SóProvas


ID
3109546
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

No processo de alfabetização, a criança constrói sistemas interpretativos, pensa, raciocina e inventa, buscando compreender a escrita, tal como ela existe em sociedade.


Nessa perspectiva, segundo Ferreiro (2001), no período silábico, a criança começa por descobrir que

Alternativas
Comentários
  • B

    Nível 1: A criança tem traços típicos, como linhas e formas semelhantes a emes em letra cursiva. Apenas quem escreveu sabe o que significa. Ainda não se pode distinguir desenho e escrita em seus registros;

    Nível 2: Para ler coisas diferentes deve haver diferença na escrita. Fixa-se a quantidade mínima de caracteres para escrever – os caracteres aparecem organizados linearmente nesse nível. 

    Nível 3: Aparece a hipótese silábica – a criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra. As crianças relacionam a escrita à fala. Algumas crianças escrevem silabicamente, sem valor sonoro.

    Nível 4: Passagem da hipótese silábica para a alfabética. A criança se aproxima de uma análise de fonema a fonema (Picolli; Camini, 2013). “Percebe que escrever é representar progressivamente as partes sonoras das palavras” (Multieducação).

    Nível alfabético

    Nível 5: A criança desenvolve uma análise fonética, produzindo escritas com hipóteses alfabéticas. Daqui para a frente, as crianças enfrentariam outros desafios, como, por exemplo, a ortografia.