sempre buscando a psico-higiene

    --> a psico-higiene busca proporcionar condições para a vida e a saúde nos grupos básicos de interação, como a família, --> a escola, o trabalho, e as atividades comunitárias

    --> psico-higiene: É a higienização da mente e da mente suas relações conexivas, consigo, com o meio, com o espaço, e com a história


ID
1369321
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia social comunitária pode ser definida como “uma área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários.” (CAMPOS, Regina H. de F. (org). Psicologia Social Comunitária. Petrópolis: Vozes, 2012).
A história da psicologia comunitária no Brasil apresenta como primeiras práticas de intervenção da psicologia social comunitária:

Alternativas
Comentários
  • alternativa A- viés da saúde mental sempre presente.

  • "Tipicamente, os trabalhos comunitários partem de um levantamento das necessidades e carências vividas pelo grupo-cliente, sobretudo no que se refere às condições de saúde , educação e saneamento básico."

  • De acordo Vasconcelos (1994), o trabalho do Psicólogo comunitário é interdisciplinar, realizado por equipes multiprofissionais, com formação generalista. No campo da saúde, esse profissional atua como assessor e treinador de agentes de Saúde Mental. Para o psicólogo comunitário, o saber científico é relativizado diante do saber popular, sendo este uma importante via para o acesso à Saúde Mental da população.
     

    Sabe-se que desde a década de 60 no Brasil foram desenvolvidos alguns trabalhados em comunidades de baixa renda, com o intuito de despertar consciência crítica no sujeito e possibilitar melhores condições de vida na população. Sendo que se caracterizou um modelo de atuação pautado no espaço teórico e prático da psicologia social. Desse modo, foram realizados trabalhos com a educação popular, como a alfabetização de adultos, como um instrumento para a conscientização, método que aos poucos foi sendo denominado de psicologia comunitária ou psicologia na comunidade.
     


    Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-comunitaria/uma-reflexao-sobre-a-psicologia-social-comunitaria © Psicologado.com

  • Prevenção da saúde mental ou promoçao da saúde mental?

  • No Brasil, o surgimento da PSC foi atrelado aos movimentos sociais e às reformulações na área de saúde mental. O processo de pauperização da população, as Reformas Sanitária e Psiquiátrica e as políticas sociais pós-Constituição de 1988 (Yamamoto & Oliveira, 2010) compõem o cenário em que aconteceram as primeiras experiências de atuação da Psicologia em comunidades. Dentre as experiências brasileiras, destacamos aquelas que tiveram curso em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará por sua relevância histórica para a PSC. Ao historiar a PSC no Brasil, Lane (1996) reconhece dois pontos relevantes nesta trajetória: a criação dos Centros Comunitários de Saúde Mental cuja finalidade foi transformar, na década de 1970, o modelo de atenção psiquiátrica vigente e os trabalhos de alfabetização de adultos, inspirados na Educação Popular de Paulo Freire.

    http://www.scielo.br/pdf/psoc/v28n3/1807-0310-psoc-28-03-00562.pdf

  • De acordo com a mesma referência citada no comando da questão, inicialmente, comunidade foi introduzida na área clínica, visando humanizar o atendimento ao doente mental e se espalhou, atravésdas políticas desenvolvimentistas propagadas por organismos internacionais como OEA, CEPAL, BID, ONU e Aliança para o Progresso, especialmente nos países da America Latina. A intenção era educativa e preventiva. Trabalhava-se em comunidades com o objetivo de desenvolver potencialidades individuais, grupais e coletivas, para integrar a população aos programas oficiais de modernização e para prevenir doenças. Suas primeiras experiências práticas estiveram associadas, portanto, à educação popular, à medicina psiquiátrica comunitária e sempre sob a proteção e orientação do Estado. Sua tese sociológica central era a crença na modernização cultural e econômica, como via de progresso, atravésde reformas de base na agricultura, indústria e nos valores e atitudes da população.

    GABARITO: A

  • a prevenção da saúde mental e a educação popular;

  • Gab A

    a prevenção da saúde mental e a educação popular. Caberia melhor a promoção da saúde mental, todavia...


ID
1794094
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo como referência a Intervenção Psicossocial, assinale a afirmação que está incorreta.

Alternativas

ID
1794118
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as assertivas a seguir

I. A Psicologia Social Sócio-Histórica não privilegia a descrição do discurso (representações), mas a sua produção.

II. O pequeno grupo e as relações interpessoais são o objeto de estudo privilegiado da Psicologia Social Sócio-Histórica.

III. Na teoria dos papeis sociais, a abordagem da historicidade é considerada fundamental.

IV. Entre os recursos metodológicos utilizados pela abordagem sócio-histórica, encontramos a pesquisa participante e a pesquisa-ação.

Pode-se afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • I- verdadeiro - Segudo Gonçalves (2005) a Psicologia Social Sócio-Histórica "não privilegia a descrição do discurso (ou representações) e sim sua produção, a partir da gênese histórica da atividade social do indivíduo que se apropriou dos significados sociais, atribuindo-lhes sentidos pessoais, (p. 103)


ID
1794178
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Numa cidade com 100 mil habitantes com boa qualidade de vida, a longevidade dos moradores aumentou consideravelmente. Isso trouxe um novo problema que exigiu a intervenção do gestor público para encontrar solução para o aumento do número de velhos e a condição de ociosidade em que se encontravam. Os psicólogos sociais chamados para orientar a realização do trabalho sugeriram uma estratégia de ação. Qual das alternativas representa a melhor saída para a situação?

Alternativas
Comentários
  • Estatuto do Idoso, ART. 21 parágrafo 2:

    Os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural, para transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e identidades culturais. 

  • Gab ´- D

     

  • Dificil acreditar que a lei realmente determina o que deve ser feito dando apenas 2 opções.


ID
2215381
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os aspectos centrais que norteiam o desenvolvimento da pesquisa-intervenção é possível destacar o(a):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Na pesquisa - intervenção, a lógica do trabalho deve ser voltada a articulação entre pesquisador e objeto de estudo, de modo que não haja uma neutralidade por parte do pesquisador. Exemplos dessa pesquisa podem ser aquelas de viés antropológico.


ID
2224381
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

[...] a complexidade envolvida na definição e operacionalização do conceito de pobreza ganha maior alcance com o de vulnerabilidade social que apresenta uma noção multidimensional, considerando diversos fatores para sua definição, como o bem estar de indivíduos, grupos e comunidades, referindo-se a suas diferentes formas e graus de intensidade.
(Cartilha da Defensoria Pública de São Paulo sobre Vulnerabilidade Social, p.2).
Em relação à vulnerabilidade social e às intervenções realizadas pela psicologia e equipe nos Centros de Atendimento Multidisciplinar − CAM, considere:

I. O CAM avalia vulnerabilidade social com base nas situações de fragilidade identificadas e na classificação do tipo de vulnerabilidade social em que as pessoas se encontram, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social − IPVS.
II. A intervenção junto à população em situação de rua, pela psicologia e pelo serviço social, está centrada na busca ativa da família de origem para reinserção da pessoa no contexto familiar.
III. No CAM, a psicologia não tem possibilidade de realizar uma escuta atenta para a subjetividade da pessoa atendida em função dos limites de ação próprios da Defensoria, que visa prestar assessoria jurídica nos casos de violação de direitos.
IV. A pessoa em situação de rua pode apresentar situação criminal que demande atendimento pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar Criminal (CAMCrim), problemas de saúde que necessite de atendimento no Consultório de Rua do SUS, problemas socioassistenciais que demandem atendimento pelo SUAS.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • gabarito I e IV estao corretas confirmado

  • Sobre a II não precisa necessariamente ser na família de origem, essa busca ativa pode se dar na família atual ou mesmo no contexto onde está inserido o sujeito.

  • Penso que a aternativa II reduziu o trabalho do psicólogo e do assistente social, pois, ele não consiste, apenas, em realizar a busca ativa dos moradores de rua, mas tembém, de escutar, acolher, analisar como eles percepem sua situação, refletir sobre os preconceitos e discriminações que sofrem perante a sociedade entre outros. 

     

     

    Fonte: 

    https://www.passeidireto.com/arquivo/38805039/intervencao-com-moradores-de-rua


ID
2230183
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“O volume de críticas endereçadas à metodologia experimental e a compreensão de que psicólogos sociais deveriam considerar mais direta e sistematicamente, em suas pesquisas, a influência de variáveis culturais, históricas e sociais no comportamento humano, incentivaram a busca de métodos alternativos. (...) substitutivos válidos para a metodologia experimental.”

(Krüger, 1989, p. 24.)

Considerando o fragmento a respeito dos fundamentos teóricos e metodológicos da psicologia social acerca da pesquisa-ação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É compatível com o ideário de correntes políticas e sociais de cunho democrático e, até mesmo libertário, em processo de difusão em sociedades contemporâneas.
( ) Trata-se de um método que tende a ser mais valorizado por pesquisadores mais dispostos a se engajar ativamente em projetos de mudança do homem e da sociedade.
( ) Nesse método, pesquisador e pesquisado se restringem das relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais nas quais eles estão inseridos, pois tal método visa a mudança efetiva.
( ) É uma pesquisa que implica intervenção, ação de uns sobre os outros, uma prática social na qual pesquisador e pesquisados se apresentam enquanto subjetividades materializadas nas relações desenvolvidas, sendo ambos objetos de análise e descritos empiricamente.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  •  (v) É compatível com o ideário de correntes políticas e sociais de cunho democrático e, até mesmo libertário, em processo de difusão em sociedades contemporâneas.

    (v ) Trata-se de um método que tende a ser mais valorizado por pesquisadores mais dispostos a se engajar ativamente em projetos de mudança do homem e da sociedade.

    (f ) Nesse método, pesquisador e pesquisado se restringem das relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais nas quais eles estão inseridos, pois tal método visa a mudança efetiva.

    ( v) É uma pesquisa que implica intervenção, ação de uns sobre os outros, uma prática social na qual pesquisador e pesquisados se apresentam enquanto subjetividades materializadas nas relações desenvolvidas, sendo ambos objetos de análise e descritos empiricamente.


ID
2230222
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As práticas de intervenção psicossocial na comunidade “se inserem em um movimento de superação do modelo clínico tradicional e de produção de estratégias inovadoras” (Oliveira & Caldana, 2014, p. 184), todas pautadas em um paradigma psicossocial, o qual evidencia quatro parâmetros fundamentais que abrangem: a implicação subjetiva, a horizontalização das relações intrainstitucionais, a integralidade das ações territoriais e a superação da ética da adaptação. Sobre o parâmetro da superação da ética da adaptação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Regina Caldana foi minha professora na USP - RP. 

