Pneumotórax aberto – Ferimento aberto no tórax
Quando suspeitar ou critérios de inclusão: Lesão aberta no tórax com franca comunicação entre o ar ambiente e a cavidade pleural, evidenciada pela visível passagem do ar através do ferimento. Geralmente é produzido por objetos perfurantes ou lesões por armas de fogo ou arma branca e, ocasionalmente, por trauma contuso.
Conduta:
1. Realizar avaliação primária com ênfase para:
• avaliação da ventilação: presença de dispneia ou desconforto respiratório, taquipneia, presença de sinais de hipoxia (ansiedade e agitação ou apatia) e presença de cianose;
• avaliação da parede torácica anterior e posterior (se possível) para detecção do ferimento; e
• cobrir imediatamente o ferimento com curativo oclusivo com plástico ou papel metálico, com 3 pontos/ lados de fixação.
2. Administrar O2 em alto fluxo para manter SatO2 ≥ 94%.
3. Monitorizar a oximetria de pulso.
4. Realizar avaliação secundária.
5. Manter atenção para a ocorrência de novo esforço respiratório após essa abordagem inicial.
6. Em caso de piora do esforço respiratório, remover o curativo de 3 pontos para permitir a descompressão da tensão acumulada, fixando-o novamente em seguida.
7. Considerar a possibilidade de ocorrência de parada respiratória. Nesse caso, iniciar ventilação sob pressão positiva com BVM com reservatório após aplicação do curativo plástico.
8. Realizar a mobilização cuidadosa e a imobilização adequada da coluna cervical, tronco e membros em prancha longa com alinhamento anatômico, sem atraso para o transporte.
9. Realizar contato com a Regulação Médica e passar os dados de forma sistematizada.
10. Aguardar orientação da Regulação Médica para procedimentos e/ou transporte para a unidade de saúde.
GABARITO: Letra C
FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_suporte_basico_vida.pdf