-
Alternativa verdadeira,
Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.
-
EBITDA é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization"
= Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Se possuir o domínio da estrutura da DRE, pela simples tradução da sigla é possível acertar diversas (senão todas) questões sobre EBITDA.
-
Essa questão dá um nó na cabeça e uma armadilha ao mesmo tempo, deve ser lida com bastante calma. Até a primeira frase está tranquila. O nó começa quando diz: " lucro calculado antes das despesas financeiras" , lendo rápido achamos que está errada, haja vista que inclui-se no cálculo da EBITDA as despesas financeiras. Depois o segundo ponto entre parênteses (pela exclusão das depreciações e amortizações), novamente se for lida rapidamente, acharemos que está errada a questão.
Lembrando o cálculo da EBITDA
Lucro operacional + despesas financeiras+ depreciações + amortizações + exaustões ( se aparecer na questão) = EBITDA
Bom estudo a todos!!
-
Manero o nome Tellêmaco...kkkk Cidade do Paraná, primeira vez que vejo uma pessoa com esse nome! Curti
-
EBITDA (Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) ou LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização): é um importante índice de lucratividade e permite avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa por meio de suas operações, desconsiderando os impostos e os efeitos financeiros. Trata-se, portanto, de um indicador associado ao conceito de fluxo de caixa operacional das empresas.
Trata-se, portanto, do montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, antes da subtração do efeito financeiro e de impostos
-
Gabarito: Certo.
Comentário:
Com efeito, no cálculo do EBITDA é excluído o impacto das imobilizações (pela exclusão das depreciações e amortizações) e os efeitos da estrutura de capital (pela exclusão das despesas financeiras), como se pode ver da resolução do exercício anterior.
-
Assim, para efeito de avaliação do desempenho operacional, excluem-se o impacto das imobilizações (pela exclusão das depreciações e amortizações) e os efeitos da estrutura de capital (pela exclusão das despesas financeiras).
Essa parte está ERRADA. Pois o EBITDA é um lucro operacional, os resultados de imobilizações não são operacionais (ativo não circulante) e efeitos da estrutura de capital também não (são financiamentos).
A primeira parte da questão está OK!