    O paradigma psicossocial se pauta em quatro parâmetros fundamentais:

    - implicação subjetiva do usuário, pressupondo a superação do modo de relação sujeito-objeto, característico do modelo biomédico e das disciplinas especializadas que se pautam pelas ciências positivistas;

    - horizontalização das relações intrainstitucionais, tanto entre as esferas do poder decisório, de origem política, e as esferas do poder de coordenação, de natureza mais operativa, como também das relações especificamente interprofissionais;

    - integralidade das ações no território que preconiza o posicionamento da instituição como espaço de interlocução, como instância de “suposto saber” e, ao fazer dela um espaço de intensa porosidade em relação ao território, praticamente subverte a própria natureza da instituição como dispositivo. A natureza da instituição como organização fica modificada e o local de execução de suas práticas sedesloca do antigo interior da instituição para tomar o próprio território como referência;

    - superação da ética da adaptação, ao propor suas ações na perspectiva de uma ética de duplo eixo que considera, por um lado, a relação sujeito-desejo e, por outro, a dimensão carecimento-ideais, firmando a meta da produção de subjetividade singularizada, tanto nas relações imediatas com o usuário propriamente dito quanto nas relações com toda a população do território (Costa-Rosa, 2000).

  • Que questão horrivel 


ID
2328931
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da análise institucional como método de intervenção, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O analisador comporta pelo menos dois níveis, atravessando o campo de análise e o campo de intervenção. Ele pode ser tomado tanto como o evento que denuncia, quanto aquele portador da potência da mudança.  Nele mesmo há o gérmen ou potencial de intervenção, se dadas as condições necessárias. Ele expressa e intervém, sendo um conceito que não tem sentido senão em ato.


ID
2328934
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a análise institucional, proposta por Lourau (2004), o útil ou necessário para a pesquisa e a ética da pesquisa, e de forma similar, para a intervenção e a ética da intervenção, não é a implicação – sempre presente em nossas adesões e rechaços, referências e não referências, participações e não-participações, mas a análise dessa implicação. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  

     "Intervir é ‘tornar-se parte em uma contestação que já estava pendente entre outras pessoas', nos diz o dicionário" (LOURAU, 1975, p. 277). Intervir não é observar de fora um objeto dado, mas construí-lo de dentro, ao mesmo tempo construindo a si mesmo no momento da intervenção. Nessa atitude de tornar-se parte, os analistas não se furtam em analisar aquilo que é de sua parte. Assim, entendem que a elucidação das contratransferências institucionais passa pelo esclarecimento de um sistema de respostas: a resposta que o analista dá aos clientes em relação a várias realidades como idade, sexo, raça; a resposta que dá à organização-cliente enquanto instituição e na medida em que se inclui como instituição de análise; resposta que dá às respostas (transferências) de sua própria organização analítica (LOURAU, 1975). O analista aparece como ator social, como nos propõe Lourau.


ID
2328937
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos conceitos de instituição, instituinte e instituído, em Lourau (2004), assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2328940
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a análise institucional é um paradigma que propõe uma analítica em ação, ou seja, um fazer em que a ação é o analisador, há um conjunto de ferramentas conceituais que norteiam as ações de intervenção com base nessa perspectiva. Sobre isso, relacione as colunas abaixo:

I) Análise de Encomenda

II) Análise de Demanda

III) A Autogestão do Conjunto da Sessão de Análise

IV) Elucidação dos Analisadores

V) Análise Permanente das Implicações.


( ) Condução grupal marcada pelo compromisso em contratualizar com o grupo os detalhes formais do processo de análise.

( ) Questionamento da relação do analista com o ato de solicitação do trabalho, evidenciando, principalmente, os atores solicitantes e as condições de emergência da convocatória endereçada ao analista.

( ) Questionamento da relação do analista com o grupo, com a solicitação inicial, com os atores solicitantes, com a ideologia do meio, com os problemas elencados.

( ) Construção de um quadro claro de anseios dos atores que não participaram da solicitação do trabalho, elucidando, porém, suas relações com os atores solicitantes.

( ) Processo pelo qual se explicitam elementos que motivam o grupo a se expressar, trazendo à tona os conflitos e confrontos.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As intervenções desenvolvidas por Lourau foram fundamentais para o delineamento das operações da Análise Institucional. Elas, por sua vez, marcam o modo como é desenvolvida a análise em uma instituição social e são: análise da encomenda (“pedido” que dá início ao processo de intervenção) e demanda (solicitações e desejos das pessoas do grupo com o qual se trabalha), autogestão da intervenção (contrato entre o grupo e o socioanalista na negociação: agenda de encontros, horários, visando a gestão partilhada), intenção do “tudo dizer” (livre expressão), elucidação da transversalidade (grau de comunicação entre os envolvidos), análise das implicações (vínculos e relações mantidas com e nas instituições) e elucidação dos analisadores.

    A SOCIOCLÍNICA INSTITUCIONAL COMO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO PARA A PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAÚDE

    Fortuna CM, Silva SS, Mesquita LP, Matumoto S, Oliveira PS, Santana FR

    Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e2950017

    Acesso: http://www.scielo.br/pdf/tce/v26n4/0104-0707-tce-26-04-e2950017.pdf

  • gabarito letra E

    Autogestão do conjunto da sessão de análise - Condução grupal marcada pelo compromisso em contratualizar com o grupo os detalhes formais do processo de análise.

    Análise da encomenda - Questionamento da relação do analista com o ato de solicitação do trabalho, evidenciando, principalmente, os atores solicitantes e as condições de emergência da convocatória endereçada ao analista.

    Análise Permanente das Implicações - Questionamento da relação do analista com o grupo, com a solicitação inicial, com os atores solicitantes, com a ideologia do meio, com os problemas elencados.

    Análise de Demanda - Construção de um quadro claro de anseios dos atores que não participaram da solicitação do trabalho, elucidando, porém, suas relações com os atores solicitantes.

    Elucidação dos Analisadores - Processo pelo qual se explicitam elementos que motivam o grupo a se expressar, trazendo à tona os conflitos e confrontos.


ID
2383015
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei nº 10.708/2003 institui o auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internações. Segundo essa lei, analise as afirmativas abaixo.

I. O benefício terá a duração de dois anos, podendo ser renovado quando necessário aos propósitos da reintegração social do paciente.

II. Um dos requisitos para o benefício é que o paciente seja egresso de internação psiquiátrica cuja duração tenha sido, comprovadamente, por um período igual ou superior a dois anos.

III. Um dos requisitos para o benefício é que haja expresso consentimento do paciente, ou de seu representante legal, em se submeter às regras do programa.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O benefício terá duração 1 ano, podendo ser renovado. Gabarito: D

  • *** 1 ANO duração do benefício.

    ***** 2 ANOS ou mais, o sujeito precisará ter para estar apto a participar do programa.

    GAB. D


ID
2392648
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A psicologia social estuda nossas percepções dos outros, nossas motivações resultantes da interação com outros e, ainda, nossas atitudes, comportamentos pró-sociais (altruísmo e amor) e antissociais (violência e agressão), estereótipos e preconceitos, o comportamento grupal, a formação de amizades, as formas de influenciar as pessoas etc., e uma vez adquirido o conhecimento decorrente desse estudo, aplica tal conhecimento ao entendimento de situações sociais e ao fornecimento de subsídios para solução de problemas sociais.”

(Rodrigues, 2007, p. 17.)

Considerando o trecho e os estudos de interação humana, é correto afirmar que, em pesquisa, o psicólogo social utiliza

Alternativas

ID
2392651
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A psicologia social estuda nossas percepções dos outros, nossas motivações resultantes da interação com outros e, ainda, nossas atitudes, comportamentos pró-sociais (altruísmo e amor) e antissociais (violência e agressão), estereótipos e preconceitos, o comportamento grupal, a formação de amizades, as formas de influenciar as pessoas etc., e uma vez adquirido o conhecimento decorrente desse estudo, aplica tal conhecimento ao entendimento de situações sociais e ao fornecimento de subsídios para solução de problemas sociais.”

(Rodrigues, 2007, p. 17.)

“O otimismo é um tema que vem sendo abordado nos estudos da interação humana no âmbito dos comportamentos pró-sociais.” Considerando essa afirmativa e o trecho referenciado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Encarar uma situação com realismo significa empregar defesas frente aos perigos do otimismo exagerado.

( ) Um estilo atribucional pessimista leva os indivíduos a atribuírem fracassos a causas internas, estáveis e globais.

( ) Nossas emoções e comportamentos são influenciados pelas atribuições que fazemos a nossos sucessos e fracassos experimentados.

( ) Quando se reconhece a falta de controle sobre uma determinada situação que se apresente desagradável, experimenta-se o que é denominado por otimismo irrealista.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2392654
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A psicologia social estuda nossas percepções dos outros, nossas motivações resultantes da interação com outros e, ainda, nossas atitudes, comportamentos pró-sociais (altruísmo e amor) e antissociais (violência e agressão), estereótipos e preconceitos, o comportamento grupal, a formação de amizades, as formas de influenciar as pessoas etc., e uma vez adquirido o conhecimento decorrente desse estudo, aplica tal conhecimento ao entendimento de situações sociais e ao fornecimento de subsídios para solução de problemas sociais.”

(Rodrigues, 2007, p. 17.)

Um dos indicadores importantes no estudo, o otimismo é a capacidade que os indivíduos possuem de generalização. A respeito desse indicador e em conformidade com o trecho citado, quando se generaliza a causa de um insucesso a todas as situações com que nos deparamos, é possível afirmar que essa causa se caracteriza por

Alternativas

ID
3107788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao processo de intervenção psicossocial, julgue o item subsecutivo.


No processo conhecido como coping, o psicólogo atua junto ao paciente oncológico e seus familiares como promotor de mecanismos de enfrentamento da situação, ajudando-os a promover estratégias adaptativas e minimizar o grau de distress por eles vivenciado.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    O coping é concebido como o conjunto das estratégias utiliza das pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias ad versas. Os esforços despendidos pelos indivíduos para lidar com situações estressantes, crônicas ou agudas, têm se constituído em objeto de estudo da psicologia social, clínica e da personalidade, encontrando-se fortemente atrelado ao estudo das diferenças individuais.

    http://www.scielo.br/pdf/epsic/v3na06v03n22/

    O estresse pode se definido em 2 tipos:

    Logo, as estratégias de coping ajudam o indivíduo a enfrentar situações geradoras de Distress, como por exemplo, de câncer e tumores.

  • Distresse é um termo da psicologia e psiquiatria  para o estresse  excessivo, ou seja, que é maior que o necessário a ponto de causar problemas e sofrimento. Nem todo estresse é negativo, o estresse benéfico é chamado de eustresse . O distresse é desencadeado por estímulos percebidos como ameaças e associado a liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina.

    Fonte: Wik

  •  a American Psychosocial Oncology Society, a partir de 1997, determinarem o uso do termo distress para se referir ao sofrimento emocional vivenciado pelo paciente oncológico. O distress é definido, então, como uma “experiência emocional desagradável e multifatorial, de natureza psicológica (cognitiva, comportamental e emocional), social ou espiritual, que interfere na capacidade de lidar eficazmente com o câncer, suas alterações físicas, sintomas e tratamento.

    Fonte: https://www.scielo.br/pdf/reben/v67n5/0034-7167-reben-67-05-0744.pdf

  • GABARITO: CERTO


ID
3107791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao processo de intervenção psicossocial, julgue o item subsecutivo.


O plano de intervenção psicossocial segue diretrizes únicas no planejamento do enfrentamento da doença, considerando as variáveis de risco psicossocial.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

  • Alguém que, além de dizer que a questão está errada, possa apresentar alguma referência ou justificativa?

  • Acredito que o erro esteja na utilização da palavra única, tendo em vista que essa diretriz pode se modificar a partir das condições particulares de cada paciente.


ID
3107794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao processo de intervenção psicossocial, julgue o item subsecutivo.


A apuração dos resultados obtidos nos planos de intervenção psicossocial, como o coping e a avaliação de sua eficácia, é de fácil registro, uma vez que esses resultados são mensurados com base nas reações das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Em Psicologia, mais precisamente na Psiconeuroimunologia – campo científico interdisciplinar que estuda o ser humano como unidade indissolúvel de corpo e mente –, o coping é pesquisado, sobretudo, na relação com o estresse, sendo definido como “tentativa ou empenho para lidar com exigências externas (do ambiente) ou internas (do próprio sujeito) percebidas como sobrecarregando ou excedendo os recursos da pessoa.”(Folkman e Lazarus)

    O erro da questão está em dizer que o coping é um plano de intervenção cuja eficácia é de fácil registro. Essa aferição se dá muito no campo subjetivo. Não é possível uma análise concreta de sua eficácia. São muitas variáveis intervenientes.

  • A partir da década de 60, estendendo-se pelas duas décadas seguintes, Pesquisadores passaram a conceitualizar coping como um processo transacional entre a pessoa e o ambiente, com ênfase no processo, tanto quanto em traços de personalidade (Folkman & Lazarus, 1985).

    Muitos dos artigos publicados sobre coping referem-se à construção de instrumentos de medida. Embora muitos anos de desenvolvimento teórico e pesquisa tenham se passado, e uma grande variedade de inventários e checklists tenham sido desenvolvidos.

    O erro da questão está em dizer que o coping é a avaliação de fácil registro, baseado nas reações das pessoas tendo em vista que diversos instrumentos foram criados para seu estudo.


ID
3440677
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os grupos como estratégia de intervenção psicossocial no campo da saúde mental para a promoção da saúde, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • . Nesse sentido, sugerimos evitar:

    a formação de grupos por tipologia de agravos ou sofrimento psíquico. Deve-se buscar a diversidade grupal, reconhecendo e fazendo-se reconhecer os sujeitos como pertencentes a um território comum;

    O grupo como lugar de abordagem. Deve-se enfatizar o grupo como lugar do encontro entre sujeitos, as pessoas como singularidades em permanente produção de si e do mundo.


ID
3441961
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para intervenções em grupos vivenciais, é importante a compreensão dos processos que ocorrem nessas relações interpessoais. Assim, assinale a alternativa que apresenta os conceitos que ocorrem nos processos grupais, ressaltados pela Psicologia Social. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Coesão, normas, liderança, tomada de decisão e identificação.


ID
3556414
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas últimas décadas, observa-se o aumento de profissionais da Psicologia nos campos articulados às políticas públicas. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Observa-se que os conhecimentos científicos de cunho psicológico foram sendo apropriados por diferentes campos do conhecimento (como a psiquiatria, a educação, as organizações de trabalho, o poder judiciário, a publicidade etc.), sendo que, por meio desses aparatos, noções prescritivas de normalidade foram correlacionadas a modos de vidas apresentados como normais e adequados à vida em sociedade.

II. Encontramos, na descrição das atividades das(os) psicólogas(os) que atuam nas políticas públicas, em um extremo, a delimitação de lugares muito específicos de atuação – como a transposição da clínica psicológica individual ao contexto das Unidades Básicas de Saúde (DIMENSTEIN, 1998) – e, em outro, atividades caracterizadas pela generalidade – como é possível observar no trabalho das(os) psicólogas(os) no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o que acaba por impor restrições e dificuldades para o exercício da autonomia e do trabalho psicológico.

III. A intervenção política demanda a articulação entre saberes e o diálogo com profissionais e usuários que possuem os mesmos olhares, o que pode ser observado, por exemplo, no que é chamado de “trabalho em rede”. Tal processo implica uma espécie de descentralização do saber psi, o que leva à abertura a novas esferas práticas e teóricas, engendradas em meio a interlocuções interdisciplinares e comunitárias que potencializam diferentes e múltiplas formas de entendimento e intervenção.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    O erro da assertiva III está em apontar que o trabalho em rede se constitui a partir de um mesmo olhar de vários sujeitos, o que não podemos caracterizar como verdade. Em nada acresceria se todos os sujeitos possuíssem a mesma visão.


ID
3606136
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Caeté - MG
Ano
2010
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Robert Farr (2004) localiza duas formas de Psicologia Social que se produziram na história deste campo. Essas duas formas de Psicologia Social são indicadas corretamente na opção: 

Alternativas

ID
3613402
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A preocupação da Psicologia com o estudo dos grupos começa com os estudos da chamada:

Alternativas

ID
3620068
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação e o monitoramento de serviços e programas sociais possuem como componente considerado essencial, nas diferentes metodologias adotadas, o(s):

Alternativas

ID
3667753
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a prática da psicologia social, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
3672307
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Psicologia Social e seus fundamentos.



( ) Enquanto os psicólogos sociais da vertente conhecida como Psicologia Social Sociológica tendem a enfatizar principalmente os processos intraindividuais responsáveis pelo modo pelo qual os indivíduos respondem aos estímulos sociais, aqueles da Psicologia Social Psicológica tendem a privilegiar os fenômenos que emergem dos diferentes grupos e sociedades. 
( ) A Psicologia Social na América Latina tem como um de seus legítimos representantes Martin-Baró, que defendia em suas obras o desenvolvimento de uma psicologia social comprometida com a realidade social latino-americana, e que pudesse ajudar a minorar a situação estrutural de injustiça social vivenciada pela maioria dos seus povos. 
( ) A psicologia social tem se debruçado atualmente sobre os tópicos cognição social, atitudes e processos grupais, e algumas novas vertentes da área têm se dedicado aos temas da Neurociência Social e da Psicologia Social Evolucionista. 
( ) A Psicologia Social Histórico-Crítica, abarcando diferentes posturas teóricas, como o Socioconstrucionismo e a Psicologia Discursiva, se contrapõe à Psicologia Social Crítica pelo fato de adotar uma postura crítica em relação às instituições, organizações e práticas da sociedade atual.
 ( ) Psicologia Social Psicológica, Psicologia Social Sociológica e Psicologia Social Crítica são consideradas pela literatura da área como três principais vertentes atuais da Psicologia Social.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3688648
Banca
IADES
Órgão
SEAD-PA
Ano
2018
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos autores mais influentes para a psicologia social comunitária brasileira é Ignácio Martín-Baró (1942-1969). Em um dos mais clássicos textos desse autor O papel do psicólogo (1996), ele defende que psicologia deve ser feita de maneira comprometida com o contexto no qual se situa, em harmonia com as demandas e as necessidades dos povos que historicamente foram subalternizados. Para tanto, Martín-Baró defende que o fazer profissional de psicólogos e psicólogas seja guiado por processos de 

Alternativas

ID
3695605
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2009
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tempos atrás, diversas localidades do Estado de Santa Catarina foram duramente atingidas por intempéries climáticas. Profissionais de diversas áreas de atuação se envolveram em ações de intervenção junto às pessoas vitimadas por esses eventos, inclusive psicólogos.


Esse campo de práticas, no que se refere especificamente à psicologia, vem sendo conhecido como:

Alternativas

ID
3706084
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em Psicologia e Compromisso Social, organizado por BOCK, A.M.B (2009), Albertina Mitjáns Martínez define a noção de compromisso social, tema recorrente da psicologia brasileira na última década. Qual das frases a seguir mais se aproxima dessa definição?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Trata-se da implicação que o debate sobre o compromisso social da Psicologia tem para a formação dos psicólogos, especialmente para sua formação como sujeitos capazes de promover mudanças em prol de uma maior equidade social.


ID
3710110
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunidade é definida por teóricos da Psicologia Comunitária a partir do conceito de relação. A intervenção comunitária deve ser focada nas relações familiares, comunitárias e institucionais, assim como na mobilização das redes sociais.

    
Sobre o trabalho em rede é correto afirmar:

Alternativas

ID
3713098
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho social com famílias, no que se refere à sua vinculação a campos ou áreas de atuação, é tipicamente associado e/ou vinculado à Psicologia:

Alternativas

ID
3713590
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabendo que a orientação básica aos psicólogos que trabalham no CRAS é que esses não devem exercer a clínica nesse ambiente, resta-nos a ação da Psicologia Social. Geralmente, as famílias que procuram o CRAS o fazem para garantir a sua participação no Programa da Bolsa Família, considerado como política pública de assistência social. A prática atual mostra que o assistente social faz a classificação dessas famílias para saber se estão aptas a receber o benefício. O que cabe ao Psicólogo Social nessa circunstância?

Alternativas

ID
3714541
Banca
IMAM
Órgão
Prefeitura de Lavras - MG
Ano
2012
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução 43 de 18 de junho de 2007, o município beneficiado pelo repasse de recursos financeiros do Fundo Estadual de Assistência Social ao Fundo Municipal de Assistência Social se compromete a realizar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) os seguintes serviços, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei o teor da resolução na internet. Fui pela lógica. A alternativa "a" é a mais fora da curva, mais dispendiosa e complexa para a estrutura simples de um CRAS.


ID
3716668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CFP
Ano
2003
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João tem onze anos de idade e cursa pela segunda vez a 3.a série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia. No início do ano letivo, a professora de João do ano anterior informou à nova professora acerca das dificuldades de aprendizagem que o aluno apresentava, especialmente em Matemática, explicando que ele era preguiçoso, não gostava de estudar e tampouco era estimulado pela família a prosseguir nos estudos. João geralmente sentava-se no fundo da sala. No horário contrário ao da escola, ele vendia balas e frutas nos sinais de trânsito para ajudar no orçamento da família. A mãe de João era chamada freqüentemente à escola, pela nova professora, para ser informada acerca do baixo desempenho escolar do filho. A nova professora atribuiu as dificuldades de João ao fato de ele ser proveniente de um nível sociocultural baixo, à falta de estímulo familiar e ao seu desinteresse em aprender.

Um psicólogo escolar, ao analisar a situação hipotética descrita no texto III, deveria diagnosticar que

o tipo de interação professora-aluno produziu o fenômeno da “profecia auto-realizadora”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo!

    "O conceito de profecia auto-realizadora não é novo em psicologia. Allport (1950, apud Rosenthal, 1966) já salientava que expectativa de uma pessoa a respeito do comportamento de outra pode contribuir para que essa última se comporte de acordo com o que se espera dela. Tal conceito tem provocado muitas e interessantes discussões entre psicólogos educacionais e educadores preocupados com a possibilidade de que a expectativa dos professores possa ajudar ou prejudicar o desenvolvimento intelectual e acadêmico de seus alunos. Em 1963, Clark (apud Rosenthal e Rubin, 1978). já salientava que crianças de guetos americanos eram frequentemente vítimas da profecia auto-realizadora de seus professores, uma vez que esses acreditavam que as crianças não podiam aprender."

    Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/cpXKJCPGHNbYffg38xWgWgv/?lang=pt


ID
3716830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CFP
Ano
2003
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João tem onze anos de idade e cursa pela segunda vez a 3.a série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia. No início do ano letivo, a professora de João do ano anterior informou à nova professora acerca das dificuldades de aprendizagem que o aluno apresentava, especialmente em Matemática, explicando que ele era preguiçoso, não gostava de estudar e tampouco era estimulado pela família a prosseguir nos estudos. João geralmente sentava-se no fundo da sala. No horário contrário ao da escola, ele vendia balas e frutas nos sinais de trânsito para ajudar no orçamento da família. A mãe de João era chamada freqüentemente à escola, pela nova professora, para ser informada acerca do baixo desempenho escolar do filho. A nova professora atribuiu as dificuldades de João ao fato de ele ser proveniente de um nível sociocultural baixo, à falta de estímulo familiar e ao seu desinteresse em aprender.

Considerando ainda a situação hipotética apresentada no texto, julgue o item abaixo constituem estratégias de ensino-aprendizagem que a professora poderia implementar em sala de aula com vistas a contribuir para um melhor desempenho escolar de João.

Estabelecimento de um perfil infantil geral e utilização do mesmo como ponto de partida para o trabalho em sala de aula.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Estabelecimento de um perfil infantil geral e utilização do mesmo como ponto de partida para o trabalho em sala de aula.


ID
3717244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2007
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo está atendendo a mãe, um filho de 9 anos de idade e um de 15 anos de idade, a avó paralítica de 85 anos de idade e um tio paterno das crianças. O pai está preso, cumprindo pena por assalto à mão armada e latrocínio. A família vive em uma favela, as crianças não estudam e o tio faz as despesas básicas com seu salário de pedreiro, mas já avisou que vai se casar e que não poderá mais fazer o sustento da família. Tendo como referência esse caso hipotético, julgue o item a seguir.


Durante as sessões, a palavra deve ser concedida obedecendo uma ordem, primeiro os mais velhos e os provedores e, por último, os mais jovens. No caso em questão, a mãe pode falar pelo filho de 9 anos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Durante as sessões, a palavra deve ser concedida obedecendo uma ordem, primeiro os mais velhos e os provedores e, por último, os mais jovens. No caso em questão, a mãe pode falar pelo filho de 9 anos.


ID
3717556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2007
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo está atendendo a mãe, um filho de 9 anos de idade e um de 15 anos de idade, a avó paralítica de 85 anos de idade e um tio paterno das crianças. O pai está preso, cumprindo pena por assalto à mão armada e latrocínio. A família vive em uma favela, as crianças não estudam e o tio faz as despesas básicas com seu salário de pedreiro, mas já avisou que vai se casar e que não poderá mais fazer o sustento da família. Tendo como referência esse caso hipotético, julgue o item a seguir.


O tio deve ser excluído do processo terapêutico porque parece socialmente ajustado, é produtivo e não apresenta dificuldades evidentes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O tio deve ser excluído do processo terapêutico porque parece socialmente ajustado, é produtivo e não apresenta dificuldades evidentes.

  • Resposta Errada. O tio não deve ser excluído do processo terapêutico, visto que a família depende financeiramente dele. Ou seja, ele exerce uma importância muito grande na família.

  • Gabarito: errado!

    Ainda que o tio constitua família e passe a não residir no mesmo ambiente da família, continuará exercendo uma figura importante para esta, ainda que não seja como provedor do lar. Não podemos reduzir a importância dos papéis familiares aos recursos financeiros, há muitos outros papéis que, provavelmente, este tio desempenha neste arranjo familiar, isto deve ser explorado e utilizado.


ID
3717979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2007
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo está atendendo a mãe, um filho de 9 anos de idade e um de 15 anos de idade, a avó paralítica de 85 anos de idade e um tio paterno das crianças. O pai está preso, cumprindo pena por assalto à mão armada e latrocínio. A família vive em uma favela, as crianças não estudam e o tio faz as despesas básicas com seu salário de pedreiro, mas já avisou que vai se casar e que não poderá mais fazer o sustento da família. Tendo como referência esse caso hipotético, julgue o item a seguir.


O tio, por ter objetivos próprios e planos de sair de casa, já não é mais parte do grupo social que constitui a família em questão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O tio, por ter objetivos próprios e planos de sair de casa, já não é mais parte do grupo social que constitui a família em questão.

    “A família é um grupo mantido pelo parentesco e pelas relações interpessoais entre seus membros, que são sustentados por afeição, apoio, partilha de tarefas domésticas, cuidados com a prole e cooperação mútua em várias outras atividades”atividades”(Zamberlan et al apud Dessen e Costa Jr 2005).


ID
3777880
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às características da pesquisa-ação, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "Franco (2005), pesquisadora da área da Educação, descreve que a consequência da imbricação entre pesquisa e ação é a participação do pesquisador no universo pesquisado. Isto anula a possibilidade de uma postura de neutralidade e de controle das circunstâncias da pesquisa.

    A proximidade que viabiliza a realização da pesquisa-ação também abre espaço para a discussão de diferentes questões."

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922013000100008

    A alternativa D é a incorreta.

    O Qconcursos cometeu um erro em relação à resposta. Bastam checar o gabarito da prova aqui no próprio site.


ID
3777886
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No âmbito da pesquisa psicossocial, existe a técnica do grupo focal. Considerando suas características e condições de aplicabilidade, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O grupo focal é um método de pesquisa qualitativa que reúne sujeitos que possuam alguma relação ou característica comum, utilizado a fim de apreender conteúdos a partir da discussão de um tema específico.


ID
3868339
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A psicologia social da saúde configura-se como um campo de conhecimento e prática que trata das questões psicológicas com enfoque mais social, coletivo e comunitário voltado para a saúde.” (Aguiar, 2007.) Considerando a definição da psicologia social da saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(____) Todas as atividades da psicologia social da saúde devem se centrar tanto na busca de saúde integral quanto na busca da saúde mental.
(____) De acordo com a visão da autora Spink, a psicologia social da saúde é como um campo ampliado de atuação do psicólogo nas instituições de saúde.
(____) A psicologia social da saúde reconhece a saúde como um fenômeno multidimensional em que interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais; sendo assim, ela não tem como objetivo trabalhar dentro de um modelo integrado, apenas busca caminhar para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença-cuidado.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
3878485
Banca
OBJETIVA
Órgão
FHSTE - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo MYERS, sobre o desenvolvimento do self social, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


O _______________________ se tornou um foco psicossocial importante porque ajuda a organizar nosso pensamento e guiar nosso comportamento social.

Alternativas

ID
3891391
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ação concreta dos psicólogos sociais na realidade, em sua intervenção técnica, seja nas relações institucionais ou em uma ação comunitária, exige um repertório amplo e diverso. Um desses repertórios diz respeito à psicologia política como ramo específico da psicologia social. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3891400
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à psicologia social do trabalho, julgue os itens subsequentes.

I A psicologia social do trabalho não pertence ao campo da psicologia social por tratar de fenômenos que concernem a uma especialidade da psicologia menos afetada pela realidade social que pelo campo organizacional.
II O trabalho, ao menos como aparece nas condições brasileiras no presente momento, é fonte de adoecimento e produz transtornos importantes, como a depressão, segundo levantamentos e estudos realizados a partir de notificações ao INSS de afastamento do trabalho.
III No presente momento, o aumento do emprego deve‐se ao aumento do trabalho informal. Essa condição que desorganiza o mercado de trabalho e corrói o rendimento dos trabalhadores é, também, oportunidade para o crescimento de uma importante alternativa de rendimento por meio da economia solidária, forma de organização autônoma dos trabalhadores.
IV Todo psicólogo do trabalho deve evitar o trabalho no âmbito das organizações pela pouca oportunidade de transformação das relações de trabalho.

V O CEREST é uma espécie de unidade básica de saúde que atende somente trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho. O atendimento depende do preenchimento da CAT.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas

ID
3891424
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A especialização em psicologia social tornou‐se necessária se
se considerar que os psicólogos sociais estejam cada vez mais
presentes no cotidiano do trabalho profissional da psicologia.
Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.
I A inserção do trabalho do psicólogo no sistema de assistência social é fator importante de atuação desse profissional no cotidiano da população.

II Os CAPS são equipamentos de atenção à saúde mental em que o psicólogo exerce uma função que se beneficia de sua qualificação no campo da psicologia social.

III A psicologia social comunitária é um grande campo de atuação dos psicólogos sociais, mas não seu campo exclusivo, como ocorre com outros setores de inserção desse profissional que têm atividade multidisciplinar.

IV Um campo mais raro, mas conhecido, de atuação do psicólogo social é o da análise qualitativa de pesquisas de mercado e da avaliação de peças publicitárias, em que o conhecimento dos métodos e das teorias da psicologia social é extremamente útil.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas

ID
3891439
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das reflexões de Martin Baró sobre o papel do psicólogo, julgue os itens que se seguem.

I O saber mais importante do ponto de vista psicológico não é o conhecimento explícito e formalizado, mas o saber inserido na práxis cotidiana.

II Na psicologia, deve‐se assumir o trabalho de eliminar ou controlar os mecanismos da identidade pessoal.

III O psicólogo deve mudar as estruturas econômicas a partir da conscientização.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3891448
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia tem papel relevante na construção de políticas públicas e em sua relação com o compromisso social, o que implica diferentes discussões. Considerando essa informação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3898021
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a prática do psicólogo social nas intervenções realizadas por ele, julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo social deve buscar compreender a dimensão subjetiva que envolve o fenômeno que ele estuda.
II. O psicólogo social não trabalha com intervenção direta.
III. O psicólogo social deve estar atento para as condições de sofrimento ético-político.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimento acerca do processo interventivo realizado pelo psicólogo social 

      Segundo Aroldo Rodrigues (2003)¹, a Psicologia Social é o estudo científico da  influência recíproca entre as pessoas (interação social)  e do processo cognitivo gerado por essa interação (pensamento social). O autor afirma que todos os indivíduos vivem em um constante processo de dependência e interdependência entre seus semelhantes. 

    Trata-se do estudo das manifestações de comportamento em determinada situação que são surgidas pela interação ou expectativa de interação entre as pessoas, bem como dos processos cognitivos que emergem dessa interação social 

     Vamos aos julgamentos dos itens:

    I - Verdadeiro. O psicólogo social deve compreender de que forma é processada a subjetividade dos indivíduos inseridos em uma interação social. 

    II - Falso. O psicólogo social não só trabalha, mas como deve trabalhar diretamente com os sujeitos, realizando intervenções. Como estratégias interventivas pode-se citar como exemplo: pesquisas, avaliação de recursos e criação de  grupos estruturados e uso de instrumentos e técnicas que possibilitam beneficiar o grupo.

    III - Verdadeiro. O fenômeno ético-político pode ocasionar sofrimento aos indivíduos. Como profissional voltado para as análises sociais e intervenções individuais, o psicólogo deve depreender o campo social em todos os seus aspectos, sabendo que esse campo gera sofrimento.


    Gabarito da Professora: Letra D.

    Fonte: ¹Rodrigues, Aroldo. Psicologia Social. Editora Vozes: 22ª edição. 2003 



ID
3898036
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da atuação do psicólogo social, julgue os itens subsequentes.

I. O psicólogo social deve atuar frente às demandas sociais, de forma a oferecer atendimento psicoterápico aos participantes de situação de conflito ou desastres naturais.
II. O psicólogo social deve manter-se neutro nas situações de conflito em que seja chamado a atuar, visando a manter isenta sua capacidade de arbitrar quando necessário.
III. O psicólogo social, no uso de suas atribuições, poderá atender, por meio de projetos específicos, pessoas, famílias, grupos sociais ou comunidades.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898042
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia, de uma maneira geral, e a psicologia social, em particular, têm, nas políticas públicas, uma alternativa de atuação que cresce com o reconhecimento do potencial da profissão. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

I. Políticas de inclusão social são importantes para garantir o exercício do direito de cidadania a todos.
II. O compromisso ético-político e os estudos sobre a dialética inclusão-exclusão são importantes ferramentas para a intervenção psicossocial nas comunidades.
III. A retirada de verbas para as políticas públicas e sociais não afetam, de forma determinante, a cobertura necessária para garantir maior inclusão social.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898066
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um grupo de pessoas desempregadas há mais de dois anos se reúne para discutir estratégias sugeridas pelo padre de uma paróquia de um bairro de periferia de uma cidade de médio porte para produção de renda. Analisando as alternativas apresentadas por uma psicóloga social, que colabora com a paróquia, decidem iniciar um empreendimento conjunto de produção de alimentos para atender ao público interessado: cantina da escola; festas de aniversário; coffee break de eventos; e outros. As tarefas são compartilhadas e o lucro dividido entre os participantes.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que se trata de

Alternativas
Comentários
  • A situação descrita no comando da questão caracteriza uma atividade de Economia solidária, que é definida como o "conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão." Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras. Trata-se de uma forma de organização da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital, caracterizada pela igualdade.

    É uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário. 

    A economia solidária preconiza o entendimento do trabalho como um meio de emancipação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações de trabalho capitalistas.


    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3898072
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às estratégias de intervenção institucional, julgue os itens que se seguem.

I. Há um consenso na literatura de que as estratégias de intervenção institucional devem contribuir para a constituição dos grupos sujeitos nas organizações, em detrimento dos grupos sujeitados.
II. Para René Lourau, a análise institucional deve priorizar o ponto de vista da hierarquia das organizações.
III. Lapassade considerava a intervenção institucional como estratégia disruptiva que prejudicaria a relação entre os diferentes grupos na organização.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Erro das demais assertivas:

    II - O conceito de transversalidade nasce com múltiplas referências, sobretudo como tentativa de superação, nas organizações psiquiátricas, da hierarquia vertical e da igualdade horizontal, introduzindo no pensamento institucional outras formas de relação entre os grupos o que designou de grupos sujeito e grupos sujeitados.

    III - A intervenção institucional, do contrário, é importante para as relações na organização.

    Já em relação a I:

    Grupos sujeitos tem auto grau de transversalidade, enquanto grupos sujeitados possuem baixo grau de transversalidade, portanto, deve-se buscar a construção e manutenção de grupos sujeitos.

  • A questão requer conhecimentos acerca das estratégias de intervenção em Análise Institucional


    De acordo com Rossi e Passos (2014), podem ser realizadas intervenções institucionais a partir de três vieses na análise institucional (A.I): a) A.I. em ato ou socioanálise; b) A.I. generalizada; c) A.I. restrita.


    A socioanálise refere-se à  intervenção em organizações-cliente como indústrias, administrações, escolas ou formações. A AI generalizada refere-se ao conjunto de considerações teóricas que formam um reservatório de dados e conceitos para as diversas intervenções institucionalistas. A terceira categoria é relativa a intervenções em instituições específicas: a Igreja, a escola, o Exército.¹


    I - Verdadeiro


    Grupo sujeito e grupo assujeitado são novas formas de relação entre grupos constituídas pela transversalidade no sentido de introduzir o pensamento institucional com objetivo de tentar superar as organizações da hierarquia vertical e igualdade horizontal. 


    Guattari fala de graus de abertura ou quanta de transversalidade dos grupos, interessado pelo que se passa ou se "transfere" em um regime multivetorializado que não mais cabe nos limites da interpessoalidade"¹


    Nesse sentido, Clínica e política se tornam inseparáveis nesta direção da A.I. que renova o conceito de grupo a partir de suas dinâmicas subjetivas: a dinâmica de menor grau de abertura define o grupo assujeitado e a de maior transversalidade, os grupos sujeitos. O tema da subjetividade ganha lugar no discurso institucionalista com o conceito de transversalidade que se materializa em dispositivos que permitem a circulação menos restritiva da palavra e de corpos, abrindo as relações para múltiplas conexões potencializadoras da transformação da realidade dos grupos e das subjetividades"


    II - Falso.


    Na verdade era o oposto. O teórico acreditava que a análise institucional deveria superar a hierarquia: na tentativa de superação, nas organizações psiquiátricas, da hierarquia vertical e da igualdade horizontal, introduzindo no pensamento institucional outras formas de relação entre os grupos¹ (grupos sujeito e grupos assujeitados)


    III - Falso


    A intervenção é uma estratégia facilitadora de grupos, ela “ expande e articula aos movimentos grupais em seus diferentes graus de abertura. Guattari fala de graus de abertura ou quanta de transversalidade dos grupos, interessado pelo que se passa ou se "transfere" em um regime multivetorializado que não mais cabe nos limites da interpessoalidade."¹



    Gabarito da Professora: Letra B.


    ¹ROSSI, André; PASSOS, Eduardo. Análise institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil. Rev. Epos,  Rio de Janeiro ,  v. 5, n. 1, p. 156-181, jun.  2014 .   Disponível online Site Scielo

ID
4143700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos níveis de prevenção à saúde, julgue o item  que se segue.

Intervenções psicossociais para pacientes ambulatoriais já doentes, particularmente quando utilizadas para prepará-los para exposição a exames e(ou) procedimentos médicos invasivos que produzem algum grau de ansiedade, são exemplo de prevenção secundária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

  • Gabarito: Certo!

    As ações de prevenção secundária ocorrem em situações nas quais o processo de doença já está instaurado. A intenção é propiciar uma melhor evolução clínica para os indivíduos afetados, impedindo ou retardando a evolução das enfermidades através da execução de procedimentos diagnósticos e terapêuticos.


ID
4215313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere a seguinte descrição de determinado ramo da psicologia. Em perspectiva crítica, aborda o fenômeno psicológico em sua relação com o meio cultural, considerando que há influência mútua entre ambos, pois fenômeno psicológico e meio cultural se constituem e se transformam concomitantemente. Alicerça-se na historicidade para analisar a realidade subjetiva em suas etapas de construção e para compreender o sujeito humano. Articula a constituição do psiquismo à realidade objetiva, elucidando as formas pelas quais o ser humano interioriza o mundo em sua materialidade, construindo seu psiquismo e, ao mesmo tempo, transformando esse mundo. O ramo da psicologia descrito acima pode ser corretamente denominado como


psicologia social.

Alternativas
Comentários
  • AAAAAAAAAAAAA, MUITO OBRIGADOO


ID
4215316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere a seguinte descrição de determinado ramo da psicologia. Em perspectiva crítica, aborda o fenômeno psicológico em sua relação com o meio cultural, considerando que há influência mútua entre ambos, pois fenômeno psicológico e meio cultural se constituem e se transformam concomitantemente. Alicerça-se na historicidade para analisar a realidade subjetiva em suas etapas de construção e para compreender o sujeito humano. Articula a constituição do psiquismo à realidade objetiva, elucidando as formas pelas quais o ser humano interioriza o mundo em sua materialidade, construindo seu psiquismo e, ao mesmo tempo, transformando esse mundo. O ramo da psicologia descrito acima pode ser corretamente denominado como


psicologia sócio-histórica.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


ID
4865497
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Itá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o trabalho do Psicólogo no SUAS, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
4865503
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Itá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as ações previstas ao trabalho social essencial ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), a ser exercido pelas equipes mínimas incluindo o psicólogo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4874392
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Teixeiras - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise a situação a seguir.

Em uma família usuária do CRAS, o pai fazia o consumo excessivo de álcool todos os dias, apresentando comportamentos agressivos em relação à esposa e aos filhos, além de constantes brigas na comunidade, tendo, inclusive, perdido seu emprego, por atrasos e faltas.

Assim, para atendimento dessa família, devem ser verificados os sinais e sintomas de uma possível síndrome de dependência do álcool.

São considerados sinais e sintomas de tal síndrome, exceto:

Alternativas
Comentários
  • C


ID
4879432
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Pitangueiras - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia Social no Brasil caracteriza-se pela predominância da vertente sociológica em detrimento da abordagem psicológica, a qual estuda os temas estereótipos, preconceitos, atitudes, crenças, aprendizagem social, dentre outros. A aprendizagem social pode ser considerada um tema de interface com a educação, respaldando a atuação da psicologia neste seguimento por abranger metacognições, habilidades intelectuais de automonitoramento, autoquestionamento e autorregulação do aprendizado em um dado contexto de interação social. No decorrer deste processo de aprendizagem, a autorregulação:

Alternativas

ID
4932655
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Objeto da Psicologia que corresponde à síntese singular e individual que cada indivíduo vai constituindo conforme vai se desenvolvendo, e vivenciando as experiências da vida social e cultural; ao mundo das ideias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica. Trata-se da

Alternativas

ID
4932967
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Através da mitose, uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.
II. É da competência do psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    "é um tipo de divisão celular a qual uma célula (célula-mãe) divide-se e dá origem a duas células-filhas, cada uma com um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe. A divisão celular é um processo dividido em cinco fases principais, sendo essas fases apenas uma classificação didática, uma vez que a mitose é um processo que ocorre continuamente."

    Quanto a assertiva II, é sim papel da psicologia colaborar com o conhecimento de outras áreas, principalmente porque, segundo Borges (2013) para se compreender toda a Psicologia, deve-se compreender todo o conhecimento humano.


ID
4964659
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Aexperiência imediata da vida social situa-se sempre em grupos. Segundo Lapassade os grupos são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    "A experiência imediata da vida social situa-se sempre em grupos: a família, a classe, os amigos. No trabalho, o horizonte imediato da experiência é sempre constituído por grupos: é a equipe na empresa, é o grupo sindical. Mas logo, nessas organizações, aparece rapidamente um novo elemento; o grupo é aprisionado num sistema institucional: a organização da Empresa, da Universidade (LAPASSADE, 1989, p.35)."


ID
4973560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O viver em sociedade, tão próprio dos seres humanos, exige a obediência de determinadas normas, como forma de se garantir que uns não prevaleçam sobre outros, que os direitos — que a todos pertencem — não sejam apropriados por uns poucos. Justamente por isso, nas sociedades existem as leis, que podem ser escritas — como acontece na maioria das vezes — ou não, quando baseadas nos costumes e na tradição. Aos direitos, por sua vez, correspondem as obrigações, ou seja, o que cada um dos membros da sociedade é levado a fazer em benefício da coletividade. Relativamente a esses e a outros aspectos da vida social, no Brasil e no mundo contemporâneo, envolvendo noções de cidadania, de relações humanas e de segurança individual e coletiva, julgue o item subseqüente.


Por comportamento anti-social entende-se a ação de alguém ou de um grupo de pessoas que fira as leis e o bem-estar da coletividade.

Alternativas

ID
5050300
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O estresse pode ser físico, emocional ou misto. O estresse físico é associado a eventos como cirurgias, traumatismos, hemorragias e lesões em geral. O estresse emocional resulta de acontecimentos que afetam o indivíduo psíquica ou emocionalmente, sem que haja relação primária com lesões orgânicas. O estresse misto se estabelece quando uma lesão física é acompanhada de comprometimento psíquico (emocional) ou vice-versa.


II. Desenvolver uma concepção de Psicologia voltada a um compromisso social não é uma das finalidades da psicologia escolar, pois, no ambiente educacional, o psicólogo deve voltar-se para os aspectos comportamentais dos educandos, promovendo a disciplina e estimulando a adoção de padrões baseados na ordem e na obediência.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5070070
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de São João do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A proteção social especial oferece um conjunto de serviços e programas especializados de média e alta complexidade a famílias e indivíduos, inclusive a pessoas idosas e a pessoas com deficiência, em situação de risco ou com direitos violados. A PSE está voltada às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por violação dos direitos humanos. Alguns grupos são particularmente vulneráveis à vivência das situações de violência e violação de direitos, tais como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Deus tá vendo vcs marcarem a Letra E...

  • essa questão foi mamão com açúcar! Kkkk

  • Mamão com mel kkkk

  • A questão solicita conhecimentos acerca da Proteção Social Especial.

    De acordo com a cartilha do PSE do Ministério Público do Paraná, trata-se da organização de oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. Entende que o contexto socioeconômico, político, histórico e cultural pode incidir sobre as relações familiares, comunitárias e sociais, gerando conflitos, tensões e rupturas, demandando, assim, trabalho social especializado. 

    “Tendo em vista fatores de maior vulnerabilidade e aspectos históricos e culturais, alguns grupos são particularmente vulneráveis à vivência destas situações, tais como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, populações LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), mulheres e suas famílias"

    Adendo: questão de fácil resolução mediante critério de exclusão, tendo em vista que pessoa jurídica, conceituada como empresas dotadas de CNPJ, não podem ser consideradas como grupos de vulnerabilidade.

    Portanto, é a única que não se enquadra em questões de vulnerabilidade social.

    Gabarito da professora: LETRA D.

    Fonte: Cartilha da Proteção Social Especial do Ministério Público do Paraná (disponível no site deste órgão)



ID
5076073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Text 27A2-1

    Descontente com toda violência sofrida em casa, Jones, atualmente com 23 anos de idade, é usuário de álcool e de outras drogas desde os 12 anos de idade, idade que tinha quando fugiu de casa. Com histórico de alcoolismo, o pai agredia verbalmente e fisicamente todos em casa. 
      Segue o relato de Jones: Meu pai fazia uns bicos na rua enquanto minha mãe cuidava da casa, de mim e dos meus irmãos. Era pra sustentar a gente… Eu sei. Mas ele bebia todos os dias. Saía do trabalho e ia direto para o bar. Minha mãe fingia que não ligava. Ela nunca teve coragem de sair de casa por nossa causa. Ao menos, ‘a gente tinha o que comer’, era o que ela dizia. Mas eu cansei de toda essa situação. Disse a ela que daria um jeito de trabalhar para conseguir sobreviver e dar o que comer a ela e meus irmãos. Mas ela preferiu ficar. Acho que pela promessa que fez a Deus e, também, porque tinha medo que pudesse acontecer algo pior com a gente, caso meu pai nos encontrasse. Fugi. Sem casa e sem trabalho, fui viver na rua. Lá eu conheci uns amigos que me apresentaram ‘uns bagulho’. No começo, resisti, mas depois a fome era tanta que passei a trocar a fome pela onda que a droga trazia. Nunca mais consegui sair. Espero que Deus me perdoe por isso. Já passei por várias internações (psiquiátricas). Dizem que fico muito doido e já cheguei a ver bicho saindo e passeando pelo meu corpo. Não sei. Não lembro de nada. Hoje frequento grupos do centro de atenção psicossocial de álcool e drogas (CAPS-AD). Me sinto cada dia melhor. Mas sei que é um dia de cada vez. Já recaí algumas vezes e sei que isso pode acontecer de novo (sic).

Levando em consideração o texto 27A2-I, as contribuições da psicopatologia e da psicologia social e as intervenções psicológicas em problemas específicos, julgue os itens a seguir.


I A maneira como Jones se relaciona com família e os colegas caracteriza comportamentos apreendidos em suas relações grupais, por meio de papéis diversificados.

II Um grupo de psicodiagnóstico interventivo enquanto ação proposta pela equipe do CAPS-AD no caso de Jones deve propor viabilizar a circulação de papeis dentro do grupo, assim como a superação de estereotipas, incitando novas possibilidades de compreensão dos problemas e contextos.

III Partindo-se de uma avaliação inicial, uma das possibilidades de intervenção no caso de Jones seria o atendimento individual para consultas de rotina e o atendimento psicoterápico e de orientação.

IV Não compete ao CAPS-AD a proposição de atividades de reabilitação psicossocial, sendo esta uma das atividades preconizadas pelas unidades ambulatórias especializadas.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    I) Certa. O comportamento de Jonas em grande parte foi influenciado pelos grupos em que esteve inserido. A família e os colegas da rua fizerem com que Jonas desenvolvesse papéis diversificados para lidar com as situações.

    II) Errada. O Psicodiagnóstico Interventivo não seria uma das atribuições a serem realizadas no CAPS-AD. Tampouco seria o seu papel viabilizar a circulação de papéis dentro do grupo.

    III) Certa. É perfeitamente possível realizar a psicoterapia com Jones em consultas periódicas a fim de ajudá-lo a ressignificar os seus problemas.

    IV) Um dos objetivos mais importantes do CAPS-AD é justamente a reabilitação psicossocial.

  • Vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. CORRETA. Podemos notar uma relação de abuso e negligência no pai; de submissão , dependência e permissividade na mãe; de falta de zelo nos amigos; etc.

    II. INCORRETA. Prestemos atenção!!! O psicodiagnóstico interventivo objetiva investigar a presença ou não de uma psicopatologia. Ele possui também um caráter interventivo, na medida em que as descobertas produzidas por essa investigação clínica, são capazes de promover mudanças no indivíduo. No entanto, esse não é o fim precípuo do processo, mas como se fosse um ganho secundário. Assim, as ações dentro do psicodiagnástico deverão ser no sentido de melhor investigar o objeto de estudo, e não provocar mudanças, como sugere a assertiva.

    III. CORRETA. Fazem parte do escopo de ações dos CAPS.

    IV. INCORRETA. Esse é justamente um dos objetivos principais de qualquer CAPS.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
5087641
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. As políticas públicas são um conjunto de ações coletivas geridas e implementadas pelo Estado, que devem estar voltadas para a garantia dos direitos sociais, norteando-se pelos princípios da impessoalidade, universalidade, economia e racionalidade e tendendo a dialogar com o sujeito cidadão.

São princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS:

I. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos.
II. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Socialbuscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos.
III. Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
IV. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores.
V. Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário.

Estão CORRETAS:

Alternativas

ID
5087821
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na perspectiva de efetivação dos direitos, a Política de Assistência Social passou a demandar do profissional de Psicologia uma atuação junto à coletividade, com os grupos, e não apenas a partir da perspectiva do indivíduo.


São premissas da atuação do psicólogo na Política de Assistência Social no trabalho com famílias, crianças e adolescentes:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    "Tal atuação se caracteriza como um desafio para a Psicologia, pela tradição histórica dessa ciência e profissão, pois, como chamam atenção Alberto et al. (2008), Andrade e Romagnoli (2010), Bastos e Rocha (2011), Bock (2009), Macedo e Dimenstein (2012), Oliveira, Dantas, Solon e Amorim (2011) e Yamamoto (2009), a atuação da Psicologia nesse contexto não deve se limitar a uma ação estritamente técnica. Deve ser, sim, dotada de um aspecto crítico, reflexivo, investigativo e, acima de tudo, político."

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300916


ID
5094247
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Conselho Federal de Psicologia (2013) e Vasconcelos (2011), duas práticas sustentam a atuação dos psicólogos na Política Pública de Assistência: as práticas tradicionais e as práticas emergentes. Sobre elas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vasconcelos (2011) analisou as tendências detectadas na prática profissional da(o) Psicóloga(o) e as caracterizou como práticas convencionais ou práticas emergentes, considerando as primeiras [tradicionais] como aquelas que historicamente a psicologia desenvolveu na sua visão clínica tradicional e as segundas [emergentes] como aquelas que possibilitam uma atuação em consonância com os propósitos das políticas públicas.

    Assim, classifica a prática convencional como centrada no plano individual, onde o individuo é visto como a-histórico, isolado de seu contexto social. A perspectiva teórica que embasa sua prática é unidisciplinar e a natureza da intervenção é: ‘intra-psi’, com caráter ‘curativo’, remediativo, sendo que as abordagens teóricas e metodológicas são originárias basicamente no “âmbito da própria psicologia.

    Em contraponto, a perspectiva emergente, prioriza práticas centradas em contextos e grupos, com ações de caráter mais preventivo, onde encontra-se uma pluralidade de abordagens, oriundas também de áreas afins com a psicologia.

    Fonte: Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos CREAS (CFP, CREPOP, 2013)


ID
5101180
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento do CREPOP “Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS” (2007/junho 2008, Brasília: CFP, p. 21, 22 e 24 ) afirma, na seção II – ‘Psicologia e Assistência Social’, que as atividades desenvolvidas no CRAS estão voltadas para o alívio imediato da pobreza, para a ruptura com o ciclo intergeracional da pobreza e o desenvolvimento das famílias. Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania. Analise as afirmativas I e II abaixo e assinale em seguida a alternativa correta com relação às mesmas:

I - Atuar numa perspectiva emancipatória, em um país marcado por desigualdades sociais, e construir uma rede de proteção social é um grande desafio. Temos o compromisso de oferecer serviços de qualidade, diminuir sofrimentos, evitar a cronificação dos quadros de vulnerabilidade, defender o processo democrático e favorecer a emancipação social.
II – Ao oferecer os profissionais psicólogos, na atividade de investigar as necessidades apresentadas pelos usuários da Assistência Social, importantes, fundamentais e éticos serviços de qualidade, as tarefas de compreensão da demanda e suas condições históricas, culturais, sociais e políticas de produção vão precisamente assumir ali, papel secundário, subalterno, posto que é complexo e potencialmente inacessível conhecer as peculiaridades das comunidades e do território, e do seu impacto na vida dos sujeitos.

Alternativas
Comentários
  • I - Atuar numa perspectiva emancipatória, em um país marcado por desigualdades sociais, e construir uma rede de proteção social é um grande desafio. Temos o compromisso de oferecer serviços de qualidade, diminuir sofrimentos, evitar a cronificação dos quadros de vulnerabilidade, defender o processo democrático e favorecer a emancipação social.  -> Ok, tal qual como disposto no documento do CREPOP.

    II – Ao oferecer os profissionais psicólogos, na atividade de investigar as necessidades apresentadas pelos usuários da Assistência Social, importantes, fundamentais e éticos serviços de qualidade, as tarefas de compreensão da demanda e suas condições históricas, culturais, sociais e políticas de produção vão precisamente assumir ali, papel secundário, subalterno, posto que é complexo e potencialmente inacessível conhecer as peculiaridades das comunidades e do território, e do seu impacto na vida dos sujeitos. -> NÃO!!! Esse é justamente o trabalho do psicólogo frente às necessidades apresentadas pelos usuários da Assistência social. Como pode ser secundário ou inacessível?!


ID
5101189
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento do CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) “Referências técnicas para Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS” ( Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2012, 2013, p. 29, 33 e 34 ) afirma, no item EIXO 1 – Dimensão Ético-Política para a Prática das(os) Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, sub-item “A Psicologia e o paradigma da cidadania” que, apesar dos avanços da legislação e da implementação do SUAS, ainda permanece o peso da herança histórica da relação do Estado brasileiro com famílias pobres, vulneráveis e/ou excluídas. Analise as afirmativas I e II abaixo e assinale em seguida a alternativa correta em relação a estas afirmativas:

I - Esta promessa toma contornos complexos devido à enorme desigualdade social existente no país. O discurso dos direitos se contrapõe a outras representações que naturalizam a vulnerabilidade social, causadas por ‘vontade própria da população’.
II - (...) esta herança ainda traz para a política de Assistência Social, práticas assistencialistas, clientelistas e preconceituosas, que reforçam uma cultura política que precariza a gestão da politica. Essa concepção que ainda persiste em vários municípios do país, se materializa no CREAS através da baixa institucionalidade em relação às determinações prescritas nos marcos legais.

Alternativas

ID
5101195
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento do CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) “Referências técnicas para Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS” ( Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2012, 2013, p. 29, 33, 34 e 35 ) afirma, no item EIXO 1 – Dimensão Ético-Política para a Prática das(os) Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, sub-item “A Psicologia e o paradigma da cidadania” que na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB/RH/SUAS (BRASIL, 2006), a noção de cidadania é apresentada como um princípio ético do/a trabalhador/a do SUAS, definida como “defesa intransigente dos direitos socioassistenciais”. A Psicologia em sua história da profissão atuou mais de uma vez em processos de ajustamento do sujeito ou de conformidade com a realidade, que hegemonicamente buscava colocar no indivíduo a responsabilidade por sua condição social. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contém erro sobre estas concepções.

Alternativas
Comentários
  • B) A Psicologia, por meio de seus profissionais, pela academia e entidades, vem se constituindo como uma força acrítica, e ausente na desconstrução de práticas e paradigmas anacrônicos existentes no campo socioassistencial. -> Justamente o contrário.


ID
5114923
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia Social na atualidade é considerada por Spink & Spink (2013) como um campo em que “há intensas disputas, pouca tolerância sobre pontos de vistas diferentes e nenhuma concordância sobre quais seriam os pressupostos teóricos básicos.” (p.679). No Brasil as principais publicações de livros textos, identificados na pesquisa dos autores citados acima, refletem essa diversificação e passam por aspectos que consideram que o papel da psicologia social é entender o indivíduo no seu contexto social incluindo tópicos como: linguagem, comunicação, atitudes e comportamento, por exemplo. A partir da década de 80 novas perspectivas começaram a ser introduzidas na Psicologia Social, sobre isso é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5115133
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia Social na atualidade é considerada por Spink & Spink (2013) como um campo em que "há intensas disputas, pouca tolerância sobre pontos de vistas diferentes e nenhuma concordância sobre quais seriam os pressupostos teóricos básicos." (p.679). No Brasil as principais publicações de livros textos, identificados na pesquisa dos autores citados acima, refletem essa diversificação e passam por aspectos que consideram que o papel da psicologia social é entender o indivíduo no seu contexto social incluindo tópicos como: linguagem, comunicação, atitudes e comportamento, por exemplo. A partir da década de 80 novas perspectivas começaram a ser introduzidas na Psicologia Social, sobre isso é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém identificou os eventuais erros das demais alternativas?

  • Que estão é essa gente ? Pelo amor de Deus

ID
5145160
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A condição de superação das situações de risco aparece na literatura como condição individual ou coletiva de invulnerabilidade ou:

Alternativas
Comentários
  • "A condição de superação das situações de risco aparece na literatura como condição individual ou coletiva de invulnerabilidade ou resistência (GUZZO,2006)".

    Fonte: Psicologia Escolar: que fazer é esse? (CFP, 2016)


ID
5145163
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A experiência de um trabalho comunitário em localidades de risco traz sempre muitas reflexões a serem feitas. Por viverem em condições habitacionais irregulares, com dificuldades cotidianas relacionadas à presença de um poder paralelo, que determina uma dinâmica própria de violência e opressão, por baixa escolaridade de sua população e alto desemprego, esta população tem uma dinâmica social que:

Alternativas

ID
5146639
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os pressupostos que conformam a Psicologia Social do Trabalho incluem:
I- aspectos subjetivos relacionados ao trabalho a partir da perspectiva dos próprios trabalhadores, entendendo que o trabalho é constituído por espaços de socialização, de construção de identidades, experiências e significados, possibilitados por práticas cotidianas e interações;
II- pesquisa em Psicologia Social e da aproximação de psicólogos a movimentos sociais de trabalhadores que caracterizaram o período de abertura política posterior à ditadura militar;
III- ideologias profissionais e gerenciais têm a tarefa de representação positiva da autoridade de mando frente a quem manda e a quem obedece;
IV- relações de trabalho estabelecidas ao longo da história do capitalismo;
V- alinhamento ao discurso e aos interesses gerenciais.
Dos itens acima relacionados, estão corretos:

Alternativas

ID
5146645
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na saúde pública, os psicólogos sociais do trabalho são convidados a atuar:
I- na prevenção, promoção e intervenção na saúde integral do trabalhador, buscando uma participação ativa na elaboração e execução de Políticas Públicas que favoreçam as condições de trabalho;
II- nos encaminhamentos para atendimento individualizado;
III- dentro das políticas públicas nas quais o psicólogo social do trabalho pode ter uma atuação destacada é o da Assistência Social, especialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS);
IV- em uma prática compatível com o modelo de produtividade imposto pela empresa;
V- nos espaços de trabalho que não têm por finalidade a busca do lucro – como o setor público – oferecem mais possibilidades de atuação compatível com os pressupostos da Psicologia Social do Trabalho do que as empresas privadas;
Dos itens acima descritos, estão corretos: 

Alternativas

ID
5146651
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir de 2004, o trabalho do psicólogo nas políticas sociais ganha força por ocasião do seu ingresso massivo na política de Assistência Social – com destaque para a proteção social básica, nos CRAS. Neste âmbito, analise as seguintes afirmações sobre o trabalho do psicólogo:
I- é voltado para as famílias exclusivamente em situação de risco e vulnerabilidade, e que necessitam obrigatoriamente de intervenção do Estado para sua sobrevivência;
II- são de difícil manejo para o psicólogo, devido aos “(...) problemas materiais, concretos e que necessitam, em grande parte, de intervenções fora do escopo da clínica tradicional ...”;
III- encontra dificuldade em trabalhar em um campo extremamente contraditório que, apesar de inúmeras conquistas no campo dos direitos sociais, está inserido em um contexto de agenda neoliberal, marcado por investimento reduzido no campo social, seja pelas privatizações dos serviços, seja pela focalização das ações nos grupos em situação de extrema pobreza;
IV- ausência sistematização de informações sobre o território (vigilância social);
V- mediava a realização de diagnósticos e procedimentos de seleção e classificação, cujos instrumentais básicos foram os testes psicológicos.
Dos itens acima descritos, estão corretos: 

Alternativas

ID
5146672
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analisa a relação entre subjetividade e desigualdade procurando romper a dualidade social/singular. É uma perspectiva analítica que entende que por trás da desigualdade social há vida,sofrimento, medo, humilhação, mas também há o mais extraordinário milagre humano: a vontade de ser feliz e de recomeçar ali, onde qualquer esperança parece morta. Este conceito refere-se à seguinte abordagem da Psicologia Social:

Alternativas

ID
5149429
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo as Orientações sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), publicadas pelo Conselho Federal de Psicologia na cartilha intitulada “Referências técnicas para a atuação do psicólogo (a) no CRAS/SUAS”, qual deve ser o papel do psicólogo no CRAS? Aponte a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Existem duas alternativas incorretas. Mas o gabarito é "todas as alternativas corretas". Ou seja, você não marca a que está errada, mas a que afirma que todas estão certas. Achei uma questão mal formulada.


ID
5149432
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São ações desempenhadas por profissionais dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Aponte a alternativa Incorreta:

Alternativas

ID
5153212
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à Psicologia Social e aquilo que a define, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5153230
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Silvia Lane trata de uma concepção de grupo em termos histórico e dialético considerando sempre os aspectos pessoais, as características predominantes do grupo, o objetivo e o subjetivo e o caráter histórico, dentro daquilo que Lane propõe, ela classifica algumas categorias fundamentais para a análise do processo grupal, assinale qual a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    "A primeira categoria detectada foi a de produção, onde a produção da satisfação de necessidade, como apontado por Calderón e De Govia, implica necessariamente a produção das relações grupais, ou seja, a produção do grupo é produção grupal é o processo histórico do grupo. Ou seja, o processo grupal se caracteriza como sendo uma atividade produtiva.

    Uma segunda categoria definida é a de dominação, no sentido de que na sociedade brasileira capitalista as condições infra- estruturais para serem reproduzidas implicam mediações tais que, de formas as mais diversas, reproduzem relações de dominação, e que estas implicam a unicidade dominação- submissão, ou seja, nos grupos onde a proposta de relacionamento é de igualdade entre os membros detecta-se a dominação pela submissão dos membros a uma outra pessoa.

    A categoria de grupo-sujeito (adotamos a denominação de Loureau) de fato pode ser precisada nessa última etapa de observações quando o observador, como participante, analisava as contradições decorrentes das relações de dominação, levando o grupo a uma auto-análise, porém, em nenhum momento conseguimos detectar um grupo como um todo agindo em plena consciência.

    Esta negação do grupo, confrontada com observação de grupos onde as tarefas eram sempre individuais, sem haver ações necessariamente encadeadas para se atingir um produto, nos leva à categoria de não-grupo e à comprovação de que só é grupo quando ao se produzir algo s e desenvolvem e se transformam as relações entre os mem bros do grupo, ou seja, o grupo se produz. Um exemplo típico de não-grupo é aquele onde as pessoas se reuniam em uma instituição para apreender e fazer trabalhos manuais, cada um envolvido com o seu."

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/19169112/o-processo-grupal-silvia-lane


ID
5160496
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Silvia Lane, é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais e são, justamente, estes aspectos, que se tornaram o enfoque da Psicologia Social. Em outras palavras, a Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, está entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade. No tocante a essa afirmação, analise os itens a seguir e marque a alternativa correta:

I- A história não é estática nem imutável, ao contrário, ela está sempre acontecendo, cada época gerando o seu contrário, levando a sociedade a transformações fundamentalmente qualitativas.
II- A Psicologia Social se preocupa em verificar como somos determinados a agir de acordo com o que as pessoas, que nos cercam, julgam adequado, para tanto examinamos dois aspectos intimamente relacionados: os outros, ou seja, o grupo, ou grupos a que pertencemos, e como nós, nesta convivência, vamos definindo a nossa identidade social.
III- A Psicologia Social também analisa como se forma a nossa concepção de mundo e das coisas que nos cercam, através da linguagem e como ela determina valores e explicações.
IV- A Psicologia Social tem se desenvolvido como ciência, em outras partes do mundo e, principalmente, no Brasil atual.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A


ID
5163715
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A tarefa da Psicologia é investigar os fenômenos mentais com o fim de descrevê-los ou explicá-los, aplicando os conhecimentos obtidos às exigências da vida cultural, social e econômica. Segundo a APA (American Psychological Association), podemos dividir a Psicologia em setores principais, como:

Alternativas

ID
5165935
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Catanduvas - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cabe à psicologia apreender como se dá a internalização da realidade concreta e como ela faz a mediação na determinação dos comportamentos do indivíduo. A introdução do homem na sociedade é realizada pela socialização, que ocorre em duas etapas. São elas:

Alternativas

ID
5199382
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo da equipe de saúde de uma determinada prefeitura foi designado para entrevistar os servidores que atuariam nos serviços do CRAS, dada a grande demanda para atendimento à comunidade, considerando inclusive a capacidade desses profissionais de decifrar a realidade e construir propostas criativas com foco na preservação e efetivação de direitos na atenção básica de assistência social.

Para verificar o perfil profissional e a necessidade de treinamento, o tipo de entrevista a ser planejada pelo psicólogo é

Alternativas
Comentários
  • Excelente questão para avaliação de conhecimento teórico-prático.


ID
5199385
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a LOAS, são ofertados os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Entre os serviços ofertados está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF.

Assinale a alternativa que apresenta o objetivo do PAIF.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

    Este serviço tem como objetivos:

    • O fortalecimento da função protetiva da família
    • A prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; 
    • A promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; 
    • A promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais;
    • O apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

    Fonte: http://mds.gov.br/assistencia-social-suas/servicos-e-programas/paif


ID
5203492
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Descanso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento é uma competência da implementação da política nacional do idoso na área de:

Alternativas

ID
5211874
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Coronel Freitas - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a Política Nacional de Assistência Social, são considerados serviços de proteção especial de alta complexidade:

1. Família Substituta.
2. Casa Lar.
3. Abordagem de rua.
4. Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • resposta equivocada.

    A - Família Substituta é quando a criança ou o adolescente é retirado da família de origem e colocado em uma outra família, como medida de protegê-los. (explicação resumida)

    B - Casa Lar é um equipamento, onde há o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes e faz parte da Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

    C - o Serviço de Abordagem é um serviço da Proteção Social Especial de MÉDIA complexidade.

    D - Não existe Serviço de orientação e apoio sociofamiliar. A orientação, apoio e acompanhamento familiar são métodos de trabalho e são realizados por toda rede de atendimento socioassistencial do SUAS.

    Mais Informações: Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais

  • PNAS – Política Nacional de Assistência Social e os serviços de proteção especial: estes serviços destinam-se a pessoas em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, violências diversas, uso de substâncias psicoativas, etc. São ofertados serviços:

    • Média complexidade: atuação junto à família com vínculos frágeis, mas ainda não rompidos. O objetivo é a reconstrução e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Os serviços envolvem abordagem social, programas para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, para pessoas em situação de rua, crianças trabalhando, entre outros.
    • Alta complexidade: atuação junto a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e social que já tiveram seus vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados. Os serviços envolvem acolhimento institucional de crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e idosos.

    Resumo do que está em: https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Servicos-de-Protecao-Social-Especial.


ID
5212018
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Ferreira (2014), as necessidades da comunidade se configuram pela necessidade de cada indivíduo, pelas suas igualdades e suas diferenças perante a comunidade. A respeito do trabalho do Psicólogo na comunidade, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- O diagnóstico de necessidades é uma estratégia para atingir resultados, visando auxiliar a satisfação da comunidade, do grupo, melhorando a qualidade de vida do indivíduo, e outras melhorias para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento de todos.
II- O trabalho a ser desenvolvido é o de amenizar, minimizar as diferenças, visando à mudança da realidade em cada indivíduo vivente na comunidade.
III- São trabalhos que precisam que o profissional deixe seu espaço tradicional e incorpore os trabalhos de campo e as dinâmicas em que os indivíduos vivem ou atuam; além de também serem práticas dirigidas a grupos e relações coletivas e grupais.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Acredito eu que opção II está incorreta porque a intervenção psicossocial não é feita com ou para o indivíduo e sim, com o contexto no qual ele está inserido. O Psicólogo Social não trabalha com uma pessoa sozinha, ou seja, com o enfoque nos problemas de cada indivíduo. Ele até busca entender a subjetividade de cada indivíduo, pois são indivíduos inseridos naquele contexto no qual está inserido, para assim tirar conclusões a respeito do contexto, ou seja, conhecer o indivíduo é obter informações que vão se correlacionar com outras informações pesquisadas, mas o Psicólogo tem o real objetivo de entender todo esse contexto daquela comunidade no qual foi inserido para intervir.

  • De acordo com Montero (2011), a psicologia social

    comunitária estuda aspectos psicossociais inerentes ao

    contexto de relações humanas, buscando estimular os

    indivíduos para a identificação e resolução de problemas

    ou demandas emergentes, o que torna possível

    promover mudanças na comunidade.

    Fonte : http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v8n2/09.pdf

    O trabalho a ser desenvolvido é o de amenizar, minimizar as diferenças, visando à mudança da realidade em cada indivíduo vivente na comunidade errada


ID
5319583
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O emprego de um vocábulo tem o objetivo de destacar o caráter ativo e transformador do indivíduo na sua relação com o contexto sociohistórico, resultante da ação humana enquanto externalização do seu psiquismo que volta a se interiorizar transformado, num processo contínuo de articulação entre o individual e o social. (Jacques, Maria da Graça Identidade. In: Strey, Marlene Neves et al Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis, Vozes, 1998, P. 161-162).
O vocábulo em questão é:

Alternativas

ID
5319595
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

NÃO pode ser considerada uma crítica à teoria da Psicologia Social:

Alternativas