SóProvas


ID
3109297
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante visita domiciliar, o marido de uma puérpera informou ao enfermeiro da equipe de saúde da família que vinha observando atitudes que considerava anormais para sua esposa. Contou que, cerca de cinco dias após o parto, ela passara a apresentar choro fácil, tristeza, flutuação do humor, dificuldade de concentração, fadiga e grande ansiedade relacionada ao bebê.
Frente os comportamentos descritos, o enfermeiro deve suspeitar que a puérpera está apresentando um quadro de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    baby blues se caracteriza por um estado regressivo e melancólico, em que a mulher costuma manifestar os seguintes sintomas: Maior sensibilidade emocional, constante vontade de chorar, comentários autodepreciativos, insegurança, impaciência, ansiedade, insônia, mudança brusca de humor.

    A causa do baby blues é desconhecida. No entanto, acredita-se que essa condição esteja relacionada com as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez e novamente após o nascimento do bebê. Em relação aos fatores químicos uma hipótese é a de que o período pós-parto faz com que ocorra uma queda dramática nos hormônios estrogênio e progesterona, e essas mudanças por si só podem contribuir para um quadro de tristeza.Outros hormônios produzidos pela glândula tireoide também podem cair bruscamente - o que pode aumentar o cansaço e sensação de tristeza. Mudanças no seu volume de sangue, pressão arterial, sistema imunológico e metabolismo podem contribuir para a fadiga e alterações de humor.

    De acordo com a psicóloga Silvia Sueli de souza Maia, professora do curso de Psicologia da Universidade Univeritas/UNG, o baby blues pode ser compreendido como uma tristeza materna que acontece após o parto. e geralmente inclui mudanças de humor, episódios de choro, ansiedade e dificuldade em dormir.

    "O baby blues ou tristeza materna normalmente começa nos primeiros dois a três dias após o nascimento do bebê e pode durar até duas semanas".

  • Baby blues ou disforia puerperal é uma labilidade emocional, que ocorre por fatores hormonais onde o organismo da mulher está se reorganizando para voltar ao seu estado normal.