SóProvas


ID
3108484
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Rondonópolis - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro da teoria econômica do consumidor, há uma preocupação com as escolhas de consumo. Essas escolhas permeiam dois elementos: as preferências e as restrições que se aplicam ao consumo. É dessa relação que se estabelece o quanto um determinado agente econômico irá consumir. No entanto, há situações específicas no consumo que devem ser levadas em consideração. Dado esse contexto e considerando um problema com dois bens somente e que todos os pressupostos sobre as preferências sejam respeitados, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Solução de canto

    Uma solução de canto ocorre quando o consumidor opta por soluções extremas, comprando apenas um tipo de mercadoria.

    Deve-se tomar cuidado com as soluções de canto, pois neste caso a taxa marginal de substituição TMgS não é igual à razão entre os preços Px/Py.

    >a solução de canto ocorre quando as curvas de indiferença      são tangentes ao eixo horizontal ou vertical;

    >a TMgS não é igual a Px/Py na cesta escolhida.

  • Questão sobre a escolha do consumidor, tema da teoria do consumidor dentro de microeconomia.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADA. Se os bens são complementares perfeitos, o consumo se dá em proporções fixas sempre. As curvas de indiferença têm o formato de L e, por definição, não se pode ter solução de canto.

    B) CERTA. Bens substitutos perfeitos são aqueles que possuem taxa marginal de substituição constante, suas curvas de indiferença são retas que cruzam o eixo x e y. Assim, é possível ter solução de canto na escolha do consumidor, isto é, quando o consumo de um bem é zero e do outro é positivo ou, em outras palavras, solução de canto é aquela que cruza um dos eixos.

    C) ERRADA. Bens complementares têm uma dependência mútua na escolha do consumidor, isso significa que, se o preço de apenas um desses bens diminuir, isso pode não levar o consumidor a adquirir maior quantidade necessariamente, pois bens complementares são consumidos em proporções fixas. Além disso, a escolha depende também da renda.

    D) ERRADA. A escolha ótima também ocorre na presença de bens substitutos perfeitos, alternativa desconexa. Na verdade, haverá múltiplas soluções, visto que a curva de indiferença (uma reta) tangenciará, totalmente, a reta de restrição orçamentária.


    Gabarito do Professor: Letra B.