SóProvas


ID
3107890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às medidas de prevenção e de controle da atividade cariosa, julgue o item subsequente.


O bochecho diário com clorexidina 0,12% reduz de maneira expressiva a formação de placa, aumentando a produção de polissacarídeos insolúveis que induzem maior aderência bacteriana.

Alternativas
Comentários
  • A mutans na presença de sacarose induz a formação de lipossacarídeos insolúveis (pegajosos) que levam a maior aderência das bactérias na placa.

    A clorexidina ajuda sim a reduzir a formação da placa mesmo na presença de sacarose e ausência da escovação; mecanismo que pode estar relacionado com inibição da síntese de produtos de aderência, ou seja, diminuiria a quantidade de formação de lipossacarídeos insolúveis e consequentemente a aderência.

    Fonte: USO DE FLÚOR E CONTROLE DA CÁRIE COMO DOENÇA (cap 02) - Jaime Cury.

  • "Os autores concluíram que o uso de dois bochechos diários com solução de clorexidina a 0,12% durante dois anos reduziu a gengivite em até 40%; diminuiu o sangramento gengival em 50%; abaixou os índices de placa supragengival em 35%; aumentou a formação de cálculo supragengival; ampliou a proporção de indivíduos livres de cálculo subgengival e melhorou a saúde periodontal dos pacientes como um todo." 

    FONTE: https://www.uepg.br/mestrados/mestreodonto/dissertacoes/0009.pdf