SóProvas


ID
3108358
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
IFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Barroco e Terra (2012), para compreender a ruptura efetuada pelos Códigos de Ética (CE), a partir de 1986, é fundamental apreender os fundamentos éticos e filosóficos dos Códigos anteriores, que datam de 1947, 1965 e 1975. Com relação aos Códigos de Ética anteriores a 1986, coleque (V) Verdadeiro ou (F) Falso.

I. O primeiro Código (1947) – expressando a estreita vinculação do serviço social com a doutrina social da igreja Católica – era extremamente doutrinário e subordinado aos dogmas religiosos.
II. O segundo (1965), revelando trações da renovação profissional no contexto da modernização conservadora, posta pela autocracia burguesa, introduziu alguns valores liberais, rompendo com a base filosófica neotomista e funcionalista.
III. O CE de 1965 introduziu a consideração do assistente social como profissional liberal, inseriu os princípios do pluralismo, da democracia e da justiça, numa concepção liberal.
IV. O terceiro Código (1975), suprimiu as referências democrático-liberal do Código anterior, configurando-se como uma das expressões de reatualização do conservadorismo profissional.
V. No CE de 1975, o assistente social deve: participar de programas nacionais e internacionais destinados à elevação das condições de vida e correção dos desníveis sociais.

A sequência correta de cima para baixo, respectivamente, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? II. O segundo (1965), revelando trações da renovação profissional no contexto da modernização conservadora, posta pela autocracia burguesa, introduziu alguns valores liberais, rompendo com a base filosófica neotomista e funcionalista.

    ? Conforme o Código de Ética de 1975: Art. 5° ? São deveres do Assistente Social: VI. Nas relações com a comunidade: b. Participar de programas nacionais e internacionais destinados à elevação das condições de vida e correção dos desníveis sociais.

    ? [...] O primeiro Código (1947) ? expressando a estreita vinculação do Serviço Social com a doutrina social da Igreja Católica ? era extremamente doutrinário e subordinado aos dogmas religiosos. O segundo (1965) ? revelando traços da renovação profissional no contexto da modernização conservadora posta pela autocracia burguesa (NETTO, 1991) ? introduziu alguns valores liberais, sem romper com a base filosófica neotomista e funcionalista. O terceiro (1975) suprimiu as referências democrático-liberais do Código anterior, configurando-se como uma das expressões de reatualização do conservadorismo (NETTO, 1991) no contexto de oposição e luta entre projetos profissionais que antecederam o III CBAS de 1979. 

    ? Fontes: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1975.pdf ----- NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez Editora, 2005 (4ª ed.).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

       

  • I. O primeiro Código (1947) – expressando a estreita vinculação do serviço social com a doutrina social da igreja Católica – era extremamente doutrinário e subordinado aos dogmas religiosos.

    O Código de Ética de 1947 era fundamentado no humanismo cristão; no conservadorismo e no neotomismo. Assim, o item está correto.

    II. O segundo (1965), revelando trações da renovação profissional no contexto da modernização conservadora, posta pela autocracia burguesa, introduziu alguns valores liberais, rompendo com a base filosófica neotomista e funcionalista.

    De fato o código de 1965 introduziu novos princípios, a exemplo da “democracia”; “justiça” e “pluralismo”. Isso em uma concepção liberal, que não rompia com a perspectiva conversadora desse período. Todavia, ao final, o item afirma que o código de 1965 rompeu com a base filosófica neotomista e funcionalista. Como não estudamos, isso não é verdade. Essa ruptura só irá ocorrer no Código de Ética de 1986. Assim, a afirmação está errada.

    III. O CE de 1965 introduziu a consideração do assistente social como profissional liberal, inseriu os princípios do pluralismo, da democracia e da justiça, numa concepção liberal.

    Em perfeita harmonia com o que estudamos. O código de 1965 introduziu princípios como: pluralismo; democracia e justiça, mas NÃO em uma perspectiva histórico-crítica, mas sim com a finalidade de manutenção da ordem social vigente, do status quo. Tratava-se de uma concepção liberal. Aliás, esse código declarava que o assistente social era um profissional liberal (BARROCO; TERRA, 2013). Logo, item correto.

    IV. O terceiro Código (1975) suprimiu as referências democrático-liberal do Código anterior, configurando-se como uma das expressões de reatualização do conservadorismo profissional.

    Como nós estudamos, o código de 1975 manteve o caráter conversador do seu antecessor, o código de 1965. Todavia, ele tinha algumas diferenças. A principal delas foi, como bem ressalta o professor José Paulo Netto, suprimir “as referências democrático-liberais do código anterior, configurando-se como uma expressão de reatualização do conservadorismo profissional. Logo, item correto!

    V. No CE de 1975, o assistente social deve: participar de programas nacionais e internacionais destinados à elevação das condições de vida e correção dos desníveis sociais.

    Esse item é difícil, pois para acertá-lo você deveria conhecer esse dispositivo no código ou se lembrar na integra do que estava escrito na obra “Código de Ética do Assistente Social Comentado”. Todavia, perceba que se você tivesse marcado as outras alternativas com certeza, restaria somente uma sequência de V ou F para ser marcada e assim você ganharia a questão. Mas voltando ao item, ele está correto.

    “No CE de 1975, o assistente social deve: participar de programas nacionais e internacionais destinados à elevação das condições de vida e correção dos desníveis sociais” (BARROCO, TERRA, 2013)

    RESPOSTA: LETRA E

  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